Podcasts by Category

Entre Aulas

Entre Aulas

50 minutos Produções

Um Podclass onde educadores podem compartilhar experiências e enfrentar desafios juntos no caminho de casa ou Entre Aulas.

22 - Após o Hiato - A catarse: Ser educador durante uma pandemia
0:00 / 0:00
1x
  • 22 - Após o Hiato - A catarse: Ser educador durante uma pandemia

    Dic. Catarse: Libertação do que estava reprimido ou sensação de alívio causada pela consciência de sentimentos ou traumas anteriormente reprimidos.Duas semanas, exatamente em duas semanas tive que me adaptar e reinventar para embarcar na aventura profissional mais sofrida que já vivi. Todos nós professores passamos e ainda estamos passando por medos, incertezas e traumas diários. Confesso que isso afetou muito minha prática de ensino. Depois de mais de 5 meses confinados aos nossos apartamentos e separados de família e amigos, tudo o que reprimimos vem a tona. Vamos lavar a roupa suja, minha gente! Não sei de vocês, mas para mim faltou um beicinho de pulga para perder a sanidade mental.

    Thu, 22 Oct 2020
  • 21 - Após o Hiato - Os dois lados da mesma moeda: mãe e professora na pandemia

    Da noite para o dia vi minha vida pessoal e profissional se fundirem em uma. Fiz do meu escritório a minha sala de aula virtual, onde passo grande parte do dia. Também assumi o papel de educadora infantil, papel que nunca me serviu muito bem (tive algumas experiencias meio frustrantes na educação infantil que me fizeram perceber que essa não era a minha praia!). Mas, o dever me chamou. Tenho uma filha de 5 anos que agora é, também, minha aluna nas manhãs de segunda a sexta.

    Thu, 08 Oct 2020
  • 19 - Após o Hiato - O que eu faço agora?

    Alô, ouvintes! Testando... testando... um, dois, três... Conseguem nos ouvir por aí? A conexão tá boa? Por aqui, nossa equipe está de volta, testando fones de ouvido e microfones, porém, desta vez, a distância.  Podemos todos concordar que a COVID-19 veio como um grande furacão mundial, tirando tudo e todos do lugar e colocando #emcasa. Após nosso primeiro período de adaptação e de tentativas de entender o que é que estamos vivendo no contexto educacional, a equipe do Entre Aulas sai do hiato hoje e vem cheia de novidades, informações e algumas bombas pessoais também! #prepara Vem com a gente e nos escute #EntreAulas! #dáoplay  Segue a gente nas mídias sociais @entreaulas e se sentir um quentinho no coração manda um email para a gente contato@entreaulas.com para a gente ler no programa.

    Thu, 03 Sep 2020 - 18min
  • 14 - 004 Pó de Giz - Democracia em Sala de Aula

    Imagine que amanhã, você começa ir à escola de novo. Tente visualizar o seguinte cenário: Amanhã bem cedinho você tem aula de matemática. Você vai se assentar por uma hora, fazer alguns cálculos e resolver problemas. Daí você tem geografia. Vai se assentar, ver o mapa da Europa e vai tentar localizar países e capitais.  50 minutos depois, você tem aulas de inglês. Porque, bom, os seus pais te disseram que inglês era importante.  Você sabe que não vai sair dali aprendendo a língua, mas ainda sim você se assenta e assiste à aula.  Logo terá o recreio, e após o intervalo você terá aula de filosofia. Você se assenta e escuta o professor falar. O professor conhece a matéria, ele conhece tudo. E com isso, você assiste aula após aula. Esta em a sua realidade pelos próximos anos, aula após aula, e você repete o mesmo padrão que muitos repetem por anos e anos. E aí animado?

    Fri, 01 Nov 2019 - 49min
  • 13 - 003 Pó de Giz - Ensino de Adultos - Andragogia

    Será que existe idade para aprender? Será que adultos depois de uma determinada idade não aprendem mais? Vamos juntos falar de andragogia e como lidar com as demandas de adultos em sala de aula.

    Sat, 26 Oct 2019 - 37min
Show More Episodes