Podcasts by Category

Política

Política

CBN

A análise dos nossos comentaristas políticos, além do humor da Rádio Sucupira.

11741 - Congresso se incomoda com cobrança de Dino sobre transparência orçamentária
0:00 / 0:00
1x
  • 11741 - Congresso se incomoda com cobrança de Dino sobre transparência orçamentária

    Maria Cristina Fernandes fala sobre o incômodo do Congresso com a cobrança do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, sobre a transparência orçamentária. Ouça e entenda!

    Tue, 23 Apr 2024 - 10min
  • 11740 - Lula usa arsenal de soluções velho para lidar com nova realidade brasileira

    O presidente criticou, em agenda nesta terça-feira, o fato do dinheiro destinado à educação, à saúde e a políticas sociais ser visto como gastos e disse que o Brasil vai crescer mais do que os analistas projetaram até agora. A partir da fala, Vera Magalhães analisa que Lula ainda não sabe lidar com uma realidade na qual os indicadores tradicionais da economia vão bem, mas o governo não necessariamente é bem percebido - assim como também acontece nos EUA.

    Tue, 23 Apr 2024 - 08min
  • 11739 - Na defensiva, Lula nega fatos públicos e tenta jogar panos quentes e pedir trégua com Congresso

    O comentarista Bernardo Mello Franco analisa o café da manhã de Lula com jornalistas e aponta ser claro que o presidente não quis 'fazer manchetes negativas' e tentou reduzir o tamanho dos problemas. Segundo o jornalista, Lula tentou 'vender imagem de normalidade' enquanto 'anda preocupado com um cenário em que o governo que já não tinha maioria para aprovar sua agenda no Congresso e acaba sendo inviabilizado por essa falta de acerto. Parte dos problemas está na relação com a Câmara e com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que é um personagem que, como a gente costuma dizer aqui, gosta de negociar com a faca no pescoço do governo.'

    Tue, 23 Apr 2024 - 07min
  • 11738 - 'Tem que ter uma ordem nacional que dê suporte a decisões regionais'

    Merval Pereira fala sobre a questão da segurança pública no Brasil e a proposta do ministro Ricardo Lewandowski de uma nova regra constitucional estabelecendo mais poderes para a União, sobretudo, na questão do planejamento. ‘Uma ideia necessária. Se você olhar, o crime organizado tem um comando central e é enraizado em todo o país’. Comentarista destaca que os estados não perderão autonomia, mas terão uma orientação unificada que ajudará a combater o crime organizado no país todo, de maneira sistematizada’.

    Tue, 23 Apr 2024 - 05min
  • 11737 - Reforma tributária só deve ser votada depois das eleições devido a 'tretas inesperadas'

    O ministro Fernando Haddad apresentou a Lula projetos de regulamentação da reforma tributária nesta segunda-feira (22), e a comentarista Vera Magalhães analisa como embates entre governo e Congresso e pautas-bomba podem atrasar tramitação da proposta. Segundo a jornalista, devido a grau técnico do projeto, é 'impossível' votar tudo antes das eleições' : 'Teria de ter um sprint depois do segundo turno e antes de começar a discutir Orçamento e presidência da Câmara e do Senado porque, depois da eleição municipal, o tema automaticamente vai ser esse: sucessão na Câmara e no Senado.'

    Mon, 22 Apr 2024 - 35min
Show More Episodes