Podcasts by Category

Saúde em Foco - Luis Fernando Correia

Saúde em Foco - Luis Fernando Correia

CBN

Saúde é, muitas vezes, uma questão de informação. A proposta do quadro é levá-la aos ouvintes de forma simples e esclarecedora.

2028 - A alimentação pode interferir no impacto do aquecimento global?
0:00 / 0:00
1x
  • 2028 - A alimentação pode interferir no impacto do aquecimento global?

    Luis Fernando Correia fala sobre a relação entre a alimentação, e o aquecimento global. Segundo o comentarista, a composição das dietas tem relação direta com o aquecimento do globo. Alguns dos componentes da geração de Gases de Efeito Estufa estão no nosso prato: proteína animal, em especial a carne bovina. Uma transição para dietas saudáveis poderia reduzir consideravelmente as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

    Thu, 28 Mar 2024 - 09min
  • 2027 - Onde se esconde a depressão? Cientistas descobrem onde alterações ocorrem dentro do cérebro

    Luis Fernando Correia compartilha descobertas recentes sobre as áreas do cérebro afetadas pela depressão. Pesquisadores identificaram que o córtex frontal lateral está ligado aos sintomas de fracasso, enquanto a conexão reduzida com áreas de memória e recompensa pode explicar a dificuldade das pessoas com depressão em se concentrar em lembranças felizes. Ouça e saiba mais.

    Thu, 28 Mar 2024 - 04min
  • 2026 - Hormonologia: práticas sem base científica colocam em risco a saúde da população

    Luis Fernando Correia alerta sobre o perigo do 'exercício inexistente da medicina', no qual indivíduos se passam por médicos, disseminam informações falsas e praticam tratamentos sem embasamento científico, visando lucro financeiro. Ele destaca o caso da chamada 'hormonologia', uma pseudoespecialidade médica que utiliza hormônios para fins estéticos. Ouça e saiba mais.

    Wed, 27 Mar 2024 - 06min
  • 2025 - Telepatia no ambiente de trabalho? Entenda!

    O Dr. Luis Fernando Correia fala sobre conexão entre as pessoas, que mesmo que não se conheçam há muito tempo, apresentam quase uma telepatia no ambiente de trabalho. Como a comunicação flui de forma simples e rápida? Pesquisadores da Universidade e Pequim, na China, demonstraram que quando grupos de pessoas se organizam de forma hierárquica, ou seja, elegem um líder entre eles, suas ondas cerebrais se alinham também, facilitando a comunicação e as tomadas de decisão.

    Tue, 26 Mar 2024 - 04min
  • 2024 - Vírus H5N1: Caso de morte por gripe aviária no Vietnã eleva preocupações globais

    No 'Saúde em Foco', Luis Fernando Correia destaca recente caso de morte por gripe aviária no Vietnã, ressaltando preocupações globais sobre o vírus H5N1. No Brasil, três novos casos foram registrados em aves selvagens, alertando para o potencial impacto na indústria avícola nacional.

    Tue, 26 Mar 2024 - 04min
Show More Episodes