Filtrer par genre
Todos temos capítulos e páginas que contam histórias, que contam vidas. Acredito que muitas delas quando partilhadas podem ganhar alma, podem ajudar quem as ouve. Nas páginas com graça dou voz a pessoas que me inspiram e que acredito que vos podem inspirar. Apesar de momentos pesados pesados a vida merece ser vivida leve leve e com graça. Há sempre caminho!
- 134 - Mariana Sassetti Aguiar - Perda gestacional tardia, duas vezes.
A Mariana!
Que coração valente, que quando se perde nas dores e saudades, procura nas lágrimas encontrar paz.
Nas lágrimas porque não é de se expor, de partilhar, e fê-lo nesta conversa para ser colo de todos os casais que perderam filhos tão perto de nascerem.
De ser caminho para as famílias e amigos, que nem sempre sabem o que devem fazer ou dizer, é um abraço tantas vezes é a resposta.
O parto de dois bebés que morreram, os seus enterros e lutos.
Na primeira filha, o regressar a uma casa vazia, com o sentimento de culpa e falha.
Na segunda filha, o regressar a uma casa já com filhos que não vão receber a irmã.
Um luto, um acompanhamento psiquiátrico e psicológico, um caminho feito em família!
OBRIGADA Mariana, por TANTO!
Espero que vos seja colo.
Beijinhos,
Ticas
Esta conversa foi patrocinada pela VOLUP, app que entrega os melhores restaurantes em casa entre Lisboa, Odivelas, Oeiras e Cascais.
Uma marca que aposta em pessoas e na saúde mental!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Mon, 03 Nov 2025 - 1h 10min - 133 - Álvaro Meyer - Sair de um buraco e alcançar o sucesso!
Um exemplo de coragem pela forma como partilhou mais vulnerabilidades e falhas do que todos os momentos altos da sua vida!
Para o Álvaro ter sido nomeado para Forbes um dos melhores 30 antes do 30 não é o que o move!E movimento foi o que sempre tem feito, tal hamster na roda, onde não parar foi sendo a solução para acreditar que um dia sairia de um buraco profundo!
Crescer com a segurança de que se vai chegar à mesma casa e não vai faltar dinheiro para o que for preciso não foi durante uns tempos a realidade do Álvaro.
Começou a trabalhar no Macdonalds e por lá ficou uns anos para garantir a estabilidade em casa.Veio para Portugal para um banco e inspirado em empreendedores de sucesso criou duas empresas!
Nesta conversa partilhou muito, o burnout, a depressão, o mês em que só comia noodles uma vez por dia e o quanto as horas custavam a passar!Na correria de criar e dar vida à VOLUP, e na procurar de colo visitou a avó que apanhou covid e acabou por morrer e o peso que sente até hoje!Na correria constante, porque desde pequeno que parar significava perder tempo, perder oportunidades, deixou de viver verdadeiramente o tempo com os amigos e reconhece-o!
Está agora a aprender a viver o tempo sem estar sempre na roda e é grato por cada colo que lhe foi e é dado.
Obrigada Álvaro pela partilha e coração valente que tens!
Esta conversa foi gravada no estúdio da @chefs_agency e patrocinada pela VOLUP uma empresa de Prime Food delivery dos melhores restaurantes entre Lisboa e Cascais !
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 15 Oct 2025 - 1h 21min - 132 - Mariana Chuva - Cancro da Mama
Há uns anos a @marianachuva já tinha sido entrevistada por mim. Quando lhe foi diagnosticado um cancro na mama combinámos que iríamos voltar a conversar quando o bicho tivesse desaparecido, e assim foi!
Numa conversa honesta partilhou os momentos que passou, as decisões a serem tomadas, as dores e alegrias, os colos que foram sempre esperança!
Tenho a certeza que ajudará muitas pessoas!
Obrigada querida Mariana ❤️
Beijinhos,
Ticas
Esta conversa foi patrocinada pela @volup_lisbon @volup_madrid , uma empresa de entregas em casa dos melhoes restaurantes entre Lisboa e Cascais. Uma marca que aposta em pessoas ❤️
Obrigada @chefs_agency por serem casa.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Mon, 20 Oct 2025 - 58min - 131 - Ângelo Fernandes - Abuso Sexual em Criança
Uma conversa que DEVE SER OUVIDA por TODOS. Custa-me colocar em palavras o percurso do Ângelo porque é duro quando se fala de Abuso Sexual em Criança.
Não queremos ouvir, dá-nos volta às entranhas, aperta-nos o coração e revolta-nos!
Talvez por isso se fale tão pouco, talvez por isso ainda aconteça tanto, porque não queremos ouvir ou sequer imaginar.
Quase como se falarmos isso possa atrair para perto dos nossos.
O que é certo é que acontece e segundo os estudos 1 em cada 5 crianças são abusados em crianças. ASSUSTADOR.
O Ângelo teve o amor e coragem para partilhar connosco como foi ter sido abusado em crianças para que enquanto adultos possamos perceber como é que os predadores atuam, o que sentem as crianças e como é um caminho das trevas voltar a conseguir viver.
🗣️ Dia 25 de Outubro das 9:30 às 13:00 em Lisboa vamos fazer um “Let’s Bora Talk About Prevenção Abuso sexual em crianças” com o Angelo e moderação da @dianaseabra_psicologia e minha.
Se quiserem saber mais enviem email para paginascomgraca@gmail.com
Ouçam. Partilhem. O conhecimento não ocupa espaço e nestes casos é essencial para prevenir. Os números são reais.
Se estão a passar por algum tipo de abuso ou conhecem alguém procurem ajuda. O Ângelo criou a Associação Quebrar o Silêncio, Linha de Apoio (910 846 589 das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta, exceto feriados.
Obrigada Ângelo por tanto!
Beijinhos,
Ticas
Esta conversa foi gravada no Atelier Pamplemoussebytm & Vasco Grillo
Wed, 08 Oct 2025 - 1h 14min - 130 - Mónica Lucena - Aprender a olhar e a amar a diferença!
Arquiteta, casada e mãe de 4 filhos. Casou-se com o Lourenço e pouco tempo depois foram pais.
Quando a Matilde nasceu tudo parecia normal até que numa aula de natação um pai que tinha o filho na aula abordou a Matilde e sugeriu que vissem porque o desenvolvimento da Matilde não parecia estar nos parâmetros.
A partir daqui foi um caminho de dúvidas, procura, viagens aos EUA e a procura incessante do que poderia ser a doença da Matilde.
Chegou o diagnóstico e a partir daqui todo um caminho foi feito.
A arquitetura acabou por sair da vida da Mónica que se dedicou a 100% à Matilde, a acompanhá-la nos tratamentos, a perceber quais lhe faziam melhor e gostava mais.
Tudo isto com mais 3 filhos que tiveram. A sensação de estar sempre a fazer tudo com um elástico em que corria e era puxada e muitas vezes sozinha.
O duro que foi perceber que afinal já não eram convidados para festas de anos porque era chato estar uma "Matilde" que não falava, que se babava.
Foram fazendo caminho e hoje a Matilde tem um part time, uma marca de malas e não está deitada numa cama!
Neste caminho há uma mulher que tem de se reencontrar e que descobre o poder da dança e na dança volta a ter um propósito que a realiza.
Uma inspiração!
Obrigada pela partilha querida Mónica que tenho a certeza será colo de muitos.
Beijinhos,
Ticas
Podem seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 01 Oct 2025 - 1h 11min - 129 - Mariana Coimbra Martins - "Amor que acolhe para ser caminho!
Desde miúda que gostava de cuidar. Fez parte de vários movimentos católicos e ficou à espera de bebé enquanto namorava.
Partilhou connosco o quão duro foi este embate da "Mariana, o exemplo, super católica e está grávida antes do casamento". O sentir que era uma desilusão para muitas pessoas mas acima de tudo, o complicado que foi ir ao Porto contar à sua família super conservadora. Viveram um mês complicado que acabou com amor e aceitação. Estão casados, com X filhos. Um susto grande quando uma das filhas deixou de andar por ter apanhado um virús e o terem arriscado e confiado na forma de chegar À cura. Depois de um trabalho em casal e muita ponderação decidiram ser Familia de Acolhimento. Serem amor que acolhe com a certeza de que quem entra no seu coração lá ficará mas um dia partirá para outra família.
Espero que se inspirem!
Beijinhos,
Ticas
Wed, 24 Sep 2025 - 48min - 128 - Vera Bonvalot - Dano Cerebral e recomeçar Novamente
Conheci a Vera através do Padel com Graça mas foi no dia que fui à "Associação Novamente" em Cascais que fiquei a conhecer melhor não só o que fazem mas também o papel da Vera na criação da Associação que pretende melhorar a qualidade de vida de quem sofre dano cerebral grave ao longo da vida e a das suas famílias.Também a Vera depois de um acidente de carro perdeu a memória e partilhou a forma como teve de confiar nos seus para seguir caminho.Conversámos sobre o impacto que um dano cerebral tem no próprio mas também nas suas famílias e amigos. Tem de se aprender a ser novamente num novo EU que luta contra memórias do que se foi e se reconstrói para renascer todos os dias, várias vezes ao dia.A Vera vive muito para os outros e isso já se reflete na forma como os seus filhos vivem e estão atentos a pequenos grandes detalhes.Falámos do difícil que é quando um pai morre de cancro, ainda que deixe já filhos adultos, nunca se está preparado.A Vera é um coração gigante que melhora a vida de muitas pessoas!Tenho a certeza que vos vai inspirar.Beijinhos,TicasA Conversa foi gravada no Atelier Pamplemoussebytm em LisboaStyling by PamplemoussebytmPode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 17 Sep 2025 - 1h 04min - 127 - Maria Conde - Ser cuidadora e luto de um pai
A Maria tem apenas 22 anos e partilhou a forma como viveu o divórcio dos pais.
A forma como quando soube que o pai tinha um cancro se dedicou a ele.
E nessa dedicação fizeram um caminho de se reencontrarem onde achavam que se tinham perdido.
De conversarem e fazerem as pazes com grandes pontos que se foram diluindo e ganhando um lugar pacífico em ambos os corações.
O pai da Maria acabou por morrer mas continua em cada batida do coração da Maria, vá ela onde for, esteja ela onde estiver.
Uma conversa que me emocionou e encantou!
Espero que se inspirem!
Beijinhos,
Ticas
Makeup and hair by Sisley
Styling by Pamplemoussebytm
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Tue, 17 Jun 2025 - 49min - 126 - Cata Vassalo - Não há fórmula certa para a felicidade!
Conheci a Cata Vassalo no mundo dos casamentos e tem sido uma inspiração ver o crescimento de uma marca que começou com vendas no restaurante dos pais até ter loja aberta e ser uma referência no mundo das jóias.
Cresceu a trabalhar a servir à mesa no restaurante de família e cedo decidiu que não iria estudar mas fazer alguma coisa com as mãos.
Entre Londres, Valência e Portugal foi crescendo como profissional mas como pessoa.
Partilhou como foi estar num país onde não sabia falar bem a língua , a ter tido um aborto e como tem lidado com as saudades do pai e o luto que se vai aprendendo a fazer.
O Kiko vive num país e a Cata noutro com as duas filhas e tudo funciona porque não há fórmulas certas para a felicidade.
Espero que se inspirem.
Beijinhos,
Ticas
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Tue, 03 Jun 2025 - 1h 00min - 125 - Sara Sarmento - Doença autoímune e a dureza das noites em claro!Tue, 27 May 2025 - 1h 12min
- 124 - João Belmar da Costa - Drogas, Cancro nos testículos, lutos e vontade de Viver!
Se já não tinha palavras para descrever a Teresa, insuficientes serão as que poderão descrever esta conversa com o João.
Uma partilha honesta sobre o consumo de drogas. O charro diário que depois passa a cocaína, erva e tantas outras drogas.
A primeira overdose que tem e as consequências que causa depois.
O até conseguir ficar uns meses depois sem consumir mas a vida social normaliza o consumo e a força de vontade perde-se ali.
Procurou mais e mais, viajou entre momentos de adrenalina e outros de completo vazio. Entre o querer sentir tudo e o nada sentir.
Viveu em função da cocaína.
Tinha sacos de cocaína nas gavetas do trabalho. Snifava nas casas de banho em jantares de amigos. A cocaína já não servia como escape, a cocaína era a bússola.
Dentro do desnorteio ainda havia alguma orientação, até ao momento em que sabe que vai ser pai e se abre uma gaveta muito negra, que sempre achou que o trabalho árduo tinha conseguido fechar e trancar.
A partir daí começou a consumir diariamente, sozinho. A razão da depressão profunda em que estava, agora óbvia mas na altura não o foi e poderão ouvir na conversa, causou-lhe um vazio enorme, uma vontade de chorar diária e mergulhou numa tristeza profunda.
Valeu-lhe a Teresa, que teve o Amor Firme. Valeram-lhe os amigos, com uma subida ao Pico, em jeito de Amor Firme.
Valeu o João, querer mudar o rumo do seu caminho.
Entrou na Associação Farol, onde esteve 3 meses. Quando saiu teve uma recaída. Desde aí, que não mais tocou em drogas.
Casado com a Teresa, são pais de três filhos, teve um cancro maligno num dos testículos e foi operado com sucesso.
Quando depois de tanto achavam que iam respirar, foi diagnosticado à filha Rita uma leucemia.
Sente que tudo o que viveu até esse dia aconteceu para o preparar para isto.
A Rita está livre dos tratamentos, o João a fazer exames de vigilância.
A Teresa uma mulher e mãe por quem o João baba em cada palavra que diz sobre ela, na forma como os olhos brilham quando diz o seu nome.
E estes três filhos terão um orgulho no pai, na mãe e nesta partilha corajosa para AJUDAR!
É com orgulho que um dia irei carregar no play e ver esta conversa com os meus filhos, para que percebam a realidade das drogas e os danos que causam!
Querido João,A tua vida teve anos de insanidade mas esta partilha irá dar sanidade e colo a muitos, OBRIGADA!
Beijinho a todos,
Ticas
Styling: Atelier Pamplemoussebytm
Hair and makeup : Sisley
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 21 May 2025 - 1h 22min - 123 - Teresa Faria Blanc - Adições, lutos, cancros e nisto tudo tanto amor!Tue, 13 May 2025 - 1h 24min
- 122 - Patrícia Barão - Um olhar sorridente e construtivo sobre a vida!
A Patrícia transmite uma energia e leveza contagiante.
Faz ioga todos os dias às 6:00 e acredita que o Amor se deve usar nas empresas porque as torna melhores.
Talvez por isto sinta que as mulheres atualmente não tenham que vestir tanto um papel para estarem em posições de poder.
Conversámos sobre a importância de pedir desculpa, do quão exigente é ser mãe mas o tanto que os filhos trazem.
A morte entra na equação quando um cunhado morre de cancro e assume o papel de irmã e tia de forma mais especial.
Espero que se inspirem!
Beijinhos,
Ticas
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 07 May 2025 - 1h 01min - 121 - Joana Chambel - Autismo - A forma mais pura de amar e ser amada!
A Joana é uma profissional de excelência com 15 anos de experiência na liderança de estratégias de marketing de alto impacto nos setores de lifestyle de luxo e bens de consumo.
Casou-se e com o André e tiveram o Joaquim, um filho muito desejado. Leram todos os livros, preparam-se com tudo o que podiam para serem os melhores pais e dentro do possível controlarem todas as variáveis.
Mas alguma coisa não estava bem, e tudo o que tentavam fazer não resultava.
O Joaquim não dormia mais do que uma hora seguida, estava sempre irrequieto, não falava entre tantas coisas.
Tentaram de tudo desde terapeutas do sono, a alteração da alimentação, mudança de hábitos, sempre a acharem que talvez fossem eles a causar tudo isto ao Joaquim.
Até que surge a palavra AUTISMO.
A partir daqui poderão ouvir a partilha da Joana sobre o caminho que fizeram e continuam os três fazer sempre juntos!
O Joaquim é feliz porque tem uns pais que o amam, que se sentem felizardos por terem a honra de serem amados por ele, por sentirem o amor de uma forma tão pura e especial.
Obrigada querida Joana pela partilha tão verdadeira e generosa.tenho a certeza que irás ajudar quem nos ouvir!
Beijinho a todos,
Ticas
Podem seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 01 May 2025 - 53min - 120 - Pilar Potes Santos - Trissomia 21 - Ser especial é ser supreendente!
A Pilar surpreende qualquer pessoa que se cruze com ela e mais ainda quem a conhece melhor.
Nasceu com T21, tem mais 7 irmãos, uns pais que sempre colocaram a bitola acima do esperado e talvez por isso a Pilar tenha construído tanto.
Com 30 anos tirou um curso, trabalhou na Deloitte, VDA e está agora na Starbucks.Adora animar campos de férias e sem dúvida que precisa do seu momento de sossego quando chega a casa depois do trabalho.
Namora com o Henry com quem adora dançar em festas e jantar fora. São muitos os amigos da Pilar e também alguns os de quem é madrinha de casamento.
Não gosta de ficar para trás e para a Pilar não há impossíveis.
Tem na Família TUDO, E tanto que da família é a Pilar. Um coração mais que especial, extraordinário!
Foi para mim uma alegria enorme gravar esta conversa e espero que vos sirva de colo, esperança e fé de que tudo é possível!
A vida tem muita graça e mais ainda quando há empresas que praticam a inclusão e permitem à Pilar e a tantos outros terem um trabalho, sentirem-se integrados na sociedade e realizados.
Parabéns Pilar por nos mostrares que há sempre caminho e que ser especial é ser surpreendente! ❤️
Beijinho a todos,
Ticas
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 23 Apr 2025 - 43min - 119 - Vão Silva Santos - T21 e luto de um filho - A Fé como colo seguro!
A Vão é uma mulher de fé, vive com um Cristo muito próximo e tem na oração um amparo que a faz sentir um colo maior.
É casada, mãe de 8 filhos e onde passa deixa alegria e amor.
A Pilar, filha mais velha, nasceu com T21 e nesta conversa partilhou o caminho que têm vindo a fazer para que a Pilar seja uma adulta cada vez mais autónoma. Objetivo conseguido com sucesso porque a Pilar trabalha, namora, vai a festas e jantares e aproveita a vida!
A Fé foi o amparo quando o filho Lourenço morreu afogado na piscina de casa. Não há palavras que definam a dureza de um luto de um filho mas ainda assim a Vão caminha e dá força e alento para que os seus e outros caminhem na vida entusiasmados.
Obrigada Vão pela partilha.
Espero que gostem.
Beijinhos,
Ticas
Wed, 16 Apr 2025 - 54min - 118 - Pedro Castro - Toxicodependência - Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida!
Pedro Castro, um nome que desde o momento em que partilhei que gostava de fazer entrevistas sobre adições chegou tantas vezes a mim!Tudo o que me disseram correspondeu e ultrapassou também as expectativas.O Pedro é um ser humano que por ter vivido o pior e ter feito o terrível decidiu que queria SER.Ser o seu melhor para assim ser também melhor filho, irmão , marido, pai e amigo.Além de SER escolheu a missão de humanizar os que estão no inferno.Acredita que até a alma mais perdida tem salvação e faz o que conseguir para ajudar nesse processo.Não percam esta conversa que toca em temas tão importantes.Obrigada Pedro pela partilha de tanto.Beijinhos,TicasPode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 09 Apr 2025 - 1h 09min - 117 - Titi Marçal Grilo - viver sem um rim e Tricotilomania - A Alegria de viver!
Aos 3 anos teve de tirar um rim. Foi sempre seguida em hospitais na Holanda , mas como diz pouco conheceu da Holanda porque vivia no Hospital.
Sofreu de Tricotilomania até ao momento em que conseguiu parar.
Fala da importância da educação que os pais lhe deram para conseguir ser sempre independente.
Não teve o desejo de ser mãe e fala disso abertamente sem que sinta como um problema.
Tem um coração energético e abraça-nos de uma forma muito especial.
A sua criatividade vê-se na marca de roupa que tem a Pamplemoussebytmg , que poderão ver nos próximos episódios as camisas girissimas que vou vestir.
Espero que se inspirem !
Beijinhos
Ticas
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgra
Wed, 02 Apr 2025 - 56min - 116 - Matilde Eça de Queiroz - Um filho em coma e ter sempre fé de que os milagres acontecem!
Matilde Eça de Queiroz - Um filho em coma e ter fé de que os milagres acontecem!
Uma vida entre o Brasil onde foi muito feliz, a casa na Granja, os verões em Moledo e o ínicio de uma vida em família em Guimarães. A Matilde é uma mulher do norte, com um coração enorme e uma fé ao longo da vida se foi tornando ainda maior.
Sofreu um acidente de carro que a deixou em risco de ficar paralisada e foi a primeira vez que a vida a pôs à prova.
Viu um dos seus quatro filhos ser atropelado à sua frente, no momento não acreditou que ele sobrevivesse a tudo o que assistira e não conseguiu reagir ficando paralisada e desfeita com a ideia de ter de sobreviver ao que lhe pareceu ser a morte daquele filho.
Este acontecimento viria a ser a força com que ao ter um outro filho, o Fernão, em como durante 58 dias, não tivesse perdido a fé de que um milagre aconteceria. Ficou dia e noite ao seu lado e ainda depois de ver o seu filho a receber a extrema unção de um padre amigo, continuou sempre a rezar o terço, terço esse, que de tanto rezar se desfez, dado origem ao fado "Desfazer o Terço a rezar".
Uma partilha sincera de quem viveu várias vezes momentos duros mas com amor e em família conseguiram ir sendo ultrapassados.
Espero que se inspirem!
Beijinhos,
Ticas
Os milagres acontecem e, ainda que nem sempre tenham este final feliz, mais à frente acabaremos por conseguir perceber e senti-los de uma forma especial embalados pela fé e amor.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 26 Mar 2025 - 1h 06min - 115 - Sónia Rochette - Síndrome de RETT
Um coração bom que se foi fortalecendo ao longo da vida. Depois do divórcio dos seus pais a Sónia e a mãe viveram juntas numa relação muito cúmplice e nesta conversa partilhou o quão difícil tem sido fazer o luto da mãe. A relação com o pai sofreu as consequências e mágoas que a adição em jogo causa.Sempre trabalhou para pagar os estudos e ter a sua independência. Casada com o Filipe, pais da Maria, do Manuel e do Joaquim. A Maria sofre de Síndrome de RETT, uma doença genética não hereditária que afeta principalmente meninas e acontece em cerca de 1 em cada 10.000 crianças.A Sónia partilhou como tem sido este caminho enquanto família e mãe. As conquistas mas também os medos. O que o amor consegue mover mas também as perguntas exigentes com que se deparam. Um manual que podem consultar com tudo sobre a doença mas que preferem não o fazer e deixar a vida correr.Criou o movimento "Corro pela Maria" para angariar dinheiro para a investigação que está a ser feita nos EUA.Durante a conversa desafiei-a a criarmos um fundo para a Maria, não fosse um frigorífico cair em cima dos dois, estarem descansados que de que Maria teria acesso a todos os cuidados, operações e terapias, porque amor é o que não falta nesta família e em todos os que o rodeiam!Uma conversa que me inspirou imenso e tenho a certeza que vos irá inspirar!Espero que gostem!Beijinhos,TicasPode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 19 Mar 2025 - 1h 05min - 114 - Filipa Ornelas - Alcoolismo - A prova de que é possível recuperar!
É a Prima mais velha da minha mãe. Cresceu na Madeira onde teve uma vida feliz até vir para Lisboa estudar na universidade onde a forma de viver era diferente.Casou e foi viver para o Brasil onde teve dois filhos.Regressaram a Portugal e entre o divórcio e a morte do ex marido, deu-se o início de uma vida de adição ao álcool.E quando parecia já não haver esperança, o pai da Filipa impôs-se afirmando que ou ia para uma Clínica tratar a adição ou ficava sem a custódia dos filhos.E desde então que está há mais de trinta anos limpa, em recuperação.Uma avó exímia na forma como está presente na vida de cada neto.Uma mãe que recuperou a confiança dos filhos.Uma família que nunca desistiu de a ajudar e fez o que foi preciso, e tantas vezes tão duro, para que se tratasse e juntos conseguiram!A Filipa com a sua enorme força de vontade e resiliência conseguiu!É a prova de que não há pessoas perdidas e todos temos hipótese!Obrigada tia por esta partilha tão honesta para alertar e ajudar outros!Espero que se inspirem !Beijinhos TicasPode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 12 Mar 2025 - 1h 02min - 113 - Marisa Alves - adaptação a uma vida familiar sobre rodas
Cresceu a olhar para a natureza e foi uma das bodyboarders de destaque dos anos 90.
Conheceu o Nuno Barahona Abreu, médico e também ele amante de bodyboarder, tiveram dois filhos e tudo corria bem até que em 2021 o Nuno teve um acidente muito grave na praia de Supertubos, em Peniche.
Numa fração de segundos tudo mudou.
Foi nos cuidados intensivos que a Marisa quando o Nuno lhe pediu que se separassem pois não queria que ela vivesse com ele assim, que a Marisa o pediu em casamento.
Partilhou o quão exigente foi a mudança para passarem a ser uma família que anda sobre rodas, porque as mudanças afetam todos.
O quão importante é cuidar mas ao mesmo tempo ter quem o faça para que o casamento se mantenha entre marido mulher, e não marido e cuidadora.
O amor cuida e acredita mas por isso também a Marisa fez questão de deixar claro que o Nuno teria que fazer a parte dele, no meio das frustrações e irritabilidade para que o casamento funcione têm de estar sempre os dois em sintonia.
E, apesar de ser difícil a gestão do dia a dia entre calçada à portuguesa e passeios zero adaptados, degraus e lugares de estacionamento reservados para pessoas como o Nuno estarem sempre ocupados, entre tantas outras coisas, apesar disto continuam a fazer caminho!
Obrigada Marisa!
Espero que se inspirem!
Beijinhos,
Ticas
Wed, 05 Mar 2025 - 1h 00min - 112 - Maria Branco - Luto e Burnout
A Maria, não gostava de conhecer pessoas novas além das suas que tinha como seguras.
Num ano o primo que sofria de uma doença morreu no transplante, perde um bebé, o pai morre e termina o namoro.
Um ano duro mas de reconstrução interna incrível!
Onde procurou ajuda na psicoterapia e encontrou caminho.
No caminho teve um burnout que com as bengalas certas está a continuar a gerir.
Hoje gosta de gostar de pessoas e sente que tudo o que viveu a tornou uma pessoa melhor.
Obrigada querida Maria por nos mostrares que apesar de tanto a vida tem graça!
Beijinhos,
Ticas
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 26 Feb 2025 - 1h 01min - 111 - Vera Neto - PHDA
Tanto para escrever da Vera que apesar de termos conversado durante 1hora soube a pouco e ficou tanto por falar.
Desde sempre que se lembre de ouvir " Só não perdes a cabeça porque está agarrada ao pescoço" entre outras frases relacionadas ao seu constante esquecimento de objetos.
Com a idade estas distrações foram aumentando e exigindo um esforço mental de quem corre sempre atrás do prejuízo.
Ainda assim, concluiu o curso de enfermagem e trabalhou em Londres num dos hospitais mais conceituados de neonatologia.
A maternidade inicialmente foi caótica devido a um primeiro parto traumático e foi aqui que começou a ter ataques de ansiedade e pensamentos obsessivos.
De volta a Portugal com a sua família o COVID intensificou estes pensamentos até que decide procurar um psiquiatra e este diagnostica-a com PHDA.
Este diagnóstico foi o confronto com uma realidade que justificou tantos comportamentos tidos, ao mesmo tempo que com a medicação certa lhe trouxe uma forma de viver com bastante qualidade de vida!Uma conversa que toca em vários temas e todos eles pertinentes!
Obrigada Vera!
Pelo testemunho mas também por enquanto enfermeira ajudares tantos pais e bebés no pós -parto, naquelas noites que parecem não ter fim, mas que como tão bem dizes " O Sol nasce sempre!"
Espero que se inspirem!
Beijinhos,
Ticas
NOTA IMPORTANTE: No decorrer da entrevista, a Vera refere que lhe foi aplicada a técnica de descolamento de membranas durante uma consulta de acompanhamento da gravidez. Por lapso, ao explicar a técnica, a Vera refere que é feito o descolamento da placenta (e não da bolsa amniótica, como seria correto) para induzir o parto. Esta informação é ERRADA e foi transmitida por lapso, já que isso colocaria ambos mãe e bebé em risco de vida (e na maioria dos casos nem seria possível). A Vera pede desculpa pelo erro, apesar de estar a participar a título pessoal e não profissional. Obrigada.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 19 Feb 2025 - 1h 10min - 110 - Mafalda Pinto Coelho - Luto de um filho e a importância de sorrir!
Entrei na vida da Mafalda quando coordenei o casamento da Mafalda e do Zé.
Cedo percebi a o amor que a Mafalda tinha pelos avós, a forma como cuidava deles com uma entrega e amor únicos.
A mesma forma como cuida agora de alguns velhinhos enquanto terapeuta ocupacional.
Conversámos sobre a solidão que existe nos lares e a importância de que não sejam abandonados numa casa que já não é a deles, em rotinas que já não controlam.
Mãe do Zé Gabriel e da Margarida, ainda antes da Margarida nascer, quando viajaram juntos pela primeira vez para os Açores o Zé Gabriel foi para o hospital onde acabou por morrer.
Nesta conversa a Mafalda partilhou a forma como viveu e vive este luto. Como o entregou ao colo de Nossa Senhora e sente que também foi pegada ao colo por Ela.
Sorrir é o seu lema, tal como o Zé Gabriel sorria.
Impossível não ficarmos inspirados com esta partilha.
Espero que gostem.
Beijinhos,
Ticas
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgracaPode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 12 Feb 2025 - 50min - 109 - Diogo Muñoz - Tetraplegia - A Graça de ser pai da "Lady Gaga!"
O Diogo é pai da Carminho, mais conhecida por "Lady Gaga". Foi minha convidada neste podcast onde partilhou momentos muito duros da sua vida, desde o bullying até ao momento em que com uma depressão pensou em suicídio. Desde então que a Carminho tem sido uma voz para quebrar tabus e chamar a atenção de tanta coisa que há por fazer por todas as pessoas, que como ela, andam sobre rodas. Em Dezembro enviou-me uma mensagem a sugerir como convidado o seu pai, e assim foi, o Diogo aceitou. Nesta conversa à sua maneira divertida e leve, partilhou o caminho que foram fazendo em família desde que souberam da Tetraplegia da Carminho. Desde aí que tem sido uma aventura com momentos divertidos e quando surgiram os pesados uniram-se e juntos fizeram-se ao caminho! São uma ilha, onde quem quiser tem sempre lugar, mas onde sabem que entre eles há sempre porto seguro, qualquer que seja a maré, venha sol ou tempestade. Obrigada Diogo por ter aceite este convite pois tenho a certeza que irá ser colo para quem nos ouvir! Carminho, os seus pedidos são ordens, espero que fique de coração ainda mais cheio e orgulhosa do pai tão querido que tem ! A vida tem mesmo muita graça! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 05 Feb 2025 - 1h 02min - 108 - Lourenço Seruya - Homossexualidade - Um caminho que não devia ser pesado!
O Lourenço é um escritor de sucesso mas o que conversámos não foi sobre os seus livros mas a sua história. Desde novo que percebeu que a forma como olhava para as raparigas não era igual à dos seus amigos. Carregou um peso que nenhuma criança deveria carregar e onde o refúgio para tudo o que sentia eram as noites, onde chorava sem ninguém o ver e ouvir. Entre o perceber que é homossexual e o ter coragem para o dizer aos seus, foi um caminho das pedras com muita angústia, onde a dor se colou à pele e fazia parte dele. Nesta conversa o Lourenço alerta para a quantidade de homossexuais que morrem de suicídio por não aguentarem viver em mentira, ou serem constantemente julgados. Conversámos sobre a importância de se viver em verdade com o que somos para que não hajam mulheres e filhos dentro de casamentos de fachada e vidas duplas. O Lourenço teve os colos certos que lhe permitiram sair do medo, do silêncio doloroso, das noites mal dormidas para uma vida leve e tranquila, onde leva o seu namorado a casa da família e está tudo bem, como teria de estar. Nunca escondendo que respeitou sempre o tempo que os seus também precisarem de ter. Afinal. como o Lourenço diz trata-se de amor, julguem o ódio, descriminem o ódio, não o amor! "Todos, todos, todos". Foi o apelo lançado e relançado pelo Papa Francisco ao longo da JMJ de Lisboa por uma Igreja acolhedora, onde haja espaço para "todos, todos, todos". Espero que se inspirem! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 29 Jan 2025 - 56min - 107 - Maísa Champalimaud - Love is the Answer!
Não me atrevo a descrever a Maísa porque viveu tanto, passou por uma mixórdia de momentos e situações e no meio de tanto com todos os traumas que possa ter é um coração gigante! "Com amor faz-se tudo! Dentro do escuro onde se está quando há calor e luz, a luz tem outro brilho e esse calor pequeno que existe ainda é mais quente. Então é de uma esperança e crescimento enorme. É um privilégio passar-se por tanta dor,por tanto sofrimento e sentir-se as emoções de uma forma ainda mais intensa. A vida traz-nos isto. A vida trouxe-me um amor tão forte, o Duarte, e depois um amor tão bom e tão calmo com o Mário. Tinha medo de ser feliz e hoje já aceito ser feliz. Acredito que a vida é boa e vai ser boa!" Maísa Embarquem nesta conversa que vos levará para uma infância entre Portugal e Brasil, entre quintas e favelas, inseguranças e colos. Esquizofrenia do pai sempre cuidado pela mãe de uma fé inabalável. Uma avó que foi porto seguro no meio da tempestade. O duro que foi quando morreu. O Duarte, a família que construíram até ao dia do acidente. A forma como a Maísa acreditou e salvou o Duarte contra todas as estatísticas. O bonito que foi a luz que recebeu do Duarte, a confiança e vontade de viver a vida com toda a força que aqueles meses de recuperação com o Duarte lhe trouxeram. A dureza que foi perceber que o amor se transforma e o Duarte não mais seria o Duarte por quem se enamorou e casou mas naqueles anos O Mário, que lhe trouxe colo, amor e família. O desgastante que é ter sentimentos tão bons mas que são evitados ou escondidos durante um tempo pelo medo do julgamento. No fim, a vida tem graça e depois do escuro, da dor enorme que é perder o futuro e sonhos, a vida tem outras cores mais fortes, sensações, emoções e amores. "Love is the Answer" Acolham esta conversa com todo o colo que merece! Obrigada querida Maísa por TANTO! Espero que se inspirem! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 22 Jan 2025 - 1h 27min - 106 - Francisco Deslandes - Toxicodependência - A Missão de ajudar outros!
O Francisco Deslandes é primo da @ines_sampayo , que foi minha convidada e me sugeriu entrevistar um primo seu porque seria uma conversa útil para muitas pessoas.
O Francisco, Kiko para os amigos, aceitou o convite de imediato porque nada o realiza mais do que saber que pode ajudar outros.
Viajámos para o tempo em que esteve no inferno, até ao momento em que percebeu que teria de ir para uma Clínica de Reabilitação, deixou crenças,
Colocou o orgulho de lado e iniciou tratamento.
Um processo duro, exigente, onde cada passo conta sempre, e um passo em falso colocará todos os 10 anos e já alguns meses enquanto adito limpo.
Ter recuperado os abraços e momentos em família é sem dúvida a melhor recompensa.
Conseguir sentir, saber estar sozinho e ter momentos de paz, são algumas das coisas que a recuperação lhe trouxe e de que tanto se orgulha.
O Francisco é um exemplo de quem decide todos os dias que não mais quer ir para o inferno!
Uma inspiração, que nos dias hoje é tão precisa pois são mais do que pensamos as pessoas que à nossa volta sofrem de adições!
Espero que gostem!
Beijinhos,
Ticas
Wed, 15 Jan 2025 - 52min - 105 - Joana Oliveira - Luto de dois filhos com Síndrome de Depleção Mitocondrial
O Refúgio da Calada é um resort de cães da minha prima Catarina e foi lá que conheci o Taco, um cão forte e bonito que dava nas vistas. A minha prima disse-me várias vezes que a Joana, dona do Taco, seria uma convidada espectacular do podcast e assim o foi. A Joana é mãe de três filhos, o Vasco, a Vera e a Carmo e a logística familiar alterou-se quando perceberam que o Vasco e a Carmo sofriam de Síndrome de Depleção Mitocondrial, uma doença degenerativa que faz com que as capacidades motoras e cognitivas vão diminuindo. Com um coração do tamanho do mundo a Joana partilhou connosco partes deste caminho, partes de uma vida repleta de amor onde se entregou de corpo e alma aos filhos e, com os apoios certos proporcionou-lhes uma vida cheia. O Vasco e a Carmo morreram mas deixaram muito mais do que saudades, ficaram nos corações de todos os que conviveram com eles de perto. Obrigada querida Joana pelo colo que foste e és! Pelo coração bom que tens! Espero que se inspirem! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 08 Jan 2025 - 59min - 104 - Marta Fonseca - Cancro da Mama - Aprender a viver após!
Em Março deste ano, entrevistei a Marta ao vivo e sempre quis voltar a gravar para que mais pessoas sentissem o colo que transmite e o entusiasmo que tem pela vida. Na altura tinha sido operada há poucos dias e apesar de todas as limitações físicas e acredito que também emocionais, fez questão de ir e partilhar parte da sua história para ajudar quem ali estivesse presente. Passados meses, que parecem já tão distantes na correria da vida, voltámos a conversar e agora numa fase diferente, a fase em que já está tudo bem e controlado em relação ao cancro e se sente um vazio enorme. Como a Marta tão bem explica na conversa, foram 2 anos a fugir de um Urso gigante, de repente ele morre e não se sabe o que fazer, onde se está, para onde se tem de ir, porque se passaram 2 anos sempre a correr, sem parar, sem pensar, só a correr e a fazer tudo para fugir do Urso. Partilhou como descobriu o cancro, os tratamentos, o processo da peruca e a exigente e dura operação de reconstrução, a confusão que lhe faz não existirem estudos sobre sintomas de tratamentos em mulheres com cancro da mama mais novas e acima de tudo partilhou a vontade enorme que tem em viver em verdade! não se esqueçam de fazer os testes e apalpações! Não atrasem ou adiem um exame ou consulta porque terá impacto! Espero que se inspirem! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 12 Dec 2024 - 51min - 103 - Inês Malato Correia - Sobreviver à morte de um filho por suicídio
A vida tem momentos muito duros, que nos põem à prova e, quando achamos que está tudo bem, surge uma ventania que leva metade das cartas, ficam cartas perdidas, outras que se encontram mas estão danificadas. O baralho já não é o mesmo mas não pode perder-se a vontade de voltar a juntar todas as cartas e formar o baralho, ainda que com outras cartas, ainda que a sabermos que somos um baralho diferente do que éramos antes da ventania. Há que querer voltar a ter uma base para se conseguir continuar a ir a jogo. É isso que o Luís e a Inês têm feito principalmente desde que um dos seus filhos, o Gonçalo, morreu de suicídio. Cada um com as suas dores, com a sua forma de viver o luto, têm mantido um baralho muito bonito, que começou numa noite no Bananas e desde então o Casino não parou. Alinharam em conversar comigo separados, e tenho a certeza que o Gonçalo está de coração cheio por ver que afinal 2+2 nem sempre dá 4 e que os pais estão a aprender a viver nessa soma que tantas vezes lhes parece subtração. Partilharam o que lhes vai na alma e no coração para ajudar quem nos ouvir, e fizeram-no como só consegue quem adora a adrenalina da banca e o fascínio da arte 😉 OBRIGADA! Por tanto. Espero que se inspirem. Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 05 Dec 2024 - 1h 22min - 102 - Luís Malato Correia - Sobreviver à morte de um filho por suicídio
A vida tem momentos muito duros, que nos põem à prova e, quando achamos que está tudo bem, surge uma ventania que leva metade das cartas, ficam cartas perdidas, outras que se encontram mas estão danificadas. O baralho já não é o mesmo mas não pode perder-se a vontade de voltar a juntar todas as cartas e formar o baralho, ainda que com outras cartas, ainda que a sabermos que somos um baralho diferente do que éramos antes da ventania. Há que querer voltar a ter uma base para se conseguir continuar a ir a jogo. É isso que o Luís e a Inês têm feito principalmente desde que um dos seus filhos, o Gonçalo, morreu de suicídio. Cada um com as suas dores, com a sua forma de viver o luto, têm mantido um baralho muito bonito, que começou numa noite no Bananas e desde então o Casino não parou. Alinharam em conversar comigo separados, e tenho a certeza que o Gonçalo está de coração cheio por ver que afinal 2+2 nem sempre dá 4 e que os pais estão a aprender a viver nessa soma que tantas vezes lhes parece subtração. Partilharam o que lhes vai na alma e no coração para ajudar quem nos ouvir, e fizeram-no como só consegue quem adora a adrenalina da banca e o fascínio da arte 😉 OBRIGADA! Por tanto. Espero que se inspirem. Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 28 Nov 2024 - 1h 36min - 101 - Diana Frazão - Aprender a viver com Ataques de Pânico!
Estive com a Diana duas vezes antes da conversa, numa delas percebi que tinha história e estava certa apesar de não saber que era tanta. A Diana foi mãe muito cedo, quando ainda estava no liceu e apesar de tudo o que se vive e deixa de viver quando se tem um filho tão jovem nunca deixou as suas obrigações. Até que um dia começaram a surgir pensamentos sobre a morte e o que aconteceria ao seu filho se ela morresse e fizeram com que tivesse ataques consecutivos de pânico. Foram muitos os meses em que não conseguiu fazer a sua vida normal. com a devida ajuda, que não foi a certa de imediato, hoje consegue viver a saber gerir a ansiedade. Foi uma conversa bonita onde senti sempre vontade de abraçar e ser colo da Diana criança e miúda por tudo. No fim, fui para casa com um orgulho enorme na Diana e no coração bonito e valente que faz com que seja hoje casada, mãe de três filhos e com uma fé enorme se agarre à vida a sorrir! Espero que gostem! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 21 Nov 2024 - 56min - 100 - Miguel Fidalgo - Devido à sua história criou a “True Friends” para combater o isolamento social!
Difícil descrever em poucas palavras a vida que o Miguel teve até hoje e é impressionante como ao longo da conversa vocês vão perceber a importância que a falta de rotinas, segurança, estabilidade e respeito podem ter na estrutura de uma criança. O Miguel cresceu numa família nada estruturada, viveu e assistiu a momentos que nenhuma criança deveria ter vivido e ainda assim reconstruiu-se. Aos 9 anos optou por ir viver com o pai e aos 17 anos o pai morreu com um cancro. Aos 24 anos já tinha mudado 21 vezes de casa. Andou numa roda viva até que conheceu a Maria, com quem se casou e têm filhos, que lhe mostrou o amor que acolhe, que ampara e é colo. Por ter vivido sempre numa manta de retalho onde nada era garantido, quando encontra o porto seguro começa a ter ataques de pânico. Sempre com a Maria procurou apoio mas teve muito azar tanto com a psicóloga como com o psiquiatra que o seguiram. Foi na hipnóse que se conseguiu estabilizar e aprender a gerir os ataques de pânico. A vida social não foi sempre fácil, nem a sua nem a dos seus, e quando para seu bem teve de fazer o luto em vida de parte da sua família, deparou-se com um estudo de Harvard sobre o impacto dos outros na nossa felicidade. A partir daqui decidiu criar a aplicação True Friends, com o apoio da Universidade Nova SBE com o objetivo de deixar por terra a imagem e promover a comunicação entre pessoas. Nesta aplicação o que sobressai é a personalidade das pessoas e quem a tente usar para outro fins acaba por ir perdendo visibilidade porque os utilizadores avaliam-se uns aos outros. O objetivo desta aplicação vai além de encontros, a True Friends pretende criar a oportunidade de jovens e adultos criarem novas relações, de conversarem. Espero que gostem! Beijinhos, Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 14 Nov 2024 - 1h 01min - 99 - Carlota Crespo - A importância da realização pessoal para se estar bem!
Quando gravei a conversa com a minha prima Madalena Vasconcelos, a Madalena referiu que tinha uma amiga solteira que queria que fizesse sempre parte da sua família, pela importância da mensagem que transmite Às suas filhas, que não é obrigatório que todos casemos e constituamos família.
Recebi algumas mensagens de mulheres que ouviram e se identificaram, que estão com cerca de 30 anos e já sentem a pressão da sociedade para formarem família e o serem solteiras torna-se um peso difícil de aceitar.
Decidi convidar a Carlota, por ser a amiga de que a Madalena falava e conversámos sobre isto de se ser solteira na sociedade portuguesa.
Além disto conversámos sobre o seu caminho profissional de advogada, a apresentadora de televisão, até ser actriz.
O exigente que foi quando teve que optar por largar um trabalho certo pela incerteza de viver no mundo das artes.No mundo do Teatro.
Não fica onde não se realiza.
Espero que gostem!
Beijinhos,
Ticas
Podem seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Wed, 06 Nov 2024 - 1h 06min - 98 - Pedro Plantier - Ser leveza na vida dos outros!
Quando organizei o 1º Open pela Sáude Mental sem conhecer o Pitucas liguei-lhe para saber se a CORK, marca de raquetes de padel feitas em cortiça, queria patrocinar de alguma forma o open.De imediato ofereceu uma Cork e percebi a importância que também ele dá à saúde mental, aos estarmos bem e procurarmos o bem estar dos outros.Conversámos sobre os anos que viveu em Londres e como o yoga e meditação o ajudaram a tornar-se ainda melhor jogador de ténis.Pai de quatro filhos, o Pedro Maria e as trigémeas, partilhou como foram os tempos em que a privação de sono foi constante ao mesmo tempo que em família viveram lutos duros.A importância de com a Inês serem realmente uma equipa que nas diferenças encontram o equilíbrio.É uma pessoa leve que procura fazer com que a vida dos seus seja menos pesada.Espero que gostem!Beijinhos,Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 31 Oct 2024 - 51min - 97 - Rodrigo Ortigão - "O pior dia em recuperação é melhor que o melhor dia de adição!"
Desde que lancei o podcast que queria ter um testemunho sobre o álcoolismo, foi na 97a conversa que consegui e com um convidado incrível. Incrível na enorme generosidade com que aceitou partilhar parte do seu caminho enquanto alcoólico para ajudar quem nos ouve. Uma conversa onde foi vulnerável e sincero, onde mostra o ladro negro da adição, as manipulações e as consequências que teve nele e no seu marido e na sua família. O processo complexo que foi até aceitar e decidir que tem de se tratar e como têm sido estes 9 meses limpo. O Rodrigo começou um caminho das pedras muito cedo, ao tentar representar uma personagem para que os seus não descobrissem quem realmente era, um rapaz tímido e assustado que gostava de rapazes. Neste caminho do medo e ansiedade de ser descoberto e rejeitado, o humor foi a máscara que pôs, o bon-vivant foi o papel que representou, e o álcool foi bengala que lhe permitiu sobreviver mas que quase o destruiu. Tão importante refletirmos sobre o impacto do que as nossas expetativas e preconceitos podem causar no outro. Quão mais fácil a vida do Rodrigo poderia ter sido se todos promovermos que os nossos sejam o que realmente são, com colo. Tenho muito orgulho no Rodrigo, por ter conseguido ser quem é, não se esconder atrás de uma família com filhos para ir de encontro ao que a sociedade ainda tem como adequado. Orgulho, por nunca ter desistido e apesar de tanto querer continuar por cá, com vontade de dar a sua graça! Obrigada Rodrigo, por tanto! Espero que gostem! Beijinhos Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 24 Oct 2024 - 1h 06min - 96 - Célia Correia Loureiro - A prova de que quando se quer tudo é possível!
A Célia e eu temos em comum a mesma Editora de livros. Filha de uma mãe alcoólica e um pai toxicodependente cresceu com os seus avós. Chovia na cozinha da casa onde viviam e foram muitos os anos em que festejou sem bolo. A Célia contrariou todas as probabilidades e com a sua determinação licenciou-se, comprou uma casa e está a fazer obras da segunda casa no campo. Aurora de vários livros luta diariamente contra a PHDA e Psoriase . Fala abertamente da depressão que sofreu e da importância da medicação no processo de estabilidade! É sem dúvida uma inspiração! Espero que gostem! Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 17 Oct 2024 - 59min - 95 - Inês Grancha - Atleta de alta competição em saber viver!
A Inês foi a primeira mulher portuguesa a sagrar-se Campeã Nacional de Ralis, como Navegadora de Jose Pedro Fontes. Um acidente grave numa corrida fez com que ficasse acamada durante meses e sendo fisioterapeuta, foram os seus pacientes, que lhe deram a força e inspiração para conseguir recuperar. A acompanhar tudo isto teve anos em tratamentos de infertilidade e quando consegue ser mãe do primeiro filho não sentiu o que se espera e foi um caminho duro. Duro de viver e ainda mais de conseguir verbalizar sem sentir julgamento. Partilhou a importância do amor próprio e a forma como as pessoas ainda julgam a liberdade de uma mulher quando viaja de férias com amigas sem o marido. Evidenciou a importância da psicologia para conseguir identificar e perceber alguns comportamentos, e o quanto a tem ajudado a viver de forma mais saudável. Obrigada à Arbitrium, por patrocinarem esta conversa. Espero que se inspirem. Beijinhos, Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 10 Oct 2024 - 1h 00min - 94 - Maria Gaivão Sepulveda - Viver onde se é feliz!
Nasceu e cresceu em Coimbra, a única rapariga e terceira mais nova de quatro irmãos.
Várias vezes campeã nacional de natação, até ao dia em que percebeu que nadar já não a fazia feliz e assumiu que não queria mais.
É Veterinária e foi na Candeia que conheceu o Miguel, onde a diferença de idades entre os dois rapidamente deixou de ser um tema.
Têm três filhos, são família de acolhimento de bebés e após a morte de um dos irmãos da Maria decidiram acolher os seus três filhos. Uma família numerosa pela dimensão do amor que têm e a forma como fazem para que cada um seja feliz.
Uma conversa que tocou em temas e pontos importantes que me ajudaram e deixaram a reflectir.
Tenho a certeza que também vos inspirará!
Espero que gostem.
Beijinhos,
Ticas
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 03 Oct 2024 - 59min - 93 - Cuca M. Pires - “É preciso um título?"
A Cuca e eu passávamos férias em São Martinho do Porto, há uns anos comecei a ler o que escreve na sua página, e o bem que escreve!
O pai da Cuca morreu quando ela tinha 8 anos e cedo percebeu que não gosta que lhe escondam as verdades porque quando contavam meias verdades percebia que não o eram.
Como também nunca sentiu que fazia sentido a atenção profunda que recebeu nessa altura,e por isso, as suas reações e formas de lidar com o luto nem sempre foram bem aceites.
Diagnosticada com Miastenia Gravis, endometriose, adenomioase e outras ainda por dar nome, partilhou a forma como enfrenta as idas ao hospital, as frustrações, os dias que custam mas também a vontade que tem em não parar, em fazer exercício ainda que isso não seja o prescrito mas a mente precisa. E num corpo doente a cabeça também não o pode ficar, e o quão difícil é para os que a rodeiam perceber esta dicotomia.
Adora teatro! Licenciou-se em Marketing a pedido da mãe, e depois fez um curso de teatro onde sempre que tem oportunidade trabalha. Um mundo difícil, exigente de entrar, e onde às vezes o número de seguidores contam mais que o talento.
Ainda assim, a Cuca desdobra-se em pequenos trabalhos para pagar contas e conseguir fazer o que realmente a faz feliz!
Espero que se inspirem com este espírito irreverente mas cheio de amor da querida Cuca!
Beijinhos,
Ticas
Thu, 26 Sep 2024 - 1h 01min - 92 - Tomás Lamas - A capacidade de em momentos tão duros criar tanta alegria!
Conheci os Batazu Family num vídeo que comoveu o pais inteiro e em pouco tempo juntos angariamos o dinheiro que o Tomazinho precisava para fazer tratamentos no estrangeiro.
esta família querida encheu-nos os corações com os vídeos de tratamentos onde havia alegria, teatros, jogos, partidas, viagens em família e muito amor.
Numa conversa bonita dou-vos a conhecer pequenas partes do Tomás, um coração grande e determinado.
Em miúdo Tarde se soube que sofria de surdez e talvez por isso tenha criado um mundo tão dele.
De mau aluno a estudante de medicina.
De um namoro com a Margarida no mesmo prédio em Macau, para um namoro à distância entre cartas e viagens.
Juntos têm quatro filhos e adoram viajar.
E na gestão diária das saudades do Tomazinho que acabou por morrer , o pai Tomás continua com uma vontade enorme de ajudar outras crianças, outros pais.
Se todos tivéssemos a generosidade e perseverança do Tomás o mundo seria ainda melhor!
Obrigada Tomás e parabéns pelo caminho que tens feito com a tua família.
São a prova viva que apesar de momentos pesados a vida tem muita graça!
Espero que gostem.
Beijinhos ,
Ticas
Thu, 19 Sep 2024 - 1h 08min - 91 - Diana Seabra - É imprescindível existir uma linha que protege as crianças dos problemas dos adultos!
Tive a sorte de me cruzar com a Diana quando organizei o casamento de um dos seus filhos. A Diana é um coração bom, daqueles que sabe bem ter por perto. Aos 18 anos casou e foi viver para os EUA onde foi mãe do primeiro filho e passados 4 anos já em Portugal foi mãe do segundo filho e divorciou-se. Numa altura em que o divórcio ainda era tema, a Diana seguiu o seu caminho procurando sempre ser o porto seguro dos seus filhos. Voltou a casar, com o Pedro, e têm um filho em comum, o Rodrigo. Receberam os filhos um do outro e quando estão todos juntos são ao todo 7 filhos que com amor e dedicação dos dois, enquanto pais, se foram sentindo sempre como irmãos. Conversámos sobre a importância do papel de uma madrasta e padrasto e que há espaço para que seja um papel saudável e positivo. Enquanto psicóloga de formação a Diana mostrou o quão importante é a saúde mental e o exigente que é lidar com quem sofre com falta dela. Falámos de saudades, de amor, de medos e coragem, de nos conhecermos a nós próprios para conseguirmos avançar de forma confiante na vida. É impossível não nos sentirmos inspiradas com a Diana e agradeço muito ter partilhado momentos da sua vida para ajudar quem nos ouve! Espero que gostem! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 12 Sep 2024 - 1h 10min - 90 - Nene Fernandes - O colo que damos depois recebemos em dobro!
A Nene é avó da Agata Roquete que conheço e também já foi convidada do podcast. A Ágata várias vezes fez referência à importância que a avó tinha na vida dela e de toda a família. Uma vida cheia de quem já viveu 87 anos, que parecem 27 pelo espírito aventureiro e o amor que tem pela vida. Gosta de ser colo dos seus, vive as suas dores sozinhas e não troca por nada as suas caminhadas perto da praia. Quando há uma festa tenta ir com quem seja o último a sair para ter a certeza que vai dançar até de manhã. Uma conversa leve onde também partilhou como faz por viver depois de ter perdido dois filhos. Espero que gostem. Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sun, 08 Sep 2024 - 44min - 89 - Inês Ribeirinho - "O coração de mãe de um bebé Covid que encontrou sempre caminho!"
A Inês é uma surpresa boa. Já nos conhecíamos de nos cruzarmos em festas de amigos em comum mas quando comecei a preparar esta conversa fui-me surpreendendo ainda mais e fico mesmo contente por conseguir partilhar convosco pequenas partes do que é a Inês. Leitora assídua, dorme facilmente e não dispensa o tempo que passa com as amigas. Casou com o Frederico e tiveram o Zico e o Joaquim e assim parece tudo fácil, mas nem sempre foi. Entre o Zico e o Joaquim a Inês teve de fazer uma intervenção onde retirou parte do colo do utero por segurança visto ter histórico de cancro na família. Logo depois engravidou do Joaquim, uma gravidez de risco que foi gerindo. Até que o Joaquim nasce e foi o segundo bebé com pneumonia à Covid em Portugal e tudo o que isso implicou na altura. Esteve 54 dias ligado ao ECMO mas nem por isso a Inês e o Frederico deixaram de acreditar que tudo iria correr bem. E correr bem seria que o Joaquim fosse para casa sem precisar de uma máquina para viver. Fossem quais fossem os danos que pudessem ter resultado de tanto tempo em ECMO. O que é certo é que o Joaquim foi para casa, tem 3 anos e frequenta a escola e ao ouvirmos a Inês tudo parece fácil porque a Inês tem um coração bom que lhe dá esta força para enfrentar a vida. Espero que gostem! Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 05 Sep 2024 - 1h 09min - 88 - Mafalda Cancela de Abreu - “O médico acreditou e contra todas as probabilidades sobreviveu!”
Temos um grande amigo em comum e além disso são várias as vezes que nos fomos cruzando ao longo da vida. A primeira vez que a conheci foi nas aulas de sevelhanas, e que bem que a Mafalda dança! Casada com dois filhos pequenos, no dia 23 de Dezembro de 2023 foi internada nos Cuidados Intensivos com uma pneumonia e deram-lhe 20% de hipóteses de sobreviver. Durante o internamento teve de ser amputada a um pé e a partes de dedos de uma mão. Conversámos sobre isto mas também sobre a vida da Mafalda enquanto mãe que grávida perdeu um bebé mas depois nasceu o Estevão, que foi uma gravidez maravilhosa. Já no segundo filho nem tudo correu bem e teve Sindrome de Help acabando Lourenço por nascer permaturo e tudo o que isso implicou. Gosta de estar sempre impecável, adora cuidar de si e dos seus e de saber que está perto da perfeição no que faz. Este grande susto entre a vida e a morte tornou-a melhor e ainda com mais força. Afinal força mental é aquilo que sempre pede a Deus pois sabe que enquanto a tiver conseguirá tudo. Obrigada querida Mafalda por teres partilhado connosco estes momentos da tua vida que acredito serão uma inspiração e esperança para todos os que te ouvirem. Espero que gostem. Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 29 Aug 2024 - 1h 05min - 87 - Madalena Vasconcelos - “O meu objetivo é que a minha filha seja feliz apesar da leucemia!”
Conheço a Madalena desde pequena porque as nossas avós são irmãs. Terminei esta conversa de coração cheio e um orgulho enorme na mulher que a Madalena,na forma como encara a vida e a segurança com que assume e defende aquilo em que acredita. Com uma vida profissional fora de Portugal , na altura em que se ia mudar com o marido e filhos para a Dinamarca, foi diagnosticada leucemia à filha Carmo. A forma como tem gerido toda esta nova realidade tem sido sempre a de virar a página e seguir em frente. É exigente e considera que não basta termos médicos e profissionais na área da saúde que com o pouco que têm fazem milagres, mas que devemos exigir mais, não nos podemos contentar com o pouco como se fosse esse o nosso melhor. Partilhou nesta conversa o caminho que foi fazendo a nível pessoal, familiar e profissional. Uma conversa que só vos pode inspirar e ajudar a perceberem que apesar de momentos pesados há sempre caminho! Espero que gostem. Beijinhos, Ticas Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 22 Aug 2024 - 1h 14min - 86 - Pipa Fialho Lage - Fenda Palatina - "Encontrar sempre solução para as adversidades"
A Pipa conversou comigo há um ano atrás.
Na altura falávamos sobre conversarmos nas Páginas com Graça sobre o milagre da sua filha Maria Rita.
Que nasceu com a fenda palatina. E tudo o que isso causou numa primeira gravidez. O medo, angústia, o quebrar de expetativas. Mas depois do medo veio o amor. Com o amor a força. E desde o nascimento da Maria Rita que a Pipa e o Bruno a viram como o bebé mais bonito do mundo. Mas conscientes do preconceito e impacto que o seu aspecto físico poderia ter procuraram sempre o melhor. E conseguiram. No Rio de Janeiro. Várias operações feitas e a Maria Rita está impecável. Sem falhas na dicção nem com voz anasalada. Ainda pequena foi internada com um uma infecção pulmonar que a obrigou a estar em coma vários dias. Disseram à Pipa que não havia mais nada a fazer. A Pipa não aceitou. Não podia apenas rezar por um milagre. Os médicos tinham que atuar. O que é certo é que a Maria Rita sobreviveu. E tem estado nesta vida a fazer o seu caminho sempre com os pais e irmãos.
Quando conversávamos sobre a possibilidade de gravar a conversa a Pipa diz-me que acha que pode ter um cancro na mama. Que se confirmou. E está agora no processo de tratamento. Sempre com o seu sorriso. A sua alegria. Sem esconder as suas revoltas, angustias e medos. É uma inspiração.
A quem agradeço por entre tratamentos ter usado parte das suas baterias para vos ser colo. Para me ser colo nesta conversa tão boa.
Espero que se inspirem.
Muito obrigada à https://instagram.com/waterwipesportugal?igshid=YmMyMTA2M2Y= por ter patrocinado esta conversa.
BeijinhosPode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgracaSat, 18 Mar 2023 - 1h 04min - 85 - Marta Stilwell - Da Procura de um sentido profissional à leucemia da filha - “Abraçar sempre a vida”
A Marta e eu não nos conhecemos pessoalmente.
Conversámos algumas vezes virtualmente.
As nossas avós eram muito amigas. A avó da Marta foi inclusive convidada para ir ao podcast.
Ter conhecido a Marta pessoalmente foi uma sorte.
A sorte de ter recebido esta partilha tão boa em primeira mão.
A Marta é uma mulher em construção.
A segunda irmã de quatro filhos.
Com uma grande diferença de idade para a sua irmã mais velha.
Tinha dois anos e meio quando a sua irmã mais nova morreu subitamente.
Cresceu com esse luto.
Cresceu a não querer ser mais um peso. Mais um peso no caminho que os seus pais estavam a fazer.
Assim desde nova procurou a perfeição.
Dedicou-se aos estudos, sendo sempre a melhor aluna. Não dando preocupações. Foi uma excelente profissional. Até perceber que ser excelente numa profissão não significa que goste do que se faz. E isso fez com que esteja a percorrer um caminho onde balança o trabalho com o que a faz realmente feliz. A Arte. A Beleza.
Casou cedo, como sempre planeou.
Foi mãe.
De um primeiro bebé. Que está no céu.
Do Salvador. Que lhe deu uma gravidez nada fácil. Um parte de cesariana que nunca quis nos seus planos.
Da Luz. Que lhe deu uma gravidez tranquila. Que ao contrário das probabilidades nasceu de parto natural. Como a Marta sempre quis. E foi um dos momentos mais felizes da sua vida.
Ser mãe com constante privação de sono desgasta. Mas a Marta e o marido têm feito juntos este caminho. Com altos e baixos. Mas sempre lado a lado. Com sentido de família.
Até que dia 20 novembro de 2022 descobriram que a filha Luz tem uma leucemia.
E, quando tudo parecia quebrar, a Marta agarrou esta nova missão com todo o amor. Com coragem e fé.
Uma missão que uniu a família.
Que fez a Marta realizar a nossa finitude. O quão próximos dela todos estamos mas que uma doença de repente a torna mais próxima. E esta proximidade assusta. Por tudo. Que é tanto. Mas ainda assim a Marta procura encontrar o equilíbrio. E acredita sempre.
Ficou tanto tanto por conversar.
Acredito que a Marta será colo de quem a ouvir.
OBRIGADA querida Marta por teres o coração no lugar certo.
Muita sorte têm os teus em ter-te por perto.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 04 Mar 2023 - 1h 08min - 84 - Martim Torres - Gestão Emocional - “ É urgente falar e aprender a lidar com as emoções”
O Martim.
Cruzou-se comigo enquanto músico no mundo dos casamentos.
Um artista.
E como artista que é, tem o coração em tudo o que coloca.
Uma vida de rebeldia e excessos.
Álcool, drogas e noitadas.
Até que uma situação limite o fez perceber que tinha de mudar.
E começou o seu processo de reconstrução.
O levantar e cair de quem esteve lá bem fundo. O fundo onde nos leva a depressão.
Ganhou rotinas. Vive a fazer desporto. Dorme a horas. Alimenta-se bem.
Experimentou de tudo para se recuperar e percebeu que nem tudo acontece num ápice.
Que é preciso tempo para chorar e curar as mágoas.
Que o luto de uma mãe é pesado, tão pesado.
Que os traumas são portas para um caminho.
Aprendeu a perdoar-se.
Por si e pela sua filha, não quer voltar onde já esteve.
O Martim fez o que é raro, das cinzas construiu um império.
O seu.
E com uma generosidade enorme partilhou parte da sua vida.
Parte deste seu caminho.
Tanto aqui, como no podcast que tem.
Ouçam.
Vai ter palavrões e emoções.
Vai ter amor e verdade.
Sat, 17 Dec 2022 - 1h 09min - 83 - Paula Guimarães - Tanta coisa - “Preconceito sobre a doença, existe! E não devia.”
A Paula. Não consegui definir um tema. Defini “Tanta coisa”. Porque a nossa conversa, a vida da Paula foi um caminho de tanta coisa.
Aos 5 anos veio com os pais do Brasil para Portugal. Já nessa altura sempre à frente um ano lectivo que os outros da sua idade.
Viveu na adolescência a separação dos seus pais. No secundário foi para os EUA, experiência que adorou e fez com excelentes notas, mas regressou com mais 20kg. E começaram os dias de pijama em casa.
Aos 18/19 anos já trabalhava e estudava ao mesmo tempo. Sempre a querer aprender e a fazer mais. Sempre com grandes expectativas dos outros sobre si.
Casou cedo, teve 3 filhos desse casamento e passou por um divórcio.
Voltou a encontrar o amor do qual nasceu o seu quarto filho e hoje é mãe de 4 na maioria das vezes sozinha.
Durante este processo teve a gestão da vida familiar e da sua carreira profissional. Porque o trabalho é algo que lhe faz bem. É uma parte essencial para o seu bem-estar.
Ao fim de 14 anos num cargo de topo numa empresa é dispensada. E quando vê nisso uma oportunidade e volta a investir em si, descobre que tem um cancro. Nunca baixou os braços. Sempre a seguir caminho.
Mal a Pet deu que estava livre do cancro começou a procurar trabalho. A querer voltar ao que tanto gosta de fazer. Mas a sua imagem frágil nem sempre ajudou. A sua sinceridade sobre o ano tido em tratamentos causava desconforto.
Difícil esta vontade de querer fazer e acontecer, de se sentir apta e capaz, mas do outro lado existir medo. Difícil chegar aos 47 anos e sentir que já não é fácil entrar no mercado de trabalho. Mais ainda quando se sabe que se é competente.
Falámos disto e muito mais. Com uma peruca. Sem choros. Mas a sentir que a querida Paula nas alturas duras precisa de chorar. Que chorar lava a alma e alivia o stress.
OBRIGADA Paula pela partilha tão sincera. Por seres colo de quem te ouvir.
Beijinho a todos,
Esta conversa foi gentilmente patrocinada pela Germano de Sousa. Obrigada!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Mon, 31 Oct 2022 - 1h 11min - 82 - Rui Marques - Luto - “Amor cura e reconstrói!”
O Rui. Grande Rui. Que construção interior tem vindo a fazer para se manter à tona. Para enfrentar cada desafio.
Uns anos num colégio interno que apesar de momentos duros, foram anos com boas recordações. E mais que recordações, crescer com os avós foi uma benção.
Namorou e casou com a Irina. São pais do Santiago. A Irina morreu há meses de cancro. Partilharam connosco parte deste caminho. Parte. Porque as outras grandes partes viveram-mas eles. A um mundo que lhes pertence.
O Rui partilhou connosco como lidou com a doença da Irina. Como está agora a fazer este novo caminho. Este novo recomeço.
Obrigada Rui. Por tanto. O amor cura. E constrói.
Espero que se inspirem.
Beijinhos
Esta conversa foi patrocinada pela marca MINAMI MOREPA. Uns suplementos ricos em Omega 3 que potenciam o equilíbrio e bem estar físico e emocional.
Obrigada Nestlé por através desta conversa apostarem em pessoas!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 22 Oct 2022 - 1h 06min - 81 - Ana Santos - Depressão e Nutrição - “O cérebro, como o organismo, precisa de ser limpo diariamente!”
A Ana Santos cresceu numa pequena aldeia e desta aldeia saiu uma mulher que tem estudado múltiplas áreas da saúde. Licenciada em Biologia, fez o Doutoramento em Patologia e Genética Molecular. Já grávida da primeira filha decidiu fazer a licenciatura em Dietética e Nutrição. E mais formações fez.
Mas pelo caminho existiu uma grande processo de autoconhecimento. Uma depressão, que a fez perceber que ter tudo não invalida que se fique mal. Uma depressão, que a fez ver a sorte de ter à volta colos que atuam de imediato. E também lhe mostrou que afinal a ansiedade que vive vinha de longe.
E por isso havia todo um caminho a fazer. Psicoterapia, ioga, meditação, exercício físico e sobretudo a alimentação. Tudo está interligado. E quando somos mães, tudo se perde e tudo se volta a encaixar para se ganhar um novo eu.
Falámos disto e de muito mais. Espero que se inspirem!
Esta conversa foi patrocinada pela marca MINAMI MOREPA. Uns suplementos ricos em Omega 3 que potenciam o equilíbrio e bem estar físico e emocional. Obrigada Nestlé por através desta conversa apostarem em pessoas!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 15 Oct 2022 - 1h 02min - 80 - Matilde Sá - Tetraplegia Cerebral - “Uma vida sobre rodas, uma pessoa repleta de graças!”
Fui desafiada a entrevistar a Matilde. Conhecia apenas por ser patrona do podcast.
Uma conversa leve onde a Matilde contou algumas das peripécias de viver dependente de uma cadeira de rodas. Uma conversa onde sobressai o amor e apoio enorme da sua família. De sangue e por afinidade.
O bullying que acontece. A forma como se vai tentando dar a volta e conseguir ser o mais dependente possível.
Esta conversa foi patrocinada pela Sensai, uma marca de produtos de luxo de beleza japonesa.
Espero que se inspirem!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 08 Oct 2022 - 57min - 79 - Mariana Kol - Ansiedade - “É exigente viver com ansiedade mas é possível!”
A Mariana. Desde que o podcast foi lançado que me lembro de falarmos pelas redes sociais. Foi partilhando comigo a ansiedade com que vive. O exigente caminho de viver a gerir medos, pânicos que só ela sente. Tem feito um caminho grande e grande tem sido o seu desempenho no trabalho. Grande tem sido o seu papel enquanto mulher e mãe. Porque quando alguém com ansiedade faz tudo isto e bem, acreditem é de louvar. Porque é levar a vida a carregar um peso invisível todos os dias, a cada passo, a casa mudança.
Espero que vos seja colo. Que vos inspire. Que a quem sofre de ansiedade seja uma alavanca para acreditarem que se consegue!
Esta conversa foi patrocinada pela marca MINAMI MOREPA. Uns suplementos ricos em Omega 3 que potenciam o equilíbrio e bem estar físico e emocional.
Obrigada Nestlé por através desta conversa apostarem em pessoas!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 01 Oct 2022 - 1h 00min - 78 - Patrícia Madeira Rodrigues - Adopção - “O amor não tem medida, sente-se e partilha-se!”
A Patrícia tem várias paixões, uma delas o de enquanto professora ensinar História aos seus alunos. Até ao dia em que lhe foi diagnosticado um melanoma perto do olho e depois de um operação ficou a ver mal. De tal forma que teve de deixar de dar aulas. E foi aí que a Patrícia se cruzou com as Páginas com Graça e comigo.
Passamos uma tarde a conversar na Ajuda de Berço, onde faz voluntariado. Fomos colo uma da outra nas partilhas que fizemos. Uma família grande, cinco filhos. Nesta conversa partilhou connosco a decisão bonita de adoptarem o Diogo. A família que têm vindo a construir.
A fé é a sua grande bengala e foi caminho quando teve que fazer o luto de um dos seus irmãos. A fé que a uniu imenso ao Padre João Seabra e a relação tão bonita que criaram entre os dois.
A Patrícia é um coração gigante, com casa aberta para os dela e os dos seus. Falamos disto é de muito mais!
Espero que se inspirem !
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 24 Sep 2022 - 59min - 77 - Mariana Chuva - Tricotilomania - "A saúde mental é um problema que temos de encarar de forma natural"
A Mariana chegou até mim através da página Atuamente. Li a sua partilha. Fiquei a conhecer a Tricotilomania. Uma doença do fora mental que faz com que o próprio arranque pelos do seu corpo de forma compulsiva. Como escape da ansiedade. Foi uma conversa maravilhosa.
Desde a sua infância com uma ligação extrema com a sua irmã gêmea, ao divórcio dos pais e até ao dia em que juntas se aperceberam de que a Mariana afinal não tinha carecas na cabeça por causa de um produto que usaram para matar piolhos.
A Mariana tinha e tem uma doença. E tem vindo a fazer o seu caminho. Tem vindo a descontruir muita coisa para construir um dia a dia mais saudável.
Espero que se inspirem! Beijinhos.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 17 Sep 2022 - 56min - 76 - Madalena Câmara Pereira - Cancro - “Capacidade de ser feliz com as coisas simples da vida!”
Conheço a Laranjinha. Melhor que a Laranjinha a sua filha Nena com quem vou estando. Nesta conversa fizemos uma viagem sobre os trabalhos que desde sempre fez a servir à mesa, em bares. A fazer o que é preciso para ter a sua independência.
Há forma civilizada com que se gerou um divorcio. Há forma como construiu uma nova família, que nem sempre tem momentos fáceis.
Até à forma como lida com o Cancro da Mama que ultrapassou mas lhe trouxe agora uma leucemia. Há um transplante de medula que vai acontecer! E há na Laranjinha um brilho enorme de quem quer viver! De quem quer voltar a apanhar sol na praia e nadar!
Espero que se inspirem!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 10 Sep 2022 - 1h 03min - 75 - Maria Themudo - Depressão - “De repente a capa caiu e eu também!”
A Maria é assim uma super miúda que se tornou numa mulher. Desde miúda que vestiu a capa de levar e gerir um divórcio dos pais. A capa de proteger os seus irmãos mais novos. A capa de a voar levar tudo em frente. De mudar de Lisboa para o Porto quase que como salvação. Até que regressou ao Porto para ser colo do seu pai que lutava contra um cancro. E aqui a capa caiu.
A maria percebeu que não estava bem. Que sofria de uma depressão. Procurou e têm tido ajuda psicológica. Está a fazer caminho.
Espero que se inspirem!
Esta conversa foi patrocinada pela MINAMI MOREPA , uma marca de produtos da Nestlé, ricos em Omega3. Suplementos para adultos e crianças que pretendem melhorar a saúde dos portugueses. Produtos ricos em Omega3 melhoram o nível de empatia, cognição e sistema cardiovascular.
Obrigada MiNAMI MOREPA, Nestlé por apostarem em pessoas!
- https://www.minami.pt/produtos
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 03 Sep 2022 - 1h 14min - 74 - Lourenço Miguel - Doença Rara - “A administração do hospital desistiu mas sou mais do que um corpo"
Um amiga do Lourenço mandou-me uma mensagem a sugerir que o convidasse. Já era tarde, percebi que era um miúdo com uma doença já num estado avançado. Fixei que o Lourenço tinha uma fé enorme que o faziam encaixar a morte com naturalidade. Com algo que faz parte mas não é o mais importante.
O Lourenço tem uma doença que o mundo não consegue definir. Dorme cerca de 1hora por dia, e não de seguida. Porque as dores são muitas. Uma perna não mexe nem sente. Os braços já com alguma dificuldade é que os movimenta. Às vezes deixa de ver.
Nas aulas do curso de medicina tem de ir a casa de banho vomitar porque os 21 remédios que toma acabam por danificar alguns órgãos. Tudo isto e tanto mais que nem partilhou e o Lourenço vive a vida!
Não deixa que a doença o defina nem se permite a deixar de viver o seu dia a dia e a partilhar momentos que são tesouros.
Depois da administração do Hospital Santa Maria lhe ter dito que desistia dele e por isso não iria continuar os tratamentos, pois para eles é um caso perdido, o Lourenço decidiu ir a Lourdes, em França, procurar o seu milagre. Seja ele qual for. Senti que estava perante um pequeno grande milagre de Deus.
Emocionei-me muito com a graça de ter ali o Lourenço cheio de amor e respeito pela vida. Comovi-me com a forma como tenta proteger os seus pais do que sabe que sofrem. Caíram-me lágrimas. Inspirei-me muito! Espero que também se inspirem!
Beijinhos,
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 25 Jun 2022 - 1h 07min - 73 - Mariana Oliveira Costa - Crescer com pais separados - “Somos muito mais do que o que nos acontece!"
Conheço a Mariana de jantares de amigas em comum. Sempre que a lia nas redes sociais havia sempre textos em que sentia que havia ali qualquer coisa. Os textos onde referia que a mãe tinha sido sempre mãe e pai.
Fomos falando pelas redes sociais dos nossos filhos, da importância de se falar nas emoções, de psicoterapia, coaching. Disto de trabalhar agora no presente marcas do passado, que tantas vezes achamos que estão resolvidas mas afinal ainda mexem conosco.
A Mariana partilhou o que sentiu a crescer com os pais separados e um pai que nem sempre esteve presente. O difícil que foi aceitar e lidar que a mãe de repente tinha um cancro.
A leveza com que encara o fazer psicoterapia. O amor que sente pelos filhos. A naturalidade com que conversa sobre o casamento e os seus altos e baixos. A coragem que teve em largar um trabalho seguro para estar em família.
Para dar tempo aos seus e nesse tempo perceber o que lhe fazia sentido. A força em nunca desistir dos seus sonhos, e o bom que foi realizar uma viagem em família durante 4 meses.
Tenho a certeza que se vão inspirar e ter colo. Eu tive.
Beijinho a todos
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 18 Jun 2022 - 1h 10min - 72 - Luísa Faria - Ansiedade e Tumor - "Tentar ver sempre o lado positivo da vida!"
Há um ano que a Luísa entrou em contacto comigo.
Queria partilhar no podcast parte da sua história. Uma história de alguém que cresceu num meio pequeno. Onde lhe foi exigido que conseguisse chegar longe. Onde também ela quis chegar longe ainda que para isso o caminho fosse duro.
E nesse caminho conseguiu uma média de17 para entrar no curso de farmácia. Mas pelo meio uma surgiu a ansiedade. O querer ser sempre boa em tudo, atingir o máximo sem falhar. Afinal não podiam haver falhas porque todo o dinheiro custava a ganhar.
Passado um ano de ter casado descobre que tem um tumor. Um tumor que faz com que parte do seu sistema reprodutivo lhe seja retirado. Foi-lhe dito que seria impossível engravidar. E a Luísa seguiu caminho. Com o que tinha e poderia ter ela e o marido. Mas a vida deu-lhe 3 filhos e contrariou a medicina. Há pouco tempo o pai morreu e está em processo de luto.
Falamos disto em 30min, porque a Luísa se perdeu entre comboios de Esposende até ao estúdio na Beloura. Mas talvez tenha sido melhor assim, porque assim falámos do essencial ;)
Espero que se inspirem!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 11 Jun 2022 - 39min - 71 - Thomas da Silva - Miocardiopatia Arritmogénica - “Aprender a lidar e a superar as adversidades da vida!”
O Thomas sempre gostou de desporto, sendo durante muito tempo o futebol o que mais o fascinava. Criou a Active Flow onde dá treinos on-line e outdoor.
Num ano em que estava muito bem fisicamente e realizado profissionalmente após ter apanhado covid descobre que tem uma Miocardiopatia Arritmogénica. E a maioria dos médicos dizem-lhe que só poderá fazer caminhadas.
Para quem vive do desporto, mas mais do que isso adora fazer desporto, ouvir e lidar com esta nova realidade foi pesado. Difícil de encaixar. Surgiram ataques de ansiedade e pânico
Momentos duros, num caminho onde nunca desistiu de procurar novas respostas, e conseguiu. Hoje continua a fazer exercício, aprendeu a gerir a ansiedade e ataques de pânico, e a Active Flow continua a inspirar e ajudar muitas pessoas a serem saudáveis.
Falámos da importância de termos colo das pessoas à nossa volta, de que o que para os outros é leva para nós pode ser pesado, e de muito mais. Espero que se inspirem com o exemplo de superação do Thomas.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 04 Jun 2022 - 1h 05min - 70 - Margarida Salema Garção - Divórcio - “É difícil mas poderá ser a porta para um novo caminho!”
A Margarida é entre muitas coisas terapeuta de casais. Cresceu a tentar encaixar-se no meio que a rodeava. Na família, na escola, nos amigos. De alguma forma sentia que não correspondia às expetativas que acreditava os outros terem de si.
Casou, teve três filhos e percebeu a uma dada altura que o casamento não era o caminho que a estava a fazer feliz.
Durante 3 anos procurou perceber se seria mesmo isso. Conversas com um padre que lhe foi colo. Terapia. E poucos foram os amigos que sabiam.
A Margarida partilhou o difícil que é um divórcio mas que pode ser um caminho. Um caminho para os filhos crescerem em verdade. Para ela ser realmente feliz.
Falamos disto com a Verinha com um mês ao seu colo. Porque a Margarida está a seguir caminho.
Está a fazer por ser feliz. E isso dá trabalho. E tem momentos exigentes.
Espero que se inspirem.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ Tornem-se patronos e apoiem este projeto: PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 28 May 2022 - 1h 05min - 69 - Isa Alves - Luto da mãe - “A minha mãe morreu de suicídio e apesar de a amar senti vergonha.”
A Isa e eu temos em comum que em 1990 eu perdi os meus pais, a Isa perdeu a mãe. A mãe que ao fim de uma longa depressão morreu de suicídio.
A Isa tinha 9 anos e durante muitos anos da Sua infância foi a cuidadora da mãe. Ir para a escola era um momento de liberdade.
Onde não tinha que se preocupar com a mãe. Depois da morte da sua mãe criou uma capa. A capa da melhor aluna. A capa de quase ser perfeita para que ninguém lhe perguntasse sobre a mãe. Pois durante algum tempo tinha vergonha.
Vergonha de falar da mãe. Medo de ficar doente como a mãe.
Já em adulta fez um caminho de encontrar paz.
Falamos sobre isto e muito mais.
Espero que se inspirem!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 21 May 2022 - 1h 05min - 68 - Alda Gomes - Artrite Reumatoide - “Quebrar o preconceito das doenças e incluir quem as tem!"
Conheço a Alda pela televisão. Desde a série “Riscos” onde se estreou, a novelas em horário nobre.
A irmã mais velha de 7 irmãos.
Cresceu na aldeia onde foi criada pelos seus avós maternos. Desde cedo que trabalhou por necessidade. A necessidade de contribuir para que o essencial não faltasse em casa. E isso manteve-se durante muito tempo. Ainda hoje, sempre que não tem trabalho em televisão faz o que for preciso. E faz sem vergonha. Descobriu que tinha artrite Reumatoide.
Trabalhou com imensas dores, sempre sem se queixar. Encontrou a medicação que lhe permite ir vivendo melhor. Chegou uma altura em que engordou e não se reconhecia no corpo que vi, no que olhava no espelho. E aqui teve de procurar ajuda psiquiatra.
Uma história de vida que só vos pode inspirar. Um exemplo real de que os sorrisos que tantas vezes vemos na televisão escondem sofrimento. A Alda é uma inspiração pela forma como supera e encara tudo o que a vida lhe vai colocando.
À parte de tudo isto criou a sua marca de macramé onde faz peças incríveis.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 14 May 2022 - 1h 05min - 67 - Simão Van Zeller - Depressão - “A importância de partilhar e falar sobre saúde mental!”
O Simão!
Criou a página “Atuamente” e foi nesta página que partilhou o que sentiu e viveu quando lhe foi diagnosticada uma depressão.
Um caminho que nem sempre foi linear ou fácil de aceitar. Entre psiquiatras e psicólogos o aceitar que tinha de tomar todos os dias remédios não foi imediato.
O achar que já estava bom também foi uma tentação. Até que partilhou o que sentia, como estava a viver num mundo que lhe pareceu sempre tão cinzento.
Recebeu colo. Percebeu que não estava sozinho. Que à sua volta mais amigos passavam pelo mesmo mas em silêncio.
E foi esse silêncio que quebrou nesta conversa tão boa!
Espero que se inspirem porque o Simão é um exemplo de coragem. A coragem de quem batalha pela sua sanidade mental e ao mesmo tempo se expõe para ajudar outros.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 07 May 2022 - 1h 10min - 66 - João Cardoso - Depressão e luto - “Respeitar e falar sobre a doença mental!”
Conheço o João desde que era um miúdo.
Crescemos e agora já crescidos voltei a ter o prazer de o convencer melhor nesta conversa.
Desde o luto que faz da morte do pai, à depressão que teve até à forma como lida com a sua orientação sexual, o João não é um miúdo! É um grande homem!
Com um sentido de humor único, que para quem o entenda vai às lágrimas , como eu fui.
Gosta de desbravar caminho e procurar saber mais e também ser mais.
Vejam e Ouçam esta conversa que só vos poderá inspirar e ajudar!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 09 Apr 2022 - 1h 04min - 65 - Carminho aka Lady Gaga- Tetraplegia & Bullying - “A vida, ainda que sobre rodas, tem imensa graça!”
Que grande Carminho!
Aka Lady Gaga!
Achava eu que fosse alusivo à cantora mas é porque é gaga.
E quando a convidei e me chamou a atenção para isso apenas lhe disse que uma gaga é uma que não diz os “L’s” tinha tudo para correr bem! E correu tão bem!
Não se fiquem pelos primeiros 10 minutos em que o nervosismo fez a ganguez ser voz porque depois tudo fluiu.
E tudo o que conversámos merece ser ouvido.
Desde o ter nascido com uma paralisia cerebral; ao bullying agressivo que sofreu na escola.
Ao ter como tantas mulheres querer ter o corpo perfeito e as asneiras que se fazem quando assim é.
Ao ainda tão difícil é ter mobilidade em Portugal quando o meio de transporte é uma cadeira de rodas!
O divertida que é e o que adora festa e sair à noite!
O bem que escreve e o bem que a escrita lhe faz.
Não percam mesmo esta conversa que só pode inspirar!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 02 Apr 2022 - 1h 01min - 64 - Iara Rodrigues - Distúrbios Alimentares/Maternidade - A exigente e desafiante realidade da maternidade!
A Iara!
Temos amigos em comum e por isso ainda novas, sem sabermos o que era a privação do sono, foram algumas as vezes em que nos cruzámos.
Tenho acompanhado o seu percurso incrível enquanto empreendedora, mulher e mãe.
E foi disto que falámos. Do percurso que fez até aqui. Da forma como os distúrbios alimentares entraram na sua vida. A forma como os ultrapassa. A importância do colo de quem lhe foi tão especial. De que viver um divórcio dos pais exige adaptações.
Que isto de sermos Mães tem muito que se lhe diga, e tão pouco nos dizem sobre o que de menos bom e bonito terá.
Foi uma conversa muito boa que sei vos inspirará!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 26 Mar 2022 - 1h 13min - 63 - Teresa Cardigos - Doença autoimune - " Acreditar na vida e aprender sempre com a vida nos dá!"
Conheci a Teresa numa formação de medicina Ayurveda com um médico indiano que veio a Portugal. Na altura eu tinha acabado de sair de uma fase da minha doença doença autoimune bastante dura e procurava soluções. Conversámos, trocámos as nossas histórias e experiências. A Teresa tem uma doença autoimune, daquelas que tem um nome complicado mas que como a Teresa diz, não tem esta doença X.
Sabe que tem alguma coisa porque já deixou de andar como consequência, porque tem dores nas articulações e tem de tomar regularmente remédios. Mas não quer ser catalogada com um doença X ou Y que no mundo das autoimunes é um mundo e uma incerteza constante. Disseram-lhe que não poderia fazer exercicio fisico, a Teresa faz. Voltou à neve e fez ski.
E tem feito uma vida incrível que a faz ser uma inspiração. Desde procurar aquilo que a faz mesmo feliz, ao voluntariado que lhe faz mais bem do que ela sente que faz aos outros. E tantas outras coisas que conversámos.
Espero que se inspirem!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 19 Mar 2022 - 58min - 62 - Padre Paulo Duarte, sj - "Viver connosco e com o outro com amor!"
O Padre jesuíta Paulo Duarte cativou-me pela forma simples e bonita com que me faz viver a fé. Forma bonita e simples que chega a tantos nas redes sociais. Com o que escreve e descreve. Com a fé e amor com que vive. A fé e amor com que recebe todos.
Algures na segunda quarentena havia uma aplicação onde existiam grupos de conversas com temas às quais nos podíamos juntar. Foi aqui que comecei a seguir o Padre Paulo Duarte. Pelo amor com que chegou e falou de temas que para tantos são tabu na igreja. E com amor e respeito pelas decisões e escolhas dos outros a mensagem que chegava a mim era sempre positiva.
De forma culta mas tão leve. O que iria ser um conversa em grande parte sobre a sua história de vida foi uma conversa sobre temas como a homossexualidade, o sofrimento, bullying e outros. Não foram mais porque o tempo voou.
Espero que seja colo para quem nos ouça. Para mim é uma inspiração.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 12 Mar 2022 - 1h 07min - 61 - Ana Mendonça - Burnout - "Admitir uma perturbação e ultrapassá-la, não é fraqueza é superação!"
A Ana Mendonça desde sempre que mostrou uma vontade enorme em aprender e fazer bem. Formou-se na área de Recursos Humanos uma área que adora e onde sempre deu não 100% mas 1000%. Até que sofreu de burnout! Conversamos sobre o caminho que foi até perceber que que tinha de parar. Até o corpo a obrigar a parar. Um sorriso contagiante que muitas vezes foi usado para evitar perguntas às quais não queria responder. Com os apoios certos conseguiu superar e voltar a trabalhar com energia e alegria.
Espero que se inspirem!
Esta conversa foi patrocinada pela Helena a queima agradeço muito por apostar em pessoas através desta conversa!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 05 Mar 2022 - 1h 10min - 60 - Dina Abrantes - Ser Órfã de pais vivos - "Ainda que com muita dor a vida tem graça!"
Mãe de uma grande amiga minha.
Uma história de vida que me deixou nervosa.
Sei o que é ser orfã de pai e mãe. Não sei e estou longe de saber o que é ser orfã de mãe quando ainda está viva.
E por isso esta partilha foi bonita e parca em palavras. Porque nem sempre é fácil pormos em palavras uma dor que nos consome ao longa da vida.
A Dina nasceu e foi colocada num Lar para crianças abandonadas.
Cresceu num colégio interno de freiras.
Sem ninguém para a ir buscar no Natal e a saber que os seus pais estavam vivos.
Quando saiu do colégio aos 18 anos fez pela vida.
Teve dois ou três trabalhos para conseguir para uma casa que fosse sua.
Porque ao contrário das suas amigas a Dina não tinha casa para ir e por isso a vida fora do colégio foi sempre mais exigente.
E do colégio trouxe o gosto por cuidar de crianças.
E cuidou de muitas crianças fazendo disso o seu trabalho.
Casou, foi mãe e antes de se reformar decidiu que queria tirar a licenciatura e mestrado em Educação.
O que alguns podem ter estranhado a filha e marido apoiaram orgulhosos deste querer saber mais, querer ir atrás dos sonhos, sem que a idade o impeça.
Hoje reformou-se mais cedo para estar com os netos.
Que ama sem medida.
E por medo de apanhar covid e não estar com eles fez a nossa conversa com máscara.
Um coração grande que acredito muitas vezes tenha sido pequenino pelas circunstâncias em que viveu. Mas tão bem que a volta à vida deu.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 26 Feb 2022 - 49min - 59 - Matilde Krohn - Polipose Adenomatosa Familiar - "Uma força em viver com muita graça"
A Matilde é um milagre de vida. Um milagre de quem desde o dia em que nasceu mostrou que ia querer andar por cá muito tempo. E nesse tempo ir trocando sempre a volta ao destino e a tudo o que lhe foi aparecendo. Os hospitais foram durante muitos anos a sua segunda casa. E como segunda casa sempre que por lá estava nas muitas operações que fez tinha casa cheia.
Cheia de amigos e família. No caminho um acidente de carro que a deixou em coma durante muito tempo. E o acordar e recuperar foi complicado. Voltar a olhar para si e reconhecer-se.
E no meio de tudo sofre com uma Polipose Adenomatosa familiar que herdou do pai.
Esta doença gerou um cancro e todas as complicações que daí advém.
Conversámos sobre a forma como sempre foi lidando com as várias fases da doença, da forma alegre e bonita como vê e vive a vida. E mais tempo tivéssemos mais teríamos conversado.
Uma verdadeira inspiração que pode ajudar não só pessoas que estejam a passar por uma luta contra uma doença mas para qualquer um de nós que precisa de ver alegria onde podia haver tanto sofrimento.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 19 Feb 2022 - 1h 00min - 58 - Teresa Ancêde Ferreira - Depressão pós parto -“A importância de ser vulnerável para aceitar quando não se está bem!”
Conheço a Teresa alguns anos.
De nos cruzarmos em jantares e festas de uma grande amiga em comum. Aquela amiga que é para mim como família e que para a Teresa é mesmo familía.
Desde que lancei as Páginas com Graça que acabávamos as duas por conversar nas redes sociais sobre alguns temas.
Até que um dia a Teresa publicou um texto no seu perfil de instagram onde partilhou a depressão pós parto que teve depois do nascimento da sua filha Paz.
Tivemos uma longa e boa conversa e convidei a Teresa para partilhar o que tanto se silencia.
Por vergonha, por estigma, por conservadorismo, por desconhecimento.
Passou um ano e recebi um pedido de uma seguidora para entrevistar alguém que tivesse sofrido de abuso obstetra e sofrido de depressão pós parto.
Reforcei o convite. A Teresa com o coração grande e alma ainda maior aceitou.
E conversámos. Sobre isto e tanto mais.
E na conversa conheci uma Teresa com a sua energia presente mas mais serena, mais matura.
E com a sua maturidade partilhou e falou sobre assuntos que nos tocam a todos.
E que todos, quero acreditar, nos vamos inspirar!
Obrigada querida teresinha! Por partilhares!
Espero que gostem.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 12 Feb 2022 - 1h 14min - 57 - António Bravo - Bulling & Depressão - “Saber como não se quer estar e fazer tudo por ser feliz!”
O António foi claramente a razão pela qual assisti ao Big Brother. Várias coisas foram as que me despertaram curiosidade. A maturidade e naturalidade com que vive a sua vida e brinca consigo. Seja com a sua homossexualidade ou com o humor refinado e às vezes negro.
Cresceu no campo, sofreu de bullying e também fez bullying. Os pais separaram-se ainda era miúdo e gerir duas famílias nem sempre foi fácil ou de aceitação imediata. De forma natural assumiu que é gay é um desgosto amoroso originou uma depressão.
E o António agarrou o touro pelos cornos quando assim teve que ser. Fez por si.
Com colo da família e amigos. Com a certeza de que a vida tinha que voltar a ter graça. E conseguiu.
Falámos disto e muito mais.
Esta conversa foi patrocinado pela Toca da Raposa, uma bar de cocktails personalidados. Uma marca que aposta através deste projeto em pessoas. Obrigada.
Espero que se inspirem.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 05 Feb 2022 - 1h 02min - 55 - Carlota Trigo - Medicina tradicional Chinesa - “O stress e as emoções originam doenças!”
A Carlota!
Vi pela primeira ver um filme da Carlota onde partilhava o que sentia depois da morte do pai devido a um cancro.
O quanto acredita que o stress que viveu foi causa da doença.
Que estamos centrados no que temos de fazer quando temos sempre a oportunidade de trocar o ter por o que queremos fazer.
Perita a desconstruir o que achamos que são problemas porque com perguntas faz-nos pensar em
Nós. No que somos, procuramos e realmente nos dá prazer.
Sempre com respeito pelo nosso corpo.
Sem querer sempre tapar o mal que nós acontece mas sim procurar a origem .
Foi uma conversa tão boa.
Tão completa.
Obrigada Carlota .
Esta conversa foi patrocinada pelas Flores com Graça uma marca que se preocupa com as pessoas.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 04 Dec 2021 - 1h 07min - 54 - Catarina Partidário - Esclerose múltipla e cancro da mama - "Agarrar a vida e Querer ser vida!"
A Catarina!
Que vida! Que pessoa tão cheia de vida.
Tão inspiradora!
Diagnosticada com esclerose múltipla, um cancro na mama há 4 anos, e recentemente foi diagnosticado um cancro da mama mas que apareceu no fígado.
E esta realidade que é tão pesada, nunca foi premissa para que a Catarina deixa.se de procurar colocar VIDA no seu dia -a -dia.
De querer viajar. Ainda que dias antes tenha feito tratamentos.
A Catarina é mesmo um furacão.
Um furacão que assume que chora.
E chora mas a olhar para o dia seguinte.
Para o positivo da vida.
Obrigada querida Catarina!
Por seres tanto!
E que bom que a Raquel nos juntou.
Espero que se inspirem!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 27 Nov 2021 - 1h 06min - 53 - Cláudia de Sousa Lima - Luto de uma família - " A bengala de ter um psicólogo salva mesmo vidas!"
A Cláudia!
Desde que comecei este projecto de voluntariado que uma das minhas convidadas eleita foi a Cláudia.
Falámos há 1 ano atrás e na altura não fazia sentido.
A vida fez-nos voltar a conversar.
E no fim dessa conversa a Cláudia envia-me uma mensagem a dizer que aceita vir partilhar parte da sua história para ajudar os outros!
E o meu coração encheu. De felicidade e nervos.
Nervos porque quando conversamos com uma mulher que passou pelo que é inimaginável não me sinto à altura.
E tive medo. De fazer as perguntas erradas. De em algum momento não ser colo.
E a Cláudia partilhou.
Com amor.
Para ajudar outros que vivam uma dor e que nalgum momento pensem deixar de viver.
Ajudar a que percebam que há caminho.
E ainda que com esta dor de perder num desastre de carro o marido Manuel e o filho Zé, a Claúdia segue viagem.
Com a bengala de um psiquiatra e psicólogo que tem a sorte de ter.
Que tem a sorte que os seus pais tenham garantido logo.
OBRIGADA querida Cláudia!
Talvez daqui a 1 ano estejamos juntas e eu menos nervosa.
E tu já cheia de graça, a que tens e dás aos outros.
Esta conversa foi patrocinada pela BabybyPikis. Uma marca de roupa para crianças feita com o coração. De um Zé que nasceu por ter sido tão desejado pela Claudia e o Manuel.
Apostem nesta marca que além das roupas amorosas estão a apoiar uma pessoa incrível.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Thu, 25 Nov 2021 - 59min - 52 - Madalena Santa Marta - Homossexualidade - "Viver em verdade!"
Conheço a Madalena das férias em São Martinho do Porto. Sempre alegre e bem disposta.
Sempre pronta a festa! Este ano a Madalena casou com a Helena e finalmente vive em verdade. Feliz! Nesta conversa partilhou os anos duros que passou a tentar colocar debaixo do tapete quem realmente era.
Partilhou para que outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo sintam colo e ganhem coragem de ser quem são. De se começar a desconstruir paradigmas e que os outros percebam o impacto que têm em vidas.
Que gostamos uns dos outros não pelas pessoas de quem eles gostam, mas pelo que cada um de nós é! Fiquei muito contente por ter conversado com a Madalena porque sei que vai ajudar quem a ouvir. Mas porque senti que realmente está leve leve. Que os dias pesados pesados já foram e o tapete que existe à porta de casa já não esconde nada.
Obrigada furacão Madalena!
Espero que se inspirem!
Beijinhos
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 13 Nov 2021 - 1h 06min - 50 - Transplante de Rins - "A música que lhe deu um rim e tanto que o Thomás dança com a vida!"
O Thomás nem sei bem por onde começar ou como descrever parte da vida do Thomás que nesta conversa conheci.
É de facto uma pessoa que podia transformar um podcast não de 60min mas de várias e várias horas.
Tanta coisa que lhe aconteceu desde bebé até hoje.
Complicações no sistema urinário, insuficiência renal, dois transplantes de rins e tantas outras coisas consequência de tudo isto.
E o Thomás recorrendo à forma como a família da mãe o educou e exigiu dele tornou-se numa pessoa que apesar de levar tanto torna tudo leve.
Com dias pesados, com medos mas a querer viver.
A querer ser cada dia.
E sempre rodeado de boas pessoas.
Da Margarida e dos seus filhos.
E a vida dança numa música que vai criando, e já lhe deu um rim.
Não percam mesmo esta conversa porque é impossível não inspirar quem quer que seja.
OBRIGADA Thomás.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 30 Oct 2021 - 1h 02min - 49 - Epilepsia - "Pela minha filha Leonor estou mais atrevida!"
A Joana atreveu-se a falar comigo.
A querer partilhar parte da sua história.
Enquanto mãe da Leonor que é uma miúda feliz ainda que com Epilepsia e um autismo.
Pediu para ser voz de muitas mães que passam por isto.
Que passam por tantas dúvidas.
Que procuram tantos caminhos.
E que precisam de se atrever pelos seus filhos.
Que há um caminho.
E falámos do caminho desta família querida na esperança que vos dê colo.
Obrigada querida Joana!
Espero que se inspirem!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 23 Oct 2021 - 1h 04min - 48 - Alzheimer - "O amor de quem cuida."
A Angelina.
Minha vizinha na Graciosa onde cresci com os meus avós.
Um dia desafiou-me a falar com alguém sobre Alzheimer e quem a desafiou a sentar-se no cadeirão fui eu.
Desde cedo que cuida.
Cuida dos seus. Do seu pai quando teve um cancro na garganta e que acabou por morrer.
Da sua mãe quando lhe foi diagnosticado demência e logo depois de vários testes Alzheimer.
Conversámos muito sobre o duro que é ver uma pessoa que adoramos sofrer com esta doença.
Acima de tudo agradeci muito à Angelina a cuidadora incrível que é.
Que também quebra. Que também precisou de ajudar.
Espero que se inspirem!
Obrigada querida Maria por ter patrocinado esta conversa <3
Sat, 16 Oct 2021 - 57min - 47 - Cancro da Mama - "Vamos à máquina de lavar a loiça e voltamos ao normal!"
Conheci a Teresa quando fiz o meu curso de Coacher. Soube que tinha tido um cancro na mama. Durante o curso sempre com imensa energia, cuidados com a alimentação e saúde. Sempre com um sorriso e um olhar de quem gosta de viver. E não me enganei. Nesta conversa conversámos sobre o que é ser mãe de gémeos.
O que sermos pais de repente mexe e altera tanta coisa. A nível pessoal e do casal. Até ao dia em que a Teresa adia uma consulta de rotina e quando faz a consulta há qualquer coisa. Há um cancro da mama. Que entrou de repente e teve que ser retirado de repente. E de repente a vida vira furacão e um turbilhão. Ouçam. Porque vale mesmo a pena. Uma conversa simples, sem tabus e onde aprendi tanto.
OBRIGADA Teresa! Por tanto.
Esta conversa foi patrocinada pelo João da JLL que ao principio não queria que dissesse quem era mas que depois a minha sugestão aceitou que o podcast desse a conhecer a sua actividade profissional. OBRIGADA.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 09 Oct 2021 - 1h 11min - 46 - Luto da mãe, cancro e anorexia - "A mãe é sempre mãe!"
A Maria!
Temos em comum não termos vivas as nossas mães. A Maria cresceu com a mãe doente com um cancro mas sem nunca lhe dizerem que era cancro para a protegerem. A mãe da Maria sempre lutou e aguentou 12 anos nesta luta dura e na maioria das vezes sem mostrar qualquer tipo de queixas, sem alterar a rotina que tinham as duas. Num dia inesperado a mãe da Maria morreu. E a Maria fez-se de forte pelo pai e irmão. Demorou muito tempo até chorar. Demorou algum tempo até começar a fazer o luto. Pelo caminho desenvolveu uma anorexia o que lhe causou alguns danos emocionais e físicos. Percebeu que não estava bem e com o apoio do pai procurou tratamento e com a psicoterapia conseguiu controlar. Vai controlando. Pois como me disse " A anorexia é uma caminho". Falámos também do difícil que foi quando o pai começou a namorar. Do que sentiu e fez. Conversámos sobre isto de agora ser mãe e não ter cá a mãe.
E sempre de sorriso porque a Maria é de sorrisos.
Espero que se inspirem!
Esta conversa foi patrocinada pelo Bernardo Neto e Marta Cirne Consultores Imobiliários da Remax
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 02 Oct 2021 - 52min - 45 - Empreendorismo - " Ser feliz dá trabalho e o Manuel trabalha para isso!"
O Manuel Ferreira criou a Green Wave uma escola de Surf que não proporciona apenas uma experiência de surf mas que ensina surf.
E como mãe comprovo pois o Manuel Maria meu filho fez duas semanas surf e para além do que aprendeu sentimos em casa que cresceu. Não de tamanho mas como pessoa.
Porque o Manuel Ferreira é uma pessoa bem formada e com um coração grande.
Que nem sempre teve um percurso fácil para chegar onde está hoje.
Passou por Inglaterra 3 anos durante o curso de Gestão e que foram dos mais pesados que viveu.
Longe da família, dos amigos, do bom tempo de Portugal e das ondas para fazer surf.
Nestes 3 anos sempre trabalhou e estudou. Sentiu o que considera ser um depressão.
Mas não desistiu.
Feito o curso estagiou na Siemens e quando terminou um estágio de 6 meses no Banco de Portugal decide que não é atrás de uma secretária que é feliz.
E aqui nasce a Green Wave.
Conversámos sobre isto de sair fora do esperado, de ser aceite pela família mas ao mesmo tempo ter de cumprir certas coisas para o conseguir fazer. ( e o importante que é enquanto pais conseguirmos estabelecer os limites ao mesmo tempo que não cortamos sonhos).
A Green Wave é um sucesso e o Manuel teve durante anos sem entrar no mar depois de ter ficado demasiado tempo debaixo de água sem respirar.. O que mostra que é normal ter medos e estes não nos impedem de seguir em frente. Podem por vezes exigir mais de nós e fazem-nos estar mais atentos aos outros e ao que podem sentir se passarem por algo parecido.
Uma inspiração para muitos miúdos e graúdos porque nunca é tarde para corrermos atrás do que nos faz realmente feliz.
Como nunca é tarde para sermos colo dos nossos que saem fora da caixa e arriscam!
Espero que gostem!
Obrigada Manuel! E Parabéns pela equipa incrivel Green Wave!
Obrigada querida Rita Pinheiro por ter patrocinado esta conversa!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 25 Sep 2021 - 1h 01min - 44 - Divórcio, luto e abortos - “Um amor pela vida que a torna cor de rosa!”
Um dia recebi uma mensagem da prima da Marta a sugerir que a entrevistasse porque a Marta era especial.
Conseguia apesar de tudo o que lhe aconteceu na vida criar um mundo cor de rosa de póneis e unicórnios.
Sem saber nem conhecer achei piada. Convidei a Marta. E adorei.
Uma infância com pais separados onde naturalmente ganhou um papel de irmã mais velha especial. Duas casas, várias famílias mas uma união muito grande entre irmãos.
Casou como sonhou e para Londres rumou mas a vida às voltas lhe trocou. Divorciou-se.
E recompos-se.
Um dia um dos irmãos, o seu guarda costas do nada morre. E a Marta continua a ver o mundo cor de rosa.
E nesse mundo encontrou o seu até velhinhos onde se sente segura e feliz. Ainda que com duas gravidezes que não seguiram em frente.
Ainda assim conta tanta coisa e muito mais, a Marta é uma lufada de ar fresco. Um sorriso colorido que precisa de colo.
Espero que se inspirem!
Obrigada Marta!
Obrigada a Marta Cyrne e Bernardo Neto da Remax que patrocinaram esta conversa! Que apostam em pessoas!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 21 Aug 2021 - 1h 00min - 43 - Doença de Turner - “ Somos muito mais que Infertilidade!”
A Margarida nasceu com síndrome de Turner.
Nasceu com um dos dois cromossomos X parciais ou completamente ausentes.
O tratamento inclui o uso do hormônio de crescimento para tratar a baixa estatura e reposição estrogênica para a ausência dos sinais puberais.
A Margarida passou por tudo isto e aos 12 anos teve que ser operada e retirar os ovários. Aos 12 anos soube logo que não iria conseguir ser mãe. Mas não desistiu de conseguir este desejo de ser mãe. E conseguiu. Através da doação de óvulos. Num processo que é mais duro que leve.
E cheia de coragem e leveza partilhou connosco toda esta experiência para dar esperança a outras mulheres.
Deu a conhecer o seu projecto Turnit, onde enquanto psicóloga trabalha a essência de cada mulher. Ajuda a que não se percam no mundo da infertilidade e deixem que esta seja o que as define. Porque há muito mais para além da infertilidade.
Obrigada querida Margarida.
Esta conversa foi patrocinada pela Turnit, um projecto que se preocupa com pessoas!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 14 Aug 2021 - 41min - 42 - Empreendorismo - “Aceitar e confiar!”
A Margarida
Estava a voar e a mudar de companhia. Nesta altura apareceu o Covid. Ainda hoje está à espera de receber o "NÃO" entrou. Mas aproveitou o tempo em que esteve em casa para em jeito de brincadeira começar com a irmã a fazer pão. Do pão passaram para os bolos. Da família e amigos cresceram ao ponto de abrirem um espaço físico.
A "Numinstante!" é um sucesso porque é feita de pessoas trabalhadoras e dedicadas. Pessoas que colocam a família e o amor por aquilo em que acreditam em primeiro. Que confiam e se fazem ao caminho! Um exemplo de empreendorismo em família!
Obrigada querida Margarida!
Parabéns família!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 07 Aug 2021 - 51min - 41 - Super Mãe - "Antes de ser mãe sou mulher!"
Conheci a Bárbara quando através do Casar com Graça organizei o casamento com o Ricardo. Das pessoas mais e leves que conheci. Confiou e delegou. Sem grandes exigências. Sem ser vedeta.
A forma como era enquanto mãe cativou-me. Uma mulher giríssima, em forma, um sorriso lindo e que de repente tinha como prioridade as filhas. De repente casava mas a preocupação era a Flor ainda tão pequena. Se estava a dormir bem no quarto. Se o Ricardo a estava a vestir bem. Fiquei enternecida com esta forma tão bonita de ser mãe.
E foi numa conversa muito leve mas séria que falámos sobre isto de ser mãe, mulher. De amar e deixar de amar. De criarmos uma ideia e depois termos que nos desfazer dela. De seguranças que afinal são inseguranças.
De chegar à maturidade que nos permite gozar melhor a vida. Com mais confiança.
Obrigada querida Bárbara!
Esta conversa foi patrocinada pelos "OLISBOETA" gelados de salame incríveis que convido todos a provarem. Uma marca que ao patrocinar este podcast aposta em pessoas!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 31 Jul 2021 - 53min - 40 - Talento na cozinha - "Sem trabalho não se vai a lado nenhum!"
O Vasco!
Entrou em minha casa através do "OPASSE" um take away com comida do mundo que junta os pratos tradicionais a outros mais sofisticados. Entre amigos sempre foi o rebelde. Aquele que tinha a caderneta do Colégio sempre com recados.
O que comprava os óculos mais modernos ou extravagantes porque achava piada. Tirou o curso de Gestão na Nova mas a saber que não queria estar sentado atrás de uma secretária.
Numa viagem descobriu que queria mesmo ser cozinheiro!
E o que todos pensaram que seria mais uma das muitas ideias loucas do Vasco tornou-se num dom! Um dom que com muito trabalho, esforço e dedicação tem vindo a crescer e a criar projetos de sucesso e com qualidade!
O Vasco é a prova de que nem só os supostos certinhos têm sucesso. Que quando nos dão asas para apostarmos naquilo que realmente gostamos, com muito muito trabalho conseguimos ser muito bons no que fazemos.
O Vasco está de Parabéns! E que os Vasco´s rebeldes que nos ouçam entendam que às vezes o que faz sentido não passa por estar atrás de uma secretária num escritório de topo. O que faz sentido é encontrarmos aquilo em que realmente somos bons e apostarmos nisso!
Obrigada Vasco!
Esta conversa foi patrocinada pelo OPASSE, mais que um TakeAway de qualidade e com preços muito competitivos, é uma empresa que se preocupa e aposta em pessoas!
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 24 Jul 2021 - 48min - 38 - Ter Bipolaridade - "Desconstruir ideias! Não é vergonha ter uma doença mental!"
A Vanessa!
Que inspiração!
Conhecemo-nos no dia da nossa conversa. Quis ser voz e dar a cara pelas pessoas que sofrem de doenças mentais. O seu caso a Bipolaridade. A importância de estarmos a tentos ao outro e servirmos não de julgamento mas de alavanca para se sentirem acompanhados, compreendidos. Depois de um grande surto esteve internada.
Passou fases muito complicadas e difíceis, mas confiou no seu médico e teve sempre sempre sempre o apoio incondicional da família e dos seus amigos. Hoje está estável. Tem um trabalho que adora, um namorado que um dia irá ficar noivo e serão família.
É a prova viva que as doenças mentais alteram-nos mas podem não alterar a nossa vida na sua totalidade.
OBRIGADA do fundo do coração querida e GRANDE Vanessa por teres dado a cara a um tema que me diz tanto. Aos teus pais, um obrigada ainda maior pelo amor e dedicação que te dão. Por te aceitarem e cuidarem realmente de ti.
Espero que gostem!
Esta conversa foi patrocinada pelos Patronos deste projecto. Saibam como podem ser patronos e contribuam para mais gravações. Para ajudarmos.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 10 Jul 2021 - 1h 07min - 37 - Dislexia - “Dedicação e esforço feito em Equipa que vence!”
Quando perguntei nas redes sociais quem gostavam que entrevistasse uma das sugestões foi a Patrícia.
Uma das razões foi a voz que dá a Dislexia que a sua filha tem e de como isto veio transformar a sua vida.
A vida de todas.
Pois são três filhas e a Patrícia numa entrega e esforço diário para que a Francisca consiga vencer cada etapa.
E juntas acreditam e estão a conseguir.
Nesta conversa partilhamos o quão exigente e às vezes pesado pode ser lidar todos os dias com a Dislexia.
Espero que se inspirem!
Esta conversa foi patrocinada pela Sensai Portugal, uma marca que se preocupa com pessoas!
Patrocinado por: SENSAI
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 03 Jul 2021 - 58min - 36 - Luto de um pai - "Tentar ver sempre o melhor de dois mundos!"
Comecei a seguir a Susana, para muitos “Zana” através das festas para crianças. Depois por sugestão de uma patrona comecei a seguir a nova página onde escreve e fala sobre a família. A forma como deu a volta a um momento de crise e se recriou para conseguir manter a sua família em pleno Covid onde tudo parou. Atrás disto tem uma história de vida com momentos pesados que a marcaram. Uma infância e adolescência bastante regrada e exigente em horários. O pai que morreu de uma forma dura numa discussão em pleno trânsito. E tudo o que isto lhe deixou. Acima de tudo, a forma como sorri em todos os momentos da vida.
Espero que se inspirem!
Esta conversa foi patrocinada pela Sensai Portugal uma marca que cuida e aposta em pessoas!
Patrocinado por: SENSAI
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Fri, 25 Jun 2021 - 1h 05min - 35 - Emagrecer 32kg - "Ver os alimentos como saudáveis ou não saudáveis!"
Comecei a seguir a Beni nas redes socias por recomendação de uma amiga.
Numa fase em que também estou numa mudança de estilo de vida a Beni foi uma inspiração.
Falámos muito sobre o que é isto de ter um estilo de vida saudável.
O viver em paz com a alimentação.
E o perigo que é quando fazemos dietas rígidas que nos retiram alimentos.
A compulsão alimentar e o afastamento da vida social para evitar comer e beber alimentos proibidos.
Depois de ter passado por dietas super restritas conseguiu encontrar paz na alimentação. Perdeu 32kg, faz exercício físico e conhece cada vez melhor os nutrientes que lhe fazem bem e as devidas quantidades.
Tudo isto com muito esforço e dedicação.
Tudo isto nem sempre em momentos fáceis. Porque quando uma mãe que era a vida de uma casa cheia morre o mundo abana.
E a Beni vai-lhe sorrindo sempre com boa disposição e sotaque do Norte.
Aquele sotaque que nos diz logo que estamos a conversar com alguém que tem punho na vida!
Espero que se inspirem!
Obrigada Beni.
Obrigada Sensai Portugal por patrocinar esta conversa!
Sat, 19 Jun 2021 - 1h 07min - 34 - Medicina - "Dedicação para fazer o que realmente se adora!"
A Muriel é minha noiva. Quando digo minha noiva é porque o Casar com Graça está a organizar o casamento da Muriel com o Mário. O Mário que faz parte dos 4eMeia. E entraram os dois no nosso escritório da forma mais simples e humilde. De coração. E por isso é no coração que tenho a Muriel. A minha Muriel. Nestes anos fui acompanhando de perto a forma como o ser médica altera e mexe a vida da Muriel. A forma como fazer aquilo que tanto adora tem impacto no seu dia a dia e nas suas escolhas futuras. Que a fez ter de adiar o casamento num ano em que o Covid-19 trocou as voltas a tantos e principalmente aos médicos! E falámos um pouco de tudo. E soube tão bem! Uma conversa simples e bonita, como são as pessoas simples e bonitas!
Obrigada Muriel! Obrigada Sensai pelo patrocinio desta conversa e serem uma marca que aposta em pessoas!
Espero que se inspirem!
Patrocinado por: SENSAI
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 12 Jun 2021 - 1h 02min - 33 - Trissomia 21 e Aborto - "No amor encontramos a cura!"
Sigo a Andreia nas redes sociais porque de facto me inspira. Inspira-me em vários sentidos e de diferentes formas. A forma como escreve e partilha a sua vida connosco sempre de forma tão honesta e bonita. Bonita porque a Andreia deu a cara pela T21 e dá a conhecer o bom e o mau de um dia a dia com esta doença.
Honesta porque abortou de uma filha com 19 semanas e um momento tão mas tão duro como este foi partilhado para dar colo a quem passa ou passou pelo mesmo. Inspira-me pela forma como vê que há em tudo sempre um lado positivo. Inspira-me porque vê a vida com amor e nele a tábua de salvação para tanta coisa. Ainda que em nova tenha sentido e vivido o que é um amor doentio e possessivo, acreditou e voltou a amar.
A casar e a ter os seus tão sonhados 4 filhos. Cada um com um papel, cada um no seu coração.
Espero que se inspirem!
Obrigada Andreia! Obrigada Sensai por patrocinar esta conversa e assim apostar em pessoas!
Patrocinado por: SENSAI
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 05 Jun 2021 - 1h 11min - 32 - Viver em Missão - “do Cabaret para o Convento e do Convento para as Missões”
A Francisca! Temos vários amigos em comum e por isso têm sido várias as vezes em que nos cruzámos. Mas com conversa de circunstância em noites ou jantaradas. A última vez que tive com a Francisca foi numa peregrinação que fiz com os jesuítas onde a Francisca já estava como Escrava. A vida foi correndo e soube que passados uns anos desistiu de ser Freira e seguiu caminho nas Missões. Desde Pedrógão Grande até estar na Grécia como Diretora de um projeto e a trabalhar diretamente com Refugiados, a Francisca é uma inspiração. Pela forma como partilhou partes da sua vida quando bebia e fumava ganzas mas ia à missa. Quando por ter deslexia tinha bastantes dificuldades na escola mas chegou uma altura em que decidiu que ia conseguir e conseguiu! Tanta coisa!
Obrigada Francisca! Pelo ataque de riso que me deste nesta conversa e que não cortei porque foi tão bom!
Espero que gostem e se inspirem!
Patrocinado por: SENSAI
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
Sat, 29 May 2021 - 1h 01min
Podcasts similaires à Páginas com Graça
O Amor é Antena1 - RTP
Radicais Livres (3ª Série) Antena1 - RTP
Prova Oral Antena3 - RTP
isso não se diz Bruno Nogueira
Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
FALA COM ELA INÊS MENESES
TSF - Visão de Jogo - Podcast João Ricardo Pateiro, Vítor Santos e Luís Freitas Lobo
Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
A Eleição Mais Louca de Sempre Observador
A História do Dia Observador
E o Resto é História Observador
Gabinete de Guerra Observador
Homens de uma Certa Idade Observador
Expresso da Manhã Paulo Baldaia
Contas-Poupança Pedro Andersson
O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, José Diogo Quintela
Realpolitik Sérgio Sousa Pinto e Miguel Pinheiro
Irritações SIC
Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
Eixo do Mal SIC Notícias
Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
