Filtrar por género

P24

P24

PÚBLICO

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui

3233 - 1.º de Maio. CGTP: "As novas formas de trabalho não são mais do que um retrocesso nos direitos dos trabalhadores"
0:00 / 0:00
1x
  • 3233 - 1.º de Maio. CGTP: "As novas formas de trabalho não são mais do que um retrocesso nos direitos dos trabalhadores"

    Nasceu depois de 1974, e afirma que os princípios de Abril estão em causa. É secretário-geral da CGTP e membro do comité central do PCP. Chama-se Tiago Oliveira e espera que a grande participação popular no dia 25 de Abril se repita, amanhã, primeiro de Maio, cinquenta anos depois da maior manifestação popular de sempre no país. Para a CGTP, não faltam razões para que tal aconteça, devido ao resultado das últimas eleições e à precariedade e degradação das condições de trabalho. Basta dizer que 45% dos trabalhadores têm horários atípicos, que trabalham por turno, têm horários nocturnos ou trabalham ao fim-de-semana. Apesar disso, a taxa de sindicalização tem vindo a descer. Caiu de mais de 63% para 15% em quatro décadas. Acrescente-se que o sindicalismo tradicional está de alguma forma ameaçado por protestos inorgânicos, que são convocados à sua revelia e sem a sua participação. O teletrabalho e as plataformas digitais são outros desafios. É um processo irreversível ou os sindicatos podem recuperar essa representatividade perdida? Uma coisa é certa, a contestação vai aumentar, garante o líder da maior central sindical portuguesa.

    Nota: Por lapso, no áudio, o nome de Tiago Oliveira é referido de forma errada como Tiago Lopes. Ao visado as nossas desculpas.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 29 Apr 2024
  • 3232 - Portugal deve liderar a reparação dos "pecados" do colonialismo?

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu neste sábado que Portugal tem a "obrigação" de "liderar" o processo de reparação aos países que foram colonizados, sob pena de perder "capacidade de diálogo" com os mesmos. E notou que esse processo não tem de passar por "pagar uma indemnização", dando como exemplo reparações já feitas por Portugal como o perdão de dívida aos países colonizados ou o "estatuto de mobilidade" dos nacionais dos países de língua oficial portuguesa. Neste P24 ouvimos a antropóloga Elsa Peralta.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Sun, 28 Apr 2024
  • 3231 - Chegou ao fim a era Pinto da Costa no Futebol Clube do Porto?

    As eleições dos órgãos sociais do FC Porto vão decorrer neste sábado com um contexto diferente do histórico do clube dos últimos anos. Habituado a um apoio massivo dos sócios e a pouca ou mesmo nenhuma oposição interna, Jorge Nuno Pinto da Costa terá desta vez a forte concorrência de André Villas-Boas. Há motivos para Pinto da Costa estar preocupado? Nestas eleições concorre também de novo Nuno Lobo. Neste P24, ouvimos o jornalista Miguel Dantas.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Fri, 26 Apr 2024
  • 3230 - 25 de Abril: A história da emissão de Grândola, Vila Morena na Rádio Renascença

    Foi numa fita pré-gravada que Grândola, Vila Morena serviu de senha ao 25 de Abril, não houve ninguém no estúdio a pôr o disco em directo. Foi uma aventura com final feliz. Neste P24, ouvimos na íntegra a rubrica de poesia do programa Limite, emitida na Rádio Renascença a partir das 00h20 de 25 de Abril de 1974. Antes, o então realizador da Renascença Manuel Tomás conta a história por detrás desta emissão, num excerto da entrevista que deu à RTP3 a 25 de Abril de 2024.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 25 Apr 2024
  • 3229 - Abril e as memórias de Manuel Alegre

    Manuel Alegre foi a voz da liberdade contra o fascismo, o gonçalvismo, o neoliberalismo, em defesa dos valores do socialismo democrático. Agora, conta a sua vida e a do país num livro essencial. Neste P24, Manuel Alegre conversa com Manuel Carvalho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Tue, 23 Apr 2024
Mostrar más episodios