Nach Genre filtern

Olhar Anacrônico

Olhar Anacrônico

O podcast de literatura no seu tempo

Um podcast de conversas descontraídas sobre os temas mais inusitados do vasto mundo da literatura e seus derivados. A ideia é trazer um olhar contextualizado com novas perspectivas e interpretações sobre as obras escolhidas para cada programa. Seja um devorador de livros ou alguém pouco afeito à leitura, sem sombra de dúvidas aqui você encontra o podcast de literatura no seu tempo.

47 - Persuasão, de Jane Austen | OA 46
0:00 / 0:00
1x
  • 47 - Persuasão, de Jane Austen | OA 46

    Um podcast de literatura que se preze não pode deixar de falar de alguns autores que marcaram gerações de leitores através do séculos. A lista é longa, é verdade. Por aqui já passaram desde alguns clássico como “O Corcunda de Notre-Dame”, de Vitor Hugo, até os mais pop como “Para todos os garotos que já amei", da escritora Jenny Han.

    Mas um nome é praticamente unânime: a assustadoramente atual, Jane Austen, escritora inglesa da primeira metade do século XIX, que muito dificilmente não preenche um lugar nas prateleiras e corações de contestadores mundo a fora.

    Vem com a gente conversar sobre “Persuasão”, último livro autora, que conta a história de um relacionamento “mais maduro”, repleto daqueles “não-ditos”, mas ainda sim uma carta convicta dos valores que a “tia Jane” sempre defendeu.

    Mon, 29 Jan 2024 - 47min
  • 46 - Retrospectiva 2023 | EL 45

    O ano começou e com ele nada melhor do que relembrar os livros e notícias que marcaram o ano de 2023 no Olhar Anacrônico

    Mon, 08 Jan 2024 - 37min
  • 45 - Jogos Vorazes - Série de Filmes | OA 44

    “Jogos Vorazes - A cantiga dos pássaros e das serpentes” saiu no finalzinho de 2023 e não deixamos passar a oportunidade de reassistir a consagrada quadrilogia de filmes adaptada da série de livros da autora Suzanne Collins, os famosos: “Jogos Vorazes” de 2012, "Jogos Vorazes: Em Chamas” de 2013 e as duas partes de “Jogos Vorazes: A Esperança”de 2014 e 2015.

    Vem com a gente conferir se a série clássica de Katniss Everdeen resistiu ao teste dos 10 anos nesse episódio especial em que gravamos pela primeira vez em vídeo.

    Tue, 26 Dec 2023 - 21min
  • 44 - As diferentes propostas de feira do livro em São Paulo | EL 43

    A 25ª Festa do Livro na USP acabou no final de semana passado e acreditamos que não existe melhor oportunidade para falar sobre feiras do livro do que agora. Feiras como a Bienal do Livro, a FIL (feira internacional do livro de Ribeirão Preto), a Festa do Livro na USP e A Feira do Livro no Pacembu tem propostas diferentes em sua organização. Será que elas são bem sucedidas em suas intenções? Quais as suas diferenças?

    Nos acompanhe em mais um episódio falando sobre esse vasto mundo da literatura.

    E você, tem um evento de livros favorito? Esquecemos de algum? Comenta aqui pra gente.

    Tue, 21 Nov 2023 - 33min
  • 43 - O Rei de Amarelo, de Robert W. Chambers | OA 42

    Antes de virar a criatura tentacular que conhecemos hoje, o Rei de Amarelo fez uma longa jornada pelas décadas. Para cada escritor uma interpretação, uma mitologia: o Inominável, Kaiwan, Hastur, H'aaztre, Assatur, o Devorador Longínquo, Um rei aquém imperadores já serviram, o Deus Vivo, a Máscara Pálida, o Rei de Amarelo.

    Desde a primeira referência para Carcosa com Gustave Nadaud em seu poema Carcassone, para Ambrose Bierce (El Gringo Viejo) e suas histórias fantasmagóricas, chegando ao ilustre Robert Chambers e sua peça amaldiçoada, para H.P Lovecraft com seus deuses antigos no espaço profundo, até August Derleth, Nic Pizzolatto e tatos outros autores que utilizaram e se inspiram no Rei.

    Venha com a gente visitar a perdida Carcosa nesse episódio especial de Dia das Bruxas sobre “O Rei de Amarelo” de Robert W. Chambers e a sua mitologia coletiva que promete assombrar a humanidade até os seus últimos dias.

    Mon, 13 Nov 2023 - 1h 03min
Weitere Folgen anzeigen