Filtrer par genre

Podcast das Marias

Podcast das Marias

Uma Cerveja, Por Favor

Pode chamar de Maria que a gente responde! Mulheres cruzeirenses que amam futebol.

83 - Podcast das Marias #71 - Niginho: um jogador que desafiou Mussolini
0:00 / 0:00
1x
  • 83 - Podcast das Marias #71 - Niginho: um jogador que desafiou Mussolini

    Quando os italianos Fúlvio e Rosa Fantoni chegaram ao Brasil, eles jamais poderiam imaginar que o filho Leonízio, o Niginho, seria um jogador de futebol famoso no mundo inteiro, que fosse enganar o ditador Benito Mussolini, sem temer o homem que mandava na Itália na década de 1930 virando até manchete de todos os jornais durante a Copa de 38...

    Neste episódio, apresentamos o piloto do “Futebol em Contos” para contar um pouco mais da aventura do Niginho, jogador e ícone do Palestra Itália. 

    Com texto baseado na crônica “Niginho: O menino metralha” de Cláudio Arreguy do livro “Os dez mais do Cruzeiro”, também utilizamos a Revista Placar, edição nº 26 de 1970 e reportagens dos jornais “A Noite” e “O Jornal”, edições de 1935 e 1938 consultados no arquivo da Biblioteca Nacional. 

    Revisão de texto: Rafaela Freitas; 

    Locução e pesquisa: Luciana Bois 

    Edição de som: Lucas Bois

    Foto da Capa: Acervo O Globo

    Podcast das Marias


    Sun, 23 May 2021 - 07min
  • 82 - Podcast das Marias #70 - O Cruzeiro conquista o Brasil e o América pela primeira vez

    O sonho dos descendentes italianos se tornou realidade e estava prestes a se tornar algo grande. Após conquistar Minas Gerais e os mineiros, o Palestra que virou Cruzeiro caminhava para encantar o restante do Brasil e América do Sul.Neste segundo episódio – Especial Centenário - contamos um pouco mais sobre o grande Cruzeiro que até hoje encanta à muitos nostálgicos do futebol. O grande Cruzeiro de Tostão, Dirceu e companhia apresentava a genialidade que também vinha de terras mineiras para o mundo ao bater o Santos do poderoso Pelé em vitórias incontestáveis em 1966. E, nas metas defendidas pelo Raul, limpamos as nossas lágrimas de tristezas pela perda do incrível Roberto Batata e chegamos ao primeiro título da Libertadores de 76.

    ✩ Produção e apresentação: Luciana Bois e Rafaela Freitas

    ✩ Patrocínio: Cruzeiropedia.org

    ✩ Foto da Arte: Abril Press / Revista Placar, especial “As maiores Torcidas do Brasil – Cruzeiro” de Abril/1979

    Referência Bibliográficas: Site Memória Azul; Site Guerreiro dos Gramados; Crônica "Foi Mais Uma Noite Infernal" da Revista Placar - Especial Torcida Cruzeiro de abril de 1979; Narrações do em áudio é do Fiori Gigliotti

    Thu, 28 Jan 2021 - 22min
  • 81 - Podcast das Marias #69 - O início de um sonho

    Cruzeiro cem anos de história. Cem anos de lutas e de glórias. Cem anos do início de um sonho que teria dado perfeitamente certo se não fossem alguns pesadelos. Neste primeiro episódio - Especial Centenário - contamos um pouco sobre o contexto histórico, a fundação e os primeiros anos do Palestra-Cruzeiro com uma pesquisa feita pela Rafaela Freitas. Também voltamos no tempo com uma reportagem sobre a vitória do até então Palestra contra o Athletico, quando a equipe barropretana conquistou o segundo título do tricampeonato montanhez (essa descrição é chique tal qual o episódio de hoje). ✩ Produção e apresentação: Luciana Bois e Rafaela Freitas  ✩ Patrocínio: Cruzeiropedia.org  ✩ Foto da Arte: Abril Press / Revista Placar, especial "As maiores Torcidas do Brasil - Cruzeiro" de Abril/1979  Referência Bibliográficas: artigo “Unificação italiana”, da professora de história Juliana Bezerra, que está disponível no site Toda Matéria, e as informações do nosso parceiro Cruzeiropedia.org. A resenha esportiva é do "O Jornal" da edição impressa de 19 de novembro de 1929 e faz parte do acervo digital da Fundação Biblioteca Nacional, acessado no memoria.bn.br.

    Sat, 02 Jan 2021 - 07min
  • 80 - Podcast das Marias #68 - Time grande não sobe?

    2020, obrigada por nada! 

    Ficamos esperando que o tal do novo normal fizesse das pessoas seres mais compreensíveis. Nos disseram que a pandemia iria despertar empatia e outros bons sentimentos. Mas o que temos visto é o contrário. Estamos cercados por irresponsáveis e egoístas que estão há meses fazendo pouco caso com as nossas vidas. Estamos à mercê de um governo que ri diariamente dos quase duzentos mil mortos pela covid-19. Como se não bastassem os novos problemas, ainda temos que lidar com os problemas de sempre: o racismo que mata, o machismo que mata… 2020 nos adoeceu. 

    Quem não pegou covid, adoeceu da cabeça. Ou os dois. E não vai ter receita de pão capaz de resguardar saúde mental. Se tem uma lição para se tirar de tudo isso é: não espere nada de ninguém. Muito menos do Cruzeiro. E quem diria que a série B seria o menor de nossos problemas? Que venha 2021, mesmo que a gente não espere muito dele. Nem mesmo um centenário minimamente decente.

    ✩ Produção e apresentação: Izabela SantanaLuciana Bois, Rafaela Freitas e Samanta Santos (edição)

    ✩ Patrocínio: Cruzeiropedia.org

    Neste episódio:

    Time grande não sobe?
    Balanço do ano - Cruzeiro
    O que esperar desse final de temporada?
    Futebol feminino: derrota na final do mineiro e A1

    Música: Na beira do caos - Ney Franco e João Hernandes

    Tue, 29 Dec 2020 - 40min
  • 79 - Podcast das Marias #67 - 8M: Marias, Marias

    Há um ano, a gente gravava o episódio 36, chamado “É preciso ter sonho sempre”, em alusão à Música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Naquele programa, comemorávamos a chegada do time feminino do Cruzeiro, considerando uma grande vitória, ainda mais no contexto do 8 de março. 

    De lá para cá, aquele time nos encheu de orgulho e alegria. Já o dos homens, bem, deixa pra lá. 2019 foi um ano muito importante para as mulheres envolvidas com futebol. Vimos a audiência da Copa do Mundo de futebol feminino bater números importantes, os campeonatos nacionais e estaduais chegaram à TV aberta, jornalistas e comentaristas ganharam um pouco mais de espaço na imprensa. A necessidade de equiparação de salários entrou na pauta das federações de futebol de vários países. 

    Mas o caminho continua longo e árduo. Entre uma pequena grande vitória e outra, a gente segue obrigada a assistir ex-jogador/comentarista mandando conselheira de futebol lavar roupa. Teve mascote, aliás, um homem fantasiado de mascote assediando atleta. Tem salário desigual. Tem machismo. Tem misoginia. 

    E tem luta... nesse grande retrato da nossa sociedade! 

    Foto da Arte:Cruzeiro / Divulgação

    ✩ Produção, edição e apresentação: Luciana Bois e Rafaela Freitas 

    ✩ Convidadas: Natália Andrade e Bárbara Machado (nossa querida Paçoca!) 

    ✩ Áudios especiais:Marina Bois, Gabriela Moreira, Ana Carolina Vimieiro, Raquel, Mariana e Isabelle 

    ✩ Patrocínio: Cruzeiropedia.org

    Música: Maria, Maria - Milton Nascimento (Milton Nascimento / Fernando Brant) - Universal Music

    Mon, 16 Mar 2020 - 1h 16min
Afficher plus d'épisodes