Filtrer par genre
Com narração de Soraia Chaves e banda sonora original de Cláudia Pascoal, esta é a história de como, em julho de 1940, os nazis tinham um plano para raptar em Portugal o Rei inglês que abdicou do trono por amor. Em plena Segunda Guerra Mundial, Lisboa é um dos grandes centros internacionais de espionagem e conspirações internacionais. E, durante um mês, é palco de uma guerra muito particular que envolve os serviços secretos britânicos, alemães, a polícia política portuguesa e um monarca inglês caído em desgraça.
O duque de Windsor, que reinou apenas durante um ano como Eduardo VIII e abdicou do trono de Inglaterra para casar com a americana Wallis Simpson, vem para Cascais depois de os alemães invadirem Paris, onde residia. Durante anos, as alegadas simpatias nazis do Duque estiveram sob suspeita. Hitler tem um plano: quer voltar a pô-lo no trono quando a Alemanha vencer a guerra. No limite, os alemães estão dispostos a raptar o Duque para o tirar de Lisboa. Parecia um plano perfeito. Mas Hitler vai ser traído por quem menos espera. E essa traição vai acontecer em Portugal.
Narração: Soraia Chaves
Banda sonora: Cláudia Pascoal
Guião e entrevistas: João Santos Duarte
Sonoplastia e pós-produção áudio: Beatriz Martel Garcia e Artur Costa
Design gráfico: Miguel Feraso Cabral
Edição: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte
Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.
- 21 - Episódio 2. Deslumbrada por Che Guevara | Os Escândalos de uma Revolucionária
No segundo episódio de "Os Escândalos de uma Revolucionária", dois meses depois do desaparecimento, chegam finalmente a Lisboa notícias de Annie. Depois de aliviados, os Silva Pais ficam furiosos: a filha esteve sempre em Cuba, escondida do marido e dos amigos portugueses, numa casa do regime. Abandonou tudo para se juntar à luta de Fidel Castro e Che Guevara.
Nessa altura, Raymond Quendoz, que conheceu Annie em julho de 1960, depois de pôr um anúncio no Diário de Notícias, e se casou com ela três meses depois, já pediu o divórcio.
Pouco tempo depois de chegarem a Havana, foram juntos assistir a um discurso de Che Guevara. Logo nesse dia, o diplomata suíço apercebeu-se da devoção especial que a mulher parecia ter pelo ícone da revolução cubana. A partir daí, a situação só piorou: Annie chegou a cortar o cabelo como Che. E nunca mais usou o vestido decotado de renda, vermelho, que o próprio revolucionário lhe elogiou, numa festa em que estiveram juntos, na embaixada da Holanda em Havana.
Foi justamente a partir desse dia que a vida de Annie Silva Pais mudou para sempre.
"Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez. Pode ouvir semanalmente os episódios de"Os Escândalos de uma Revolucionária" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 21 Sep 2026 - 20 - Estreia."Os Escândalos de uma Revolucionária". Episódio 1: A filha do diretor da PIDE desapareceu
Outubro de 1965. Na estreia de "Os Escândalos de uma Revolucionária", o diplomata suíço Raymond Quendoz espera pela mulher na pista do aeroporto de Havana, mas a portuguesa Annie Silva Pais simplesmente não aparece.
Toda a gente quer saber onde está a portuguesa. Porque Annie não é só casada com um diplomata suíço. Também é filha de um dos homens mais importantes do Estado Novo, Fernando Silva Pais, o diretor da PIDE.
O desaparecimento de Annie vai dar origem a um mistério de dimensão internacional que vai mobilizar o responsável da CIA em Havana, o chefe dos serviços de segurança suíços, o mais alto representante de Portugal em Cuba, e até Salazar e Fidel Castro.
Durante meses, todas estas pessoas vão andar à procura de Annie. Todas, menos uma: há alguém que sabe muito bem onde ela está.
"Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez. Pode ouvir semanalmente os episódios na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast.
Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 14 Sep 2026 - 19 - A música de Frankie Chavez para "Os Escândalos de uma Revolucionária" | Novo Podcast Plus estreia a 15 de setembro
Frankie Chavez é o autor da banda sonora original do novo Podcast Plus do Observador, "Os Escândalos de uma Revolucionária". Estreia a 15 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 14 Sep 2026 - 18 - Trailer "Os Escândalos de uma Revolucionária" | Novo Podcast Plus estreia a 15 de setembro
"Os Escândalos de uma Revolucionária" revela a história de Annie Silva Pais, a filha do último diretor da PIDE. No Estado Novo, fugiu do marido diplomata com a ajuda de Fidel Castro e juntou-se aos cubanos. No 25 de Abril, voltou para ajudar a fazer a revolução em Portugal — e para tentar salvar o pai.
O novo Podcast Plus do Observador é uma série para ouvir em seis episódios que tem narração da atriz Bárbara Branco e banda sonora original de Frankie Chávez.
Estreia a 15 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 07 Sep 2026 - 8 - Episódio 6: Um rapto impossível | Um Rei na Boca do Inferno
Último episódio. O plano nazi para raptar o Duque de Windsor em Portugal é alvo de um sabotador improvável. Com o aproximar do dia da partida do Duque para as Bahamas, os alemães começam a ficar sem tempo e decidem recorrer a uma última jogada desesperada: pedem ao banqueiro português Ricardo Espírito Santo para fazer uma abordagem direta a Eduardo com uma oferta para se passar para o lado da Alemanha.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 02 Sep 2024 - 7 - Episódio 5: O James Bond nazi | Um Rei na Boca do Inferno
Os nazis enviam a Portugal o agente secreto Walter Schellenberg para garantir que o plano para atrair o Duque para o lado da Alemanha é bem sucedido. O agente coloca em prática várias manobras para tentar assustar Eduardo e convencê-lo de que não está seguro em Portugal. Quando nada resultar, Hitler recorre a uma medida desesperada: ordena o rapto do Duque.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 26 Aug 2024 - 6 - Episódio 4: O banqueiro no ninho dos espiões | Um Rei na Boca do Inferno
O dono da mansão cor de rosa onde o Duque de Windsor fica instalado na Boca do Inferno, em Cascais, em julho de 1940, é um dos homens mais poderosos e influentes do país. Ricardo Espírito Santo tem boas relações tanto com os britânicos como com os alemães, mas é a amizade próxima com o embaixador alemão em Lisboa que vai levantar suspeitas. Estará o banqueiro do lado dos nazis no plano para colocar o Duque novamente no trono de Inglaterra caso a Alemanha vença a guerra? Convencido de que Eduardo está disposto a alinhar no plano, Hitler decide enviar a Lisboa um agente secreto para assegurar o sucesso da missão.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 19 Aug 2024 - 5 - Episódio 3: Um segredo escondido na floresta | Um Rei na Boca do Inferno
A poucos dias do fim da guerra, os Aliados descobrem numa floresta alemã uma série de documentos secretos nazis. É só o início: dias depois de a Alemanha se render, são encontrados ficheiros altamente reveladores e comprometedores — para o Duque de Windsor e não só. No verão de 1940, Eduardo e Wallis não são os únicos a passar por Lisboa. A capital portuguesa é um verdadeiro ninho de espiões, onde estão alguns dos agentes secretos que vão ficar célebres. Entre eles, Dusko Popov, o homem que se diz ter inspirado James Bond. Os alemães têm um plano para o Duque de Windsor, e a primeira parte desse plano passa por trazer Eduardo de volta para Espanha, um território mais favorável aos interesses nazis. Uma vez lá, vão propor-lhe que regresse ao trono de Inglaterra quando a Alemanha vencer a guerra.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 12 Aug 2024 - 4 - Episódio 2: Um chá com Hitler | Um Rei na Boca do Inferno
Pressionado pelo governo britânico, o Duque de Windsor decide ceder e regressar a Inglaterra um dia depois de chegar a Portugal. Mas quando se dirige à embaixada para comunicar a decisão, recebe uma informação inesperada que vai mudar tudo. Menos de dois anos antes, em outubro de 1937, Eduardo esteve frente a frente com Hitler durante uma visita à Alemanha. E, mesmo depois de Eduardo ter abdicado do trono para se casar com Wallis Simpson, os nazis continuam a ter planos para ele.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 05 Aug 2024 - 3 - Estreia. “Um Rei na Boca do Inferno”. Episódio 1: O hóspede da casa cor de rosa
Os Duques de Windsor chegam a Lisboa em julho de 1940, depois de os nazis terem invadido França e tomado Paris, onde viviam. O Duque, que foi o Rei Eduardo VIII antes de abdicar para poder casar com Wallis Simpson, uma americana duas vezes divorciada, está em guerra aberta com o governo e a família real. Eduardo só deveria ter ficado um ou dois dias em Portugal antes de regressar a Londres, mas nunca vai chegar a apanhar o avião. Durante um mês, o Duque fica instalado em casa do banqueiro Ricardo Espírito Santo, na Boca do Inferno, em Cascais. Torna-se no centro de todas as intrigas que envolvem os serviços secretos portugueses, britânicos e alemães. Hitler tem um plano para o Duque. E se ele não quiser colaborar, no limite os nazis estão dispostos a raptá-lo.
“Um Rei na Boca do Inferno” é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Soraia Chaves e a banda sonora original é de Cláudia Pascoal. Pode ouvir semanalmente os episódios de “Um Rei na Boca do Inferno” na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 29 Jul 2024 - 2 - A música de "Um Rei na Boca do Inferno", por Cláudia Pascoal
Cláudia Pascoal é a autora da banda sonora original do novo Podcast Plus do Observador. "Um Rei na Boca do Inferno" é narrado por Soraia Chaves e estreia a 30 de julho.
É a história de como, em julho de 1940, os nazis tinham um plano para raptar em Portugal o Rei inglês que abdicou do trono por amor. Em plena Segunda Guerra Mundial, Lisboa é um dos grandes centros internacionais de espionagem e conspirações internacionais. E, durante um mês, é palco de uma guerra muito particular que envolve os serviços secretos britânicos, alemães, a polícia política portuguesa e um monarca inglês caído em desgraça.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 29 Jul 2024 - 1 - Trailer “Um Rei na Boca do Inferno”. Estreia a 30 de julho
Em julho de 1940, Eduardo VIII, o Rei inglês que abdicou do trono por amor, passou um mês em Portugal. Os nazis tinham um plano: recolocá-lo no trono quando vencessem a guerra. Para isso, estavam dispostos a raptar o antigo monarca em Lisboa. “Um Rei na Boca do Inferno” é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Soraia Chaves e tem banda sonora original de Cláudia Pascoal.
Pode ouvir semanalmente os episódios de “Um Rei na Boca do Inferno” na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Tue, 23 Jul 2024
Podcasts similaires à Um Rei na Boca do Inferno
isso não se diz Bruno Nogueira
Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
Uma História de Portugal João Pedro Santos
Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
TSF - Visão de Jogo - Podcast Luís Freitas Lobo, Sofia Oliveira e Nuno Vieira
A História do Dia Observador
E o campeão é... Observador
E o Resto é História Observador
Gabinete de Guerra Observador
Os Escândalos de uma Revolucionária Observador
Expresso da Manhã Paulo Baldaia
Contas-Poupança Pedro Andersson
O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, José Diogo Quintela
Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
Eixo do Mal SIC Notícias
Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
Autres podcasts de Société et Culture
Irritações SIC
A Vida Dupla do Espião Traidor Observador
A História repete-se Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho
Prova Oral RTP Antena 3
Renascença - As pessoas têm que se acalmar, imediatamente! Renascença
FALA COM ELA INÊS MENESES
A Beleza das Pequenas Coisas Expresso
Geração 40 Júlio Isidro
Realpolitik Sérgio Sousa Pinto e Miguel Pinheiro
Alta Definição SIC
Justiça Cega Observador
Quinta Essência RTP Antena 2
O Princípio da Inquietação Catarina Barosa e David Erlich
Um Espião no Kremlin Observador
Affaires sensibles France Inter
Vamos Viajar na Maionese De Hugo van der Ding com Tiago Ribeiro
C dans l'air France Télévisions
TSF - Fórum TSF - Podcast TSF, Manuel Acácio
Libre antenne Europe 1
Parlons-nous RTL
