Filtra per genere

Português na Venezuela

Português na Venezuela

Cepe Venezuela

Programa que dá a conhecer o atual crescimento do idioma português na Venezuela.

56 - Conversa com Licínio Bingre do Amaral
0:00 / 0:00
1x
  • 56 - Conversa com Licínio Bingre do Amaral

    No Podcast ”Português na Venezuela" desta semana tivemos o privilégio e a honra de falar com Licínio Bingre do Amaral, Cónsul Geral de Portugal em Caracas. Nesta agradável conversa pudemos conhecer um pouco da sua vida pessoal e da sua trajetória professional como diplomata português na qual desempenhou várias funções ao serviço da diplomacia. A solidariedade da nossa comunidade na Venezuela e a afabilidade do povo venezuelano estarão entre as mais gratas lembranças do nosso Cônsul que regressará a Portugal nos próximos dias. No ”Lugar da História " recuámos até a época dos pretendentes à coroa portuguesa após o desaparecimento físico do rei D. Sebastião. Na música ficámos na companhia de Rui Veloso e do seu conhecido tema "Porto Sentido" e no final do Podcast concluímos com uma proposta clássica da autoria de Mendelsohn. Voltaremos em inícios de outubro. Mas quer saber mais? Fique connosco.

    Thu, 18 Aug 2022 - 37min
  • 55 - Conversa com Oskalifét Landáez

    No  Podcast "Português na Venezuela" desta semana tivemos a oportunidade de falar com a professora Oskalifét Landáez da Escola Eulália Buroz, localizada em Tacarigua de Brión, no Estado de Miranda. Oskalifét contou-nos aspetos da sua vida pessoal e de como se interessou pelo ensino de línguas estrangeiras, e mais concretamente, pelo ensino da língua portuguesa. O contacto com os alunos também tem sido bastante grato e tem dado os seus frutos nessa região da Venezuela, onde jovens que não são luso descendentes sentem bastante interesse por aprender o português. No "Lugar da História", voltámos à época de finais do século XVI quando o desaparecimento do rei D. Sebastião, sem descendentes, levantou a questão de quem seria o rei de Portugal. Estivemos acompanhados na música por Reinaldo Rey e no fim pelas vozes de Quim Barreiros e de Roberto Leal. Mas quer saber mais? Fique connosco!

    Thu, 11 Aug 2022 - 28min
  • 54 - Conversa com Carlos Caldera e o ensino de português em Puerto Cabello

    Voltámos depois de um mês de pausa. Contudo, já em agosto, regressamos com mais novidades sobre o ensino do português na Venezuela. Falámos desta vez com Carlos Caldera Tosta, cidadão venezuelano, que desde já há algum tempo tem apoiado a Fundação luso venezuelana Camões de Valência, sobretudo no ensino do nosso idioma. Um dos projetos mais interessantes é o surgimento de aulas de portugues em Puerto Cabello, no Estado de Carabobo. Desde jovem sente um grande apreço pela Língua Portuguesa e este facto levou-o a considerar fazer um Diplomado no Ensino de Portugues como Língua Estrangeira. Carlos Caldera conta-nos um pouco sobre a sua experiência. No "Lugar da História" ficámos a conhecer melhor o rei D. Sebastião e a sua época, na qual o mencionado monarca sonhava com reconquistar o norte de África. Estivemos, como já é costume, acompanhado pela boa música, desta vez vinda do Brasil. Mas que saber mais? Fique connosco!

    Thu, 04 Aug 2022 - 47min
  • 53 - Conversa com Paulo de Sousa

    O Podcast "Português na Venezuela" desta semana está dedicado ao Dia da Madeira, celebrado  a 1 de julho. Tendo em consideração que a maioria dos nosso emigrantes residentes na Venezuela é procedente da “Pérola do Atlântico", como também é conhecida, decidimos conversar com o Engenheiro Paulo de Sousa, da Comissão responsável pela celebração desta efeméride. Paulo de Sousa compartilhou connosco aspetos da sua vida pessoal, mas sobretudo aqueles momentos álgidos vividos durante todos estes anos em que na Venezuela os madeirenses festejam o seu dia. Também tivemos a honra de ouvir uma mensagem, dada pelo Senhor Secretário das Comunidades Portuguesas, Dr. Paulo Cafôfo, por ocasião desta importante celebração. Na música, estivemos acompanhados pela voz de Max e no segmento “O lugar da história " fomos até a época do descobrimento e povoamento da Ilha da Madeira. Mas quer saber mais? Fique connosco!

    Thu, 30 Jun 2022 - 52min
  • 52 - Conversa com Eduardo Tagliaferro

    Nesta semana o Podcast “Português na Venezuela” conversou com Eduardo Tagliaferro, um jovem estudante e professor de Língua Portuguesa, natural de Maracay, mas atualmente a morar na cidade de Cágua, onde existem duas instituições que avançaram com a introdução do português no seu programa de estudos. Uma delas é a Unidade Educativa José António Sucre onde atualmente Eduardo Tagliaferro se desempenha como professor de português a crianças e jovens. Eduardo compartilhou connosco alguns aspetos da sua vida pessoal e falou-nos da sua paixão por aprender línguas estrangeiras, nomeadamente o português. Ainda tivemos a oportunidade de conversar com o Prof. Enrique de Sá, docente de português na UPEL de Maracay que nos falou sobre o recente outorgamento de sete bolsas de estudo (para cursos de verão) a estudantes de Língua Portuguesa na Venezuela. Mais uma prova do apoio que é dado pelo Camões, I.P. a  futuros docentes do nosso idioma. Entre estes encontra-se Daniel Fernández, jovem de Arágua que também nos contou sobre as suas expetativas relacionadas com esta oportunidade de melhorar o seu português. Em “O Lugar da História” fomos até a época das grandes obras literárias do século XVI, entre as quais o teatro vicentino e a lírica camoniana. Sempre estivemos acompanhados pela boa música, desta vez por Roberto Carlos. Já no final podemos ouvir a já extinta banda portuguesa “Os Trovante” e o seu tema “A Xácara das Bruxas”. Mas quer saber mais? Fique connosco!

    Fri, 24 Jun 2022 - 40min
Mostra altri episodi