Nach Genre filtern

Balada musical

Balada musical

RFI Brasil

Balada Musical é o mais novo programa da RFI Brasil que apresenta os novos destaques e sucessos do universo musical. A cada edição, o programador musical da RFI, Hugo Casalinho, e a jornalista Daniella Franco apresentam faixas recém lançadas por artistas de renome internacional e outros que começam a despontar. 

83 - “Hyperdrama”, o novo álbum de Justice, orgulho da French Touch
0:00 / 0:00
1x
  • 83 - “Hyperdrama”, o novo álbum de Justice, orgulho da French Touch

    Depois de uma pausa de oito anos, Xavier de Rosnay e Gaspard Augé estão de volta à cena musical. “Hyperdrama”, o novo disco da dupla, promete chacoalhar os palcos dos festivais neste verão.

    Queridinhos do techno na França, Justice conheceu um imenso sucesso planetário de forma precoce, com o hit “We are your friends”, no início dos anos 2000. No entanto, o aclamadíssimo primeiro álbum da dupla, “Cross”, em 2007, envolveu De Rosnay e um Augé em uma polêmica por conta da faixa “Stress”, cujo vídeo mostra jovens pretos e árabes da periferia vandalizando Paris. As justificativas dos músicos foram insuficientes para acalmar as críticas e acusações, comprometendo os anos seguintes da carreira da do grupo.

    Com “Hyperdrama”, lançado no final de abril, Justice volta à ativa propondo um dançante álbum com 13 faixas que navegam entre muitos estilos musicais – do heavy metal ao house anos 1990. O novo trabalho também aposta em muitas parcerias: com o neo-zelandês Connan Mockasin, o americano Thundercat, a dupla The Flint, e os reis do indie psicodélico, os australianos do Tame Impala. 

    O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTubeDeezer e Spotify!

    Sat, 04 May 2024
  • 82 - O novo álbum da rainha da percussão Sheila E. e sua versão do hino antirracismo "Bemba Colorá"

    O Balada Musical homenageia nesta edição a rainha da percussão, a americana Sheila E. A artista lançou neste mês o sensacional álbum "Bailar", em homenagem às estrelas da salsa.

    Frequentemente lembrada como a "musa rítmica" de Prince, Sheila E. está na estrada há 50 anos, performando junto a ícones do jazz e R&B como George Duke e Marvin Gaye. Em 1985, a percussionista ficou conhecida em todo o planeta ao participar da célebre gravação da faixa "We are the World", composta por Michael Jackson e Lionel Richie para o projeto "USA for Africa", dentro da campanha e arrecadação de fundos para o combate à fome no continente africano.

    Ao longo das décadas, Sheila E. se impôs como uma das maiores percussionistas da latin music. Após uma pausa de cinco anos, "Bailar", seu nono álbum, acaba de sair do forno e homenageia grandes estrelas, como o americano Tito Puente e a cubana Celia Cruz. Entre as dez faixas, está uma original releitura de "Bemba Colorá" - célebre hino antirracismo dos anos 1960 - interpretado no disco por Sheila E. em parceria com Gloria Estefan e Mimy Succar.

    O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTubeDeezer e Spotify!

    Sat, 27 Apr 2024
  • 81 - O furacão do pop e R&B Aya Nakamura: a artista francesa mais ouvida no mundo

    Deusa da música, “queen” do R&B e do pop francês, ídola da juventude europeia: são múltiplas as fórmulas escolhidas pela imprensa especializada para descrever a cantora Aya Nakamura. Artista francesa mais ouvida no mundo, ela contabiliza seis bilhões de escutas nas plataformas musicais.

    Aos 27 anos e 10 de carreira, tudo o que Aya Nakamura toca vira ouro... ou diamante! Seu segundo álbum, lançado em 2018, vendeu mais de 1,2 milhão de cópias e rendeu a prestigiosa certificação Disco de Diamante. Neste ano, a estrela recebeu a estatueta de melhor artista feminina no "Victoires de la Musique", a principal premiação da indústria da música na França.

    Recentemente Aya se viu no centro de uma polêmica. Cotada para cantar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em julho,ela foi alvo de ataques racistas por parte de grupos e políticos da extrema direita. Enquanto o mistério sobre a participação de Aya no evento persiste, o Balada presta homenagem à essa brilhante artista destacando sua mais nova faixa, “Hypé”.

    O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTubeDeezer e Spotify!

    Sat, 20 Apr 2024
  • 80 - O icônico rapper francês MC Solaar e sua ousada aposta no baile funk

    A carreira do icônico rapper francês MC Solaar atravessa décadas. Um dos maiores representantes do movimento hip-hop no país, o artista acaba de lançar o seu nono álbum.

    Meados dos anos 1980, o rap chegava à França e se popularizava graças ao programa H.I.P H.O.P, apresentado por Sidney, um dos primeiros negros na televisão francesa. Desta geração surge MC Solaar ou Claude Honoré M’Barali, jovem de origem chadiana radicado na periferia de Paris.

    Com a dançante faixa “Bouge de là”, lançada em 1990, MC Solaar conquista a França. Desde o fenomenal “Qui sème le vent recolte le tempo”, em 1991, foram nove álbuns. O último deles, “Triptyque: Lueurs celestes”, acaba de ser lançado. É dele que sai a faixa “Pierre-feuille”, entre rap e baile funk, uma aposta ousada que anima essa edição do Balada Musical.

    O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTubeDeezer e Spotify!

    Thu, 18 Apr 2024
  • 79 - Arlo Parks, o furacão do indie soul que conquistou os corações da Gen Z

    Com apenas 23 anos, a cantora e compositora britânica Arlo Parks é um furacão do indie soul. Na estrada há cinco anos, a jovem artista já lançou dois álbuns e acumula fãs entre a Gen Z. 

    Daniella Franco, da RFI

    Tudo começou com a faixa "Cola", lançada por Arlo Parks em 2018, em que a cantora aborda as dores de uma traição de forma delicada e poética. A voz aveludada e a sensibilidade da cantora, regadas a uma moderna batida trip hop, conquistaram fãs entre as novas gerações.

    O primeiro álbum da britânica, “Collapsed in Sunbeams", chegou a ser o terceiro mais tocado no Reino Unido e ganhou o Mercury Prize de melhor disco em 2021. O trabalho também rendeu três indicações da Arlo para o Brit Awards, a principal premiação de música no Reino Unido. 

    Em 2023, a artista lançou seu segundo álbum, "My Soft Machine", em que aposta em parcerias com outros jovens talentos da cena pop, como Phoebe Bridgers e Lous and the Yakuza. É neste disco que está a faixa “I’m sorry”, em destaque na playlist da Programação Musical da RFI

    O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTubeDeezer e Spotify!

    Sat, 13 Apr 2024
Weitere Folgen anzeigen