Nach Genre filtern

celeste

celeste

revista seLecT

o podcast da revista seLecT

10 - #3 Samba e resistência
0:00 / 0:00
1x
  • 10 - #3 Samba e resistência

    Neste episódio, a artista Anita Ekman conta sobre seu trabalho de pesquisa em relação às matrizes do samba e o fato de que sua origem está ligada ao protagonismo das mulheres. Celeste também conversa com os sambistas Rubem Confete e Zé Luiz do Império Serrano, que discutem a importância da região portuária do Rio de Janeiro para a formação das escolas de samba e como espaço de resistência negra. A segunda temporada de celeste é uma parceria com o Instituto Inclusartiz.

    Produção, pesquisa, entrevistas e roteiro: Nina Rahe 
    Roteiro, produção musical, finalização de áudio e locução: Meno Del Picchia
    Identidade visual: Ricardo Van Steen
    Design: Nina Lins
    Direção editorial: Paula Alzugaray

    Fri, 12 Nov 2021 - 30min
  • 9 - Paxiúba: Uma gente que se move

    Podcast realizado no projeto Amazônia: uma residência editorial, parceria entre a revista seLecT e a Pro Helvetia, apresenta conversas entre o artista Denilson Baniwa e as lideranças, artistas e comunicadoras indígenas Renata Tupinambá, Eliane Potiguara e Maial Paiakan Kayapó. As conversas são parte de uma pesquisa mais ampla, em que Baniwa explora a história e os significados da Paxiúba, uma árvore tem as raízes fora da terra e as desloca para regiões mais favoráveis ao seu crescimento. Essa árvore também é muito utilizada nas culturas indígenas do estado do Amazonas e na história Baniwa representa o fêmur de um dos criadores daquele povo. Para Denilson, também é uma metáfora do deslocamento forçado de pessoas indígenas. O projeto começa, então, pela pesquisa da árvore desde um ponto de vista botânico e avança em entrevistas com pessoas que migraram de seus territórios de origem, buscando entender as circunstâncias que levaram a esses trânsitos.

    Entrevistas e arte: Denilson Baniwa
    Edição, roteiro, produção musical, finalização de áudio e locução: Meno del Picchia
    Direção editorial: Paula Alzugaray

    Fri, 29 Oct 2021 - 35min
  • 8 - #2 Na poeira das ruas

    Neste episódio, celeste conversa com Barbara Marcel e Renata Lucas para entender de que forma os trabalhos desenvolvidos pelas artistas discutem o processo de revitalização da região portuária do Rio. Da vontade de se tornar Paris, a partir da construção de um jardim nos moldes franceses dentro de um espaço de herança africana, ao embranquecimento dos edifícios e do entorno do território hoje conhecido como Pequena África. A segunda temporada de celeste é uma parceria com o Instituto Inclusartiz.

    Pesquisa, entrevistas e roteiro: Nina Rahe
    Roteiro, produção musical, finalização de áudio e locução: Meno Del Picchia
    Identidade visual: Ricardo Van Steen
    Design: Nina Lins
    Direção editorial: Paula Alzugaray

    Fri, 08 Oct 2021 - 28min
  • 7 - #1 Praça da Harmonia

    Neste episódio, celeste adentra o território da Pequena África para entender de que forma o Museu de Arte do Rio de Janeiro, o Ateliê Sanitário e o Instituto Pretos Novos, na região portuária do Rio, dialogam com a comunidade local para manter a herança africana viva. Celeste conversa também com Frances Reynolds, que escolheu a região – e a Praça da Harmonia – para abrigar a nova sede do Instituto Inclusartiz. A segunda temporada de celeste é uma parceria com o Instituto Inclusartiz.
    Pesquisa, entrevistas e roteiro: Nina Rahe 
    Roteiro, produção musical, finalização de áudio e locução: Meno Del Picchia
    Identidade visual: Ricardo Van Steen
    Design: Nina Lins
    Direção editorial: Paula Alzugaray

    Fri, 10 Sep 2021 - 27min
  • 6 - #6 Rima e flecha

    Neste episódio, os rappers indígenas Brô MCs e Owera explicam como se apaixonaram pela cultura hip hop e enxergaram nela um meio de expressão e de luta. Celeste conta ainda com a participação de Souto MC, rapper criada em São Paulo, descendente do povo Kariri, e que, por meio da música, promove o resgate da sua ancestralidade. O escritor Olivio Jekupé, pai de Owera, também fala sobre sua reação ao descobrir que seu filho queria ser um MC. 

    Pesquisa, entrevistas e roteiro: Nina Rahe
    Roteiro, finalização de áudio e locução: Meno Del Picchia
    Identidade visual: Ricardo Van Steen
    Design: Nina Lins
    Direção editorial: Paula Alzugaray.
    Inserção de trechos das seguintes músicas: "Terra Vermelha", "Tupã" e "Lutar pra vencer", de Brô MCs, "Caça e Caçadora" e "Retorno", de Souto MC, e "Força de Tupã" e "Demarcação Já", de Owera. 

    Thu, 01 Jul 2021 - 21min
Weitere Folgen anzeigen