Nach Genre filtern

Desporto

Desporto

RFI Português

Semanalmente, em média, damos-lhe conta da actualidade desportiva. Destaque para o desporto lusófono, nomeadamente em África, diáspora e a França.

317 - Arthur Augusto: «Conseguimos fazer história esta temporada no Bayer Leverkusen»
0:00 / 0:00
1x
  • 317 - Arthur Augusto: «Conseguimos fazer história esta temporada no Bayer Leverkusen»

    O Bayer Leverkusen sagrou-se Campeão na Alemanha, isto quando faltam ainda quatro jornadas para o fim do campeonato alemão de futebol masculino, a Bundesliga.

    Pela primeira vez na sua história, o Bayer Leverkusen, sagrou-se campeão. O clube fundado em 1904 tinha até agora um título da segunda divisão em 1979, uma Taça da Alemanha em 1993 e a nível europeu, arrecadou a Liga Europa em 1988, na altura a prova era conhecida como Taça UEFA.

    Este ano, o clube germânico, comandado pelo espanhol Xabi Alonso, de 42 anos, conseguiu o feito de derrotar o Bayern Munique, equipa que tinha vencido os últimos 11 títulos!

    De referir queXabi Alonso, antigo futebolista que passou por clubes como a Real Sociedad e o Real Madrid em Espanha ou ainda o Liverpool na Inglaterra e o Bayern Munique na Alemanha, teve pela primeira vez na carreira a oportunidade de comandar uma equipa principal enquanto treinador. O técnico espanhol de 42 anos chegou na época passada e na sua segunda temporada ao leme do Bayer Leverkusen, conseguiu arrecadar o título na Alemanha.

    Após 30 jornadas realizadas, o Bayer Leverkusen tem 80 pontos, contabilizando 25 triunfos, cinco empates e nenhuma derrota, tendo 14 pontos de vantagem em relação ao Bayern Munique e 17 em relação ao Estugarda.

    A RFI teve a oportunidade de falar com o defesa brasileiro Arthur Augusto, jogador agenciado pela agência Roc Nation Sports International.

    O atleta de 21 anos, que chegou durante o Verão europeu de 2023 à equipa alemã proveniente dos brasileiros do América Mineiro, disputou três jogos com a camisola do Bayer Leverkusen, ele que esteve vários meses fora dos relvados devido a lesões.

    Em entrevista à RFI, Arthur Augusto mostrou-se feliz com o triunfo na Liga Alemã, mas admitiu que a equipa também quer vencer a Taça da Alemanha e a Liga Europa, aliás ele começou por abordar o apuramento para as meias-finais na prova europeia, derrotando os britânicos do West Ham nos quartos-de-final.

    Arthur Augusto, lateral brasileiro de 21 anos, já representou o Cruzeiro, o Flamengo e o América Mineiro no Brasil, antes de ser contratado pelo Bayer Leverkusen.

    A equipa alemã vai agora defrontar o Kaiserslautern, clube da segunda divisão, na final da Taça nacional a 25 de Maio. Antes disso o Bayer Leverkusen mede forças com os italianos da AS Roma, a 02 e 09 de Maio, em jogos a contar para as meias-finais da Liga Europa, a segunda maior prova europeia de futebol masculino.

    Quanto ao campeonato germânico, o Bayer Leverkusen vai jogar frente ao Estugarda neste sábado, 27 de Abril, num jogo a contar para a 31ª jornada da Bundesliga, quando faltam quatro jogos para o fim da prova.

    De referir ainda que Arthur Augusto deixou-nos o palpite para a Liga dos Campeões, onde dois clubes germânicos estão nas meias-finais visto que o Bayern Munique defronta o Real Madrid e o Borussia Dortmund mede forças com o Paris Saint-Germain.

    A primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões europeus decorre na próxima semana.O Dortmund recebe os parisienses e o Bayern acolhe os madrilenos.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto. 

    Fri, 26 Apr 2024
  • 316 - Andebol: Nantes arrecadou a Taça ao derrotar o Paris Saint-Germain

    O Nantes venceu a Taça de França de andebol masculino ao derrotar na final o Paris Saint-Germain por 31-23 num jogo que decorreu no AccorArena em Paris, a capital francesa.

    Pela terceira vez na história e pela segunda vez consecutiva, o Nantes arrecadou o troféu da Taça de França de andebol masculino.

    O Nantes nunca esteve em perigo durante esta final frente ao Paris Saint-Germain. Ao intervalo a equipa, onde actua o português Alexandre Cavalcanti, vencia por 19-13, mantendo sempre uma vantagem confortável do início até ao fim do jogo, terminando com um resultado de 31-23.

    É a terceira vez que o Nantes conquista a Taça, e a primeira vez frente ao Paris Saint-Germain, nos dois confrontos precedentes os parisienses tinham arrecadado o título.

    Em entrevista exclusiva à RFI, Alexandre Cavalcanti, internacional português do Nantes, e melhor marcador do encontro com seis golos apontados, estava feliz com este triunfo, visto que ele vai deixar o clube no fim desta temporada.

    O andebolista luso também abordou o afastamento da selecção portuguesa de andebol dos Jogos Olímpicos, falhando uma segunda qualificação consecutiva apos Tóquio, no Japão, em 2021.

    Alexandre Cavalcanti, internacional português, desde que chegou ao Nantes em 2019, já arrecadou duas Taças de França, uma Taça da Liga e uma Supertaça em território gaulês.

    O atleta de 27 anos vai vestir na próxima temporada a camisola da equipa alemã do Melsungen, após ter envergado as do Ginásio do Sul e do Benfica em Portugal, e a do Nantes em França.

    Quanto ao campeonato nacional francês, o Nantes ocupa o segundo lugar com 44 pontos, a três do líder, o Paris Saint-Germain, quando faltam cinco jornadas para o fim da temporada.

    De referir que na European League, a Liga Europeia da EHF - European Handball Federation -, a segunda maior prova de clubes, o Nantes defronta nos quartos-de-final os germânicos do Fuchse Berlin, enquanto os portugueses do Sporting Clube de Portugal medem forças com os germânicos do Rhein-Neckar Lowen.

    De notar que na Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain defronta os espanhóis do FC Barcelona nos quartos-de-final da prova.

    Para fechar, passamos ao futebol masculino,

    Em França, a 30ª jornada da primeira divisão francesa ficou encerrada com o triunfo por 4-1 do Paris Saint-Germain frente ao Lyon.

    Com este triunfo, o PSG lidera com 66 pontos, mais 11 do que o Mónaco, quando faltam cinco jogos às duas equipas para o fim da temporada.

    Em entrevista à RFI, Marquinhos, defesa e capitão brasileiro do Paris Saint-Germainde 29 anos, estava satisfeito por ter estabelecido um novo recorde, tendo vestido o maior número de vezes a camisola parisiense, com 438 jogos disputados.

    O Paris Saint-Germain está a apenas dois triunfos de se sagrar Campeão de França pela 12ª vez.

    Do lado do Lyon, a temporada foi complicada, mas nos últimos meses a equipa tem subido e já ocupa o oitavo lugar com 41 pontos, às portas dos lugares que dão acesso às competições europeias.

    Em entrevista à RFI, Henrique Silva, defesa brasileiro do Lyon, admitiu que a equipa quer terminar bem a temporada, tendo ainda para disputar a final da Taça de França frente ao PSG.

    Mas antes disso, o lateral esquerdo afirmou que o jogo frente aos parisienses foi complicado devido ao início da partida em que sofrerem dois golos em seis minutos.

    Henrique Silva, defesa brasileiro do Lyon de 29 anos, já representou o Vasco no Brasil, onde foi formado e saiu apenas em 2021 para se juntar ao plantel da equipa francesa.

    Faltam quatro jornadas para o fim da primeira divisão francesa de futebol, no entanto algumas equipas, entre elas o PSG, têm um jogo em atraso que vão disputar nesta quarta-feira 24 de Abril.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Mon, 22 Apr 2024
  • 315 - Uisma Lima, campeão Intercontinental da IBF

    Uisma Lima sagrou-se campeão Intercontinental da IBF (International Boxing Federation). O atleta luso-angolano conquistou o título em Berlim, na Alemanha.

    O pugilista, de 31 anos, que nasceu em Luanda em território angolano, derrotou o alemão Haro Matevosyan, que era o detentor deste título internacional da modalidade na categoria de peso de SuperWelter, menos de 70 quilos.

    O combate, que deveria ter 12 assaltos, acabou no 10° assalto, após o atleta germânico ter desistidodevido à série de golpes que o deixaram em inferioridade física frente a Uisma Lima.

    A RFI foi à descoberta deste atleta ambicioso. Uisma Lima conquistou o primeiro título, o primeiro cinturão internacional.

    Em 13 combates, o pugilista venceu 12 combates e apenas perdeu um. Essa derrota contava para o título WBC, uma outra organização de boxe, na categoria Middle, e foi frente ao irlandês Aaron McKenna.

    Um primeiro desaire que não afectou em nada Uisma Limaque venceu o alemão Araik Marutjan, antes de conquistar o título intercontinental frente a outro germânico, Haro Matevosyan.

    Uisma Lima revelou-nos como surgiu a paixão pelo boxe, mas antes disso contou-nos como foi triunfar e levantar o cinturão a 06 de Abril.

     

    Uisma Lima 'Monstro', atleta que representa o clube do Vitória de Guimarães, Vitória Sport Clube, também nos falou de Angola, país onde nasceu e cresceu até aos 8 anos, antes de rumar a Portugal.

    Uisma Lima, que sonha em estar presente nos Jogos Olímpicos, quer primeiro evoluir e subir rapidamente nos rankings mundiais, nas classificações mundiais, conquistando cinturões.

    Recorde-se que há quatro organizações de boxe: WBC, WBA, WBO e IBF.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Fri, 19 Apr 2024
  • 314 - Elinton Andrade: «Marselha ficou no meu coração e claro que pode derrotar o Benfica»

    As competições europeias de futebol masculino entram na fase decisiva. Esta semana decorrem os jogos da segunda mão da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Liga Europa Conferência.

    Na Champions, os franceses do Paris Saint-Germain deslocam-se na terça-feira ao terreno dos espanhóis do FC Barcelona, sendo que na primeira mão os catalães venceram por 2-3 em Paris.

    Ainda na terça-feira os germânicos do Borussia Dortmund recebem os espanhóis do Atlético Madrid, sendo que os madrilenos venceram por 2-1 na primeira mão.

    Já na quarta-feira 17 de Abril, os germânicos do Bayern Munique acolhem os ingleses do Arsenal, enquanto os britânicos do Manchester City recebem os espanhóis do Real Madrid. De referir que na primeira mão destes dois jogos, as equipas empataram respectivamente a duas bolas e a três bolas.

    Na Liga Europa, a única equipa francesa, o Marselha, vai defrontar o último representante português na prova e nas competições europeias,o Benfica.

    Na primeira mão os lisboetas derrotaram os marselheses por 2-1. De recordar que, em duas eliminatórias, já disputadas entre as duas equipas, em 1990 e em 2010, os encarnados apuraram-se sempre para a fase seguinte.

    A RFI entrevistou o antigo guarda-redes do Marselha, Elinton Andrade.

    O antigo atleta brasileiro, agora com 45 anos, recordou os bons momentos passados com a camisola do Marselha, tendo sido campeão em 2010 na Liga Francesa, o último título conquistado pelos marselheses.

    Mas antes disso, Elinton Andrade abordou essa eliminatória, fazendo um paralelo com os jogos que viveu frente ao Benfica, e admitindo que o Marselha pode sempre ultrapassar esta fase da prova.

    Elinton Andrade, de 45 anos, foi formado no América de Três Rios, no Brasil, passando igualmente pelo Centro de Futebol Zico, pelo Vasco, pelo Duque de Caxias entre outros clubes canarinhos, e tendo também representado o Ermis Aradippou no Chipre, o FC Goa na Índia, o Rapid Bucareste na Roménia e o Marselha em França.

    De referir ainda que na Liga Europa Conferência há também um clube francês, o Lille, que recebe os ingleses do Aston Villa, isto após a derrota na primeira mão por 2-1 em território britânico.

    Para fechar o futebol de praia masculino,

    O Mundial da modalidade decorreu há dois meses nos Emirados Árabes Unidos com o triunfo do Brasil, sexto título, à frente da Itália e do Irão. Uma prova durante a qual Portugal foi eliminado nos quartos-de-final pela Bielorrússia por 4-3 após prolongamento.

    A RFI aproveitou para abordar a carreira de Elinton Andrade no futebol de praia.

    O guarda-redes foi internacional português e sagrou-se duas vezes Campeão do Mundo com Portugal, em 2015 e em 2019.

    Elinton Andrade, que queria encerrar a sua carreira neste Mundial, acabou por não ser convocado para participar na prova.

    Ao microfone da RFI, o internacional português abordou o tema doloroso dessa despedida falhada, ele que também nos revelou como surgiu a paixão pelo futebol de praia após uma carreira no futebol a onze.

    Elinton Andrade, não participando no Campeonato do Mundo do passado mês de Fevereiro, acabou por pôr fim à sua carreira aos 45 anos.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

     

    Mon, 15 Apr 2024
  • 313 - Benilson Sanda: «Sempre acreditei no apuramento para os Jogos Olímpicos desde criança»

    Bem-vindos à sétima edição do Magazine «Objectivo Paris 2024»: um programa em torno dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos, em português, sobre o evento, os atletas e as nações lusófonas que vão participar nestas Olimpíadas. Isto quando estamos a pouco mais de três meses do maior evento desportivo do mundo, que vai decorrer em Paris.

    Para esta sétima edição, o nosso convidado é Benilson Sanda, atleta angolano que garantiu pela primeira vez uma vaga para os Jogos Olímpicos na prova de C2 500 metros na modalidade da canoagem.

    As provas de canoagem foram introduzidas em 1936 em Berlim, na Alemanha, após terem estado em demonstração em 1924 em Paris, a capital francesa.

    Desde essa data e até 2024, as provas de canoagem estiveram sempre presentes no programa dos Jogos Olímpicos. De notar que será um regresso à cidade francesa onde esteve em demonstração antes de entrar no programa oficial das Olimpíadas.

    A nação com o maior número de medalhas é a Alemanha com 77, inclusive 34 de ouro.Quanto aos países lusófonos, o Brasil tem 4 medalhas, incluindo uma de ouro, enquanto Portugal tem duas medalhas, uma de prata e uma de bronze.

    Dois países africanos até hoje alcançaram uma medalha cada um nas provas de canoagem: a África do Sul com Bridgitte Hartley em Londres no Reino Unido em 2012,e o Togo com Benjamin Boukpeti em Pequim na China em 2008.

    De referir que Angola já esteve presente em 2008 e em 2012 nas provas de canoagem e voltará a estar presente com a dupla Benilson Sanda e Manuel António na prova de C2 500 metros.

    Angola não foi o único país lusófono presente visto que São Tomé e Príncipe e Moçambique também já participaram nas provas nas Olimpíadas.

    A RFI falou com Benilson Sanda, jovem atleta de 23 anos.

    A dupla Benilson Sanda e Manuel António venceu a prova C2 500 metros nas qualificações para os Jogos Olímpicos que decorreram em Abuja na Nigéria.

    Para Benilson Sanda, este apuramento foi uma grande felicidade.

    O canoísta de 23 anos vai participar pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, mas tem ambição, isto apesar da preparação não ser a melhor.

    A canoagem acabou por ser uma paixão transmitida pelo círculo familiarde Benilson Sanda como ele nos revelou.

    A canoagem é uma modalidade que pode ser praticada numa embarcação: sozinho, a dois ou a quatro nas Olimpíadas. Benilson Sanda explicou-nos o que para ele é mais complicado.

    As modalidades como a canoagem não têm os mesmos meios do que o futebol por exemplo, então as Olimpíadas podem servir para lançar uma carreira profissional ou para alcançar ajudas financeiras.

    Benilson Sanda explicou-nos que espera ter oportunidades depois dos Jogos Olímpicos.

    Por fim, o canoísta de 23 anos deixou uma mensagem para o povo angolano.

    Angola vai ser o único representante da África Lusófona a participar nas Olimpíadas na canoagem.A prova de C2 500 metros da dupla angolana composta por Benilson Sanda e por Manuel António decorre entre 06 e 08 de Agosto na cidade de Vaires-sur-Marne, na Região Parisiense.

    Chegámos ao fim desta sétima edição do «Objectivo Paris 2024». Um programa em torno dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos que vão decorrer este ano em Paris.

    Regressamos em breve com mais atletas, as suas histórias, as suas apreensões e os seus sonhos rumo aos Jogos Olímpicos que decorrem na capital francesa de 26 de Julho a 11 de Agosto de 2024 e aos Paralímpicos que se realizam de 28 de Agosto a 8 de Setembro de 2024.

    Sun, 14 Apr 2024
Weitere Folgen anzeigen