Filtra per genere

Corda Bamba

Corda Bamba

Ana Oliveira

O Corda Bamba é um podcast sobre carreiras artísticas onde converso com convidados de várias áreas sobre as condições de trabalho e o dia-a-dia de um artista em Portugal. Autoria, Textos e Edição de Ana Oliveira Artwork de Tiago Santos Música de Breuss Arrizabalaga Quintet (Free Music Archive)

25 - Episódio 25 com Artistas Anónimos Porto_Teresa Arega e Bruno Melo
0:00 / 0:00
1x
  • 25 - Episódio 25 com Artistas Anónimos Porto_Teresa Arega e Bruno Melo

    Olá e sejam bem-vindos a mais um episódio do Corda Bamba, um podcast sobre carreiras artísticas onde irei conversar com convidados de várias áreas sobre as condições de trabalho e o dia-a-dia de um artista em Portugal. Eu sou a Ana Oliveira e hoje convido-vos para o segundo de dois episódios especiais. Eles resultam da colaboração entre o Corda Bamba e os Artistas Anónimos, uma comunidade de pessoas que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a continuar a fazer arte de forma motivada, saudável e sustentada. Começaram por ser encontros online, mas no final do ano passado começaram a realizar-se presencialmente todos os meses, em Lisboa e agora também no Porto. O episódio de hoje é a conversa em torno da qual girou o primeiro encontro no Porto, que aconteceu no dia 22 de Março, na galeria Quadras Soltas, e contou com a presença de Teresa Arega, artista visual e autora freelancer, e de Bruno Melo, que actualmente se divide entre a gerência do restaurante do qual é sócio e o seu atelier de pintura. O tema foi: ser artista em full time ou part time. O porquê de cada uma das decisões e se em diferentes momentos da vida alterámos essa condição. Espero que gostem tanto desta conversa como eu gostei!

    Mais sobre os Artistas Anónimos: https://www.facebook.com/artistasanonimospt| https://www.instagram.com/artistasanonimospt/?hl=en

    Mais sobre Teresa Arega: http://teresaarega.com/ | https://www.instagram.com/teresa.arega/

    Mais sobre Bruno Melo: https://www.instagram.com/atelierbrunomelo/

    Um especial obrigado à Nicole Sánchez e à Lígia Fernandes, que me convidaram e desafiaram a fazer parte destes encontros!

    Wed, 13 Apr 2022 - 1h 47min
  • 24 - Episódio 24 com Artistas Anónimos Lisboa_Alexandre Esgaio e Lorenzo Bordonaro

    Olá e sejam bem-vindos a mais um episódio do Corda Bamba, um podcast sobre carreiras artísticas onde irei conversar com convidados de várias áreas sobre as condições de trabalho e o dia-a-dia de um artista em Portugal. Eu sou a Ana Oliveira e hoje convido-vos para o primeiro de dois episódios especiais. Eles resultam da colaboração entre o Corda Bamba e os Artistas Anónimos, uma comunidade de pessoas que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a continuar a fazer arte de forma motivada, saudável e sustentada. Começaram por ser encontros online, mas no final do ano passado começaram a realizar-se presencialmente todos os meses, em Lisboa e agora também no Porto. O episódio de hoje é a conversa em torno da qual girou o último encontro em Lisboa, que aconteceu no dia 16 de Março, no Largo Residências, e contou com a presença do ilustrador Alexandre Esgaio e do antropólogo e artista visual Lorenzo Bordonaro. O tema foi: ser artista em full time ou part time. O porquê de cada uma das decisões e se em diferentes momentos da vida alterámos essa condição. Espero que gostem tanto desta conversa como eu gostei!

    Mais sobre os Artistas Anónimos: https://www.facebook.com/artistasanonimospt| https://www.instagram.com/artistasanonimospt/?hl=en

    Mais sobre Alexandre Esgaio: https://mariamacareu.blogspot.com/| https://www.instagram.com/alexandre.esgaio/?hl=en

    Mais sobre Lorenzo Bordonaro: https://bordonaro.eu/About | https://www.instagram.com/lorenzobordonaro/?hl=en

    Um especial obrigado à Nicole Sánchez e à Lígia Fernandes, que me convidaram e desafiaram a fazer parte destes encontros!

    Thu, 31 Mar 2022 - 1h 30min
  • 23 - Episódio 23 com Nicole Sánchez

    Olá e sejam bem-vindos a mais um episódio do Corda Bamba, um podcast sobre carreiras artísticas onde irei conversar com convidados de várias áreas sobre as condições de trabalho e o dia-a-dia de um artista em Portugal. Eu sou a Ana Oliveira e hoje estou à conversa com a fotógrafa Nicole Sánchez. Queria ter estudado cenografia, mas acabou por se formar em arquitectura. Trabalhou em ateliês e em grandes empresas, onde teve o dito emprego estável. Mas abdicou da estabilidade para se dedicar em exclusivo à fotografia, uma paixão que a acompanha desde a infância. Hoje, para além de uma vertente mais comercial, a fotografia é algo consolidado na sua vida também do ponto de vista artístico, uma dimensão na qual a Nicole explora uma abordagem antropológica e sociológica da fotografia, procurando evidenciar a sua enorme importância enquanto documento, enquanto forma de registo das nossas vivências. Actualmente, encontra-se a desenvolver uma residência artística no Largo Residências e, juntamente com a Lígia Fernandes, que também já foi nossa convidada, coordena os Artistas Anónimos, uma comunidade de pessoas que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem problemas comuns e ajudarem outros a continuarem a fazer arte de forma motivada, saudável e sustentada. Nesta conversa ficamos a conhecer um pouco melhor o seu percurso, o seu dia-a-dia e os projectos que tem para o futuro.

    Um especial obrigado ao Pedro Vilela, autor da fotografia original.

    Mais sobre a Nicole:

    https://love.nimagens.com

    https://ns.nimagens.com

    https://nicolecampossanchez.nimagens.com

    Wed, 29 Dec 2021 - 1h 11min
  • 22 - Episódio 22 com Paulo Furtado

    Olá e sejam bem-vindos a mais um episódio do Corda Bamba, um podcast sobre carreiras artísticas onde irei conversar com convidados de várias áreas sobre as condições de trabalho e o dia-a-dia de um artista em Portugal. Eu sou a Ana Oliveira e hoje estou à conversa com Paulo Furtado, multi-instrumentista, compositor, cineasta, apaixonado pela fotografia, e desenhador e pintor nas horas vagas. Na verdade, o desenho e a pintura foram as primeiras áreas artísticas pelas quais se apaixonou. Mas a intersecção entre diferentes linguagens artísticas sempre fez parte do seu percurso. Na música deu-se a conhecer com os Tédio Boys nos anos 1990, com os quais fez uma longa digressão pelos Estados Unidos da América. Em 2000 fundou os Wraygunn e em 2002 estreou-se a solo, como The Legendary Tigerman. Pelo meio foi também promotor de espectáculos e programador musical. Hoje em dia a composição de bandas sonoras ocupa um espaço cada vez maior na sua carreira. Já produziu inúmeras canções para cinema e teatro, tendo-lhe sido atribuído por duas vezes o Prémio Sophia para melhor banda sonora original. Nesta conversa ficamos a conhecer um pouco melhor o seu percurso, o seu dia-a-dia e os projectos que tem para o futuro.

    Um especial obrigado à Rita Lino, autora da fotografia original.

    Mais sobre o Paulo: https://www.thelegendarytigerman.com

    Wed, 08 Dec 2021 - 41min
  • 21 - Episódio 21 com Mónica Santos

    Olá e sejam bem-vindos a mais um episódio do Corda Bamba, um podcast sobre carreiras artísticas onde irei conversar com convidados de várias áreas sobre as condições de trabalho e o dia-a-dia de um artista em Portugal. Eu sou a Ana Oliveira e hoje estou à conversa com a Mónica Santos, realizadora, autora, directora artística, designer têxtil e muitas outras coisas, como iremos perceber ao longo da conversa. A ligação ao cinema vem do gosto por ler e por contar histórias, por construir mundos imagéticos e literários. Depois de uma licenciatura em Som e Imagem, estudou Communication art & design, na Royal College of Art, em Londres, e mais tarde tirou ainda um curso de design têxtil. Na verdade, o seu universo é composto por várias áreas de interesse. A versatilidade é algo que faz parte da sua maneira de ser e é também uma constante no seu percurso profissional. Além de trabalhar em imagem real e animada, a Mónica realizou ilustrações para vários periódicos e viu os seus filmes apresentados e premiados não só em Portugal, mas também em países como o Reino Unido, França e Itália. Através desta conversa, em que falamos também sobre o que é ser mulher artista e sobre as desigualdades de género no mundo do cinema, ficamos a conhecer um pouco melhor o seu percurso e o seu dia-a-dia.

    Mais sobre a Mónica: https://www.filmin.pt/realizador/monica-santos

    Thu, 11 Nov 2021 - 53min
Mostra altri episodi