Filtra per genere

Operação Papagaio

Operação Papagaio

Observador

Esta é a história nunca contada do plano mais louco de sempre para derrubar Salazar. Em 1959, um ano depois da derrota do general Humberto Delgado nas eleições presidenciais, os opositores do Estado Novo já não têm ilusões: o regime só pode cair pela força. É nos cafés de Lisboa e nas noites de boémia que um grupo de artistas surrealistas tem uma ideia para começar a deitar abaixo a ditadura. A eles vão juntar-se revolucionários profissionais, num plano que vai ter como nome de código "Operação Papagaio". Nas últimas seis décadas, a operação foi descrita como um delírio de surrealistas, sem se saber ao certo o que aconteceu ou não. A verdade esteve todos estes anos guardada nos arquivos da PIDE, que escondiam uma outra ligação secreta: um dos conspiradores acabou assassinado pelos companheiros, um crime que deu origem ao livro "A Balada da Praia dos Cães", de José Cardoso Pires.

Narração: Miguel Guilherme

Banda sonora: Rita Redshoes

Guião: Tânia Pereirinha

Entrevistas: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte

Sonoplastia e pós-produção áudio: Diogo Casinha 

Design gráfico: Miguel Feraso Cabral 

Edição: João Santos Duarte 

Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira. 

7 - Episódio 6: A mensagem perdida
0:00 / 0:00
1x
  • 7 - Episódio 6: A mensagem perdida

    Último episódio. O capitão Almeida Santos e os militares que apoiavam a Operação Papagaio conseguem fugir do Forte de Elvas, para onde tinham sido transferidos. Durante meses, o grupo esconde-se numa casa em Trás-os-Montes antes de se instalar finalmente numa vivenda em Rio de Mouro. Apenas quatro dias depois de chegarem à nova morada, o capitão é assassinado. Vinte anos mais tarde, o crime há de dar origem ao polémico romance “A Balada da Praia dos Cães”, de José Cardoso Pires. No final da história, o que aconteceu a “Gavroche”, o mentor da “Operação Papagaio”? E afinal, onde está a gravação revolucionária que deveria ter sido colocada no ar no Rádio Clube Português?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 01 Apr 2024
  • 6 - Episódio 5: O dia da operação

    Apesar das dificuldades, Gavroche mantém o plano: os operacionais vão entrar no Rádio Clube Português, interromper o programa de rádio mais ouvido do país e pôr a tocar a bobine revolucionária com a gravação a apelar ao fim da ditadura. Mas Artílio Batista volta a falhar e diz que, afinal, não vai conseguir arranjar um carro para a operação. Sem forma de viajarem até à Parede, os homens decidem abortar o plano, na própria noite em que devia ter acontecido. Os militares detidos na Trafaria ficam furiosos e chamam Gavroche ao presídio. Mas, dias depois de fazerem planos para novas operações, ficam a saber que vão mesmo ser julgados por envolvimento no Golpe da Sé e são transferidos para outra cadeia militar, a mais de 200 quilómetros de Lisboa. Se não quiserem ficar presos durante anos, vão ter de arranjar forma de fugir. 

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 25 Mar 2024
  • 5 - Episódio 4: Andam a brincar aos cowboys

    Onde está a verdade? Há quatro versões diferentes da obscura Operação Papagaio que chegaram até aos dias de hoje. Em duas delas, o conhecido surrealista Mário-Henrique Leiria é apresentado como o cabecilha do plano. Leiria era declaradamente anti-regime, já tinha sido detido pela PIDE anos antes, e efetivamente participou em reuniões conspirativas na Parede, numa casa que ficava mesmo ao lado da de “Gavroche”. Mas qual a fronteira entre os mitos e a realidade? Os documentos da polícia política do Estado Novo escondidos até hoje na Torre do Tombo desmontam os vários mitos associados nos últimos 64 anos à Operação Papagaio. Perante as desistências de operacionais à medida que a data combinada para o assalto ao Rádio Clube Português se aproxima, novos elementos têm de ser recrutados à última hora para pôr a operação em marcha. Um deles vai ter o nome de código "Júnior". Vai ser um erro de casting mas, como se verá, nem sequer vai ser o único. Certo é que os boatos já correm pelos cafés de Lisboa: "os surrealistas andam a brincar aos cowboys".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 18 Mar 2024
  • 4 - Episódio 3: Nome de código, Alice

    A loura misteriosa que procura Gavroche no trabalho passa a ser o elo de ligação entre os conspiradores. Chama-se Maria Eduarda e é casada com um dos militares que querem entrar no plano da “Operação Papagaio”: atacar o Rádio Clube Português, interromper o programa de rádio mais ouvido do país e substitui-lo por uma gravação com um apelo à revolução. Também ela vai ser importante na noite da operação, e vai ganhar um nome de código: “Alice”. Com a ajuda do primo, Luís Filipe Costa, Gavroche grava a bobine com a mensagem revolucionária. Mas começam a surgir as primeiras contrariedades: há armas que não funcionam e homens que desistem. E os que são chamados para os substituir podem, afinal, não ser de confiança.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 11 Mar 2024
  • 3 - Episódio 2: O plano mais louco de sempre

    A derrota do General Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958 deixa no ar um clima de revolta, propício à insurreição. De um lado, trama-se o Golpe da Sé, que acaba por não ir para a frente com a intervenção da PIDE e atira uma série de homens para a prisão, entre eles vários militares. Do outro, começa a formar-se um grupo de antifascistas, com raízes nos artistas surrealistas do Café Gelo — e não só. À medida que os planos vão crescendo, os dois grupos vão aliar-se. Mas um dos militares presos na sequência do Golpe da Sé vai revelar-se, meses mais tarde, o homem encontrado morto nas areias da praia do Guincho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 04 Mar 2024
Mostra altri episodi