Filtra per genere
Temas diversos no amplo campo da cultura, tratados em profundidade e a partir de seus sons. Entrevistas, documentários, reportagens, séries e ficções, estão presentes para abordar não apenas assuntos das artes como também contextos históricos, movimentos culturais e trajetórias de vida como parte da cultura.
- 102 - USP Especiais #98: Vila Carolina – um reduto de bambas e de punks
Por mais difícil que pareça, sambistas e punks compartilham o mesmo espaço em Vila Carolina, São Paulo. Camilly Rosaboni visitou o bairro e conversou com representantes de ambas as expressões. Entre eles, o sambista Moizes Pires e o punk Ariel Uliana. Camilly conversou também com Paulo José Khoury de Andrade, que pesquisou o tema na sua dissertação de mestrado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Ouça e compartilhe! _________________________________________________________ Produção, roteiro e apresentação: Camilly Rosaboni Revisão: Gustavo Xavier e Tabita Said Edição e montagem: Gustavo Xavier Composição de trilhas para marcações sonoras: Bruno Torres Nogueira
Wed, 25 Dec 2024 - 50min - 101 - USP Especiais #97: O Brasil é Black
USP Especiais traz a formação da música Black brasileira. Marcada pelo enfrentamento ao racismo e à ditadura, fãs e artistas manifestavam seu jeito de viver e curtir a vida. Vem com a gente, ouvir Carlos Dafé, Banda Black Rio, Tim Maia e outros. _____________________________________________________________________________ Roteiro e apresentação: André Higa, estudante do Bacharelado em Composição do Departamento de Música da USP, Campus Butantã. Orientação: Eduardo Vicente, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Wed, 11 Sep 2024 - 50min - 100 - USP Especiais #96: Inteligência artificial na pesquisa científica
No final de junho, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP recebeu professores e pesquisadores para um seminário especial para comemorar o lançamento da Revista USP número 141, com dossiê tratando de inteligência artificial na pesquisa científica. A abertura do seminário foi feita pela professora Rosely de Deus Lopes, diretora do IEA, e contou com a participação dos professores e articulistas André Ponce de León, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, e Anna Helena Reali Costa e Fábio Cozman, ambos da Escola Politécnica da USP. Organizado pelo sociólogo Glauco Arbix, pesquisador do Observatório da Inovação do IEA e coordenador da área de humanidades do Centro de Inteligência Artificial da USP, o dossiê contou com dez artigos que tratam do envolvimento da IA em pesquisas nas várias esferas da sociedade, como mudanças climáticas, saúde, ética e direito.
Wed, 21 Aug 2024 - 1h 01min - 99 - USP Especiais #95: Programa comemora 160 anos de Alberto Nepomuceno
Os 160 anos de Alberto Nepomuceno (1864-1920) são comemorados nesta edição de USP Especiais, que traz dez composições do músico cearense. Entre as obras veiculadas estão Serenata para Cordas, Batuque - ambas para orquestra -, as peças para piano Prece, Devaneio e Improviso, as canções Coração Triste - com letra do escritor Machado de Assis -, Tu És o Sol e Turquesa, a abertura da ópera inacabada O Garatuja e Ave Maria para Coro Feminino. Alberto Nepomuceno nasceu em Fortaleza (CE) no dia 6 de julho de 1864. Transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1884, ali ele conheceu personalidades como o escritor Machado de Assis e o poeta Olavo Bilac. Depois foi estudar na Europa, onde conviveu com compositores como Johannes Brahms, Edvard Grieg, Claude Debussy e Camille Saint-Saëns. De volta ao Brasil, tornou-se diretor do Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro, e foi incentivador de um então jovem compositor carioca, Heitor Villa-Lobos. As 176 obras preservadas de Alberto Nepomuceno podem ser classificadas em cinco gêneros musicais: óperas, música para orquestra, música de câmara, música vocal e música sacra. Nepomuceno morreu no Rio de Janeiro, em 1920, aos 56 anos. Este podcast reproduz o programa USP Especiais, da Rádio USP, que foi ao ar no dia 2 de julho de 2024.
Wed, 10 Jul 2024 - 55min - 98 - USP Especiais #94: USP e questão indígena, com José de Souza Martins
Dois episódios do programa No ritmo da vida, veiculado originalmente como podcast do Estadão, estão aqui reunidos para veiculação pela Rádio USP. Nessas conversas, apresentadas por Antônio Penteado Mendonça, o sociólogo José de Souza Martins traz sua perspectiva sobre a história da USP. Ele também aborda suas experiências e conhecimentos acerca da diversas questões relacionadas aos povos indígenas do Brasil.
Thu, 20 Jun 2024 - 40min - 97 - USP Especiais #93: Alternativos
Qual é a cara do indie brasileiro? Você já deve ter se perguntado isso, talvez porque escuta músicas estadunidenses ou inglesas que são desse gênero, mas não sabe muito bem como se dá esse mesmo cenário no Brasil, tampouco sua história – até fazer esse programa, nós também não! Por isso, o USP Especiais mergulha na música indie brasileira, sobretudo sua variação indie-rock e grunge dos anos 90. E mais! Nesse programa, você poderá ouvir uma entrevista exclusiva com o vocalista de uma das bandas de sucesso dessa cena. Fique ligado no bate-papo com Rodrigo Carneiro, dos Mickey Junkies. Com vocês: “Alternativos”! _______________________________________________________________________________ Créditos do programa Roteiro, apresentação, edição e montagem: Gabriela Lima, Ana Lima e Gabriel Venancio (estudantes, respectivamente, do Curso de Jornalismo da ECA-USP, Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP e Curso de Ciência da Computação do IME-USP); Participação especial: Rodrigo Carneiro (vocalista da banda Mickey Junkies); Supervisão e orientação: Sandro Della Costa e Eduardo Vicente (respectivamente, técnico e professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP).
Wed, 22 May 2024 - 56min - 96 - USP Especiais #92: O embalo das 6 às 9 — novelas brasileiras e suas trilhas musicais
Não há nada tão bom quanto uma novela brasileira. Sentar no sofá e conferir um episódio de Malhação, deleitar-se com os encantos de Meu Pedacinho de Chão, dançar e cantar com as estrelas de Cheias de Charme, ou mesmo amar odiar o Félix, de Amor à Vida — todas essas são experiências tipicamente brasileiras. Além de dar origem a personagens icônicos e enredos memoráveis, as cenas de novelas que ficam marcadas na memória são sempre embaladas pelas mais famosas canções. Seja sertanejo, pop, rock, funk, ou uma mistura de tudo isso e mais um pouco, não tem erro: sempre que ouvimos uma melodia entrar em cena, já sabemos se estamos no Leblon, na Tijuca ou mesmo na Capadócia. Então venha passear pelo túnel do tempo e redescobrir as músicas que fizeram sucesso nas tramas mais mirabolantes da teledramaturgia brasileira. ___________________________________________________________________________ Roteiro: Ian Salmar e Juliana Machado Narração: Ian Salmar e Juliana Machado Gravação e Suporte Técnico: Sandro Costa Edição: Ian Salmar Orientação de prof. dr. Eduardo Vicente Rádio e Mídia Sonora II - Departamento de Cinema, Rádio e Televisão Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo
Wed, 17 Apr 2024 - 52min - 95 - USP Especiais #91 – Mulheres no Jornalismo Musical
Em sua pesquisa de mestrado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, orientada pelo professor Ricardo Santhiago Corrêa, a jornalista Márcia Scapatício discute as imbricações de gênero no Jornalismo Musical, pela perspectiva de uma garota que sempre respirou música mas nunca conseguiu acessar esta área de especialização, ambiente ainda extremamente masculino. “Isso alimenta a indústria da música, o mercado, as artistas e tem um desdobramento, um ‘eco’ no jornalismo musical”. Nesta edição do USP Especiais #91, Márcia conta sobre um projeto a que deu início mas não chegou a ser publicado em lugar algum: os caras da loja de disco Laser Express, em Piracicaba, composta fundamentalmente por homens que, com sua influência para além das indicações de discos, regiam a agenda cultural e a cena musical da cidade. A pesquisadora fala sobre a proximidade entre artistas e jornalistas. Ela tem como referência a trajetória da cantora britânica Poly Styrene - primeira vocalista negra a ganhar relevância na cena do punk rock inglês dos anos 1970. E sobre o sexismo na música, Márcia entrevistou a jornalista inglesa Vivien Goldman, uma das cronistas mais importantes sobre o punk e o reggae, biógrafa de Bob Marley e conhecida como “professora de punk” da New York University. Goldman desabafou que a indústria musical de sua época era uma área de garotos, em que os homens do pedaço acreditavam que as mulheres não consumiam música. “Os caras que eu lia aos 15 anos, e agora eu tenho 41, são os mesmos. Se eu pegar entrevistando uma banda joia, vai ser aquele cara. Eu vejo isto como uma estrutura social que não permite que mulheres alcancem todos os lugares, ou que, se alcancem, sejam somente algumas mulheres”, lembra Márcia. Créditos do programa Produção e roteiro: Tabita Said Direção e montagem: Gustavo Xavier Captação: Cid Roberto e Mariana Franco Créditos musicais Waiting Room / Composição: Ian MacKaye / Interpretação: Fugazi O Que Eu Vou Ser Quando Crescer? / Composição: Mao / Interpretação: Garotos Podres A Noite Vai Chegar / Composição: Paulinho Camargo / Interpretação: Lady Zu Loneliness / Composição: Alexandra, Zé Antonio, Flávio e Eliane/ Interpretação: Pin Ups Deusa Sombria/ Composição: Chico Lobo/ Interpretação: Perfume Azul do Sol Na Hora Do Almoço / Composição: Belchior / Interpretação: As Baias Crash / Composição: Rodrigo Ogi / Interpretação: Juçara Marçal Humanos / Composição: Supla, Bid e Andrés / Interpretação: Tokyo Som ambiente Correndo sem Parar / Composição: Karl Hummel e Marcelo Nova / Interpretação: Camisa de Vênus Status / Composição: Lee Marcucci, Luiz Sérgio Carlini e Rita Lee / Interpretação: Rita Lee & Tutti Frutti Kitsch / Composição: Marian Elliott, Celeste Bell e Martin Glover / Interpretação: Poly Styrene What to do / Composição: Papi e Alf Soares / Interpretação: Vanusa E acho que não sou só eu / Composição: Marina Lima / Interpretação: Marina Lima Heavy Drums Bass/ Composição: Audionautix / Interpretação: Audionautix
Wed, 06 Mar 2024 - 57min - 94 - USP Especiais #90: O R&B do BR
O estilo musical Rhythm and Blues, ou simplesmente R&B para os mais íntimos, é um gênero popular que surgiu nos Estados Unidos e que recebeu esse nome no final da década de 40. Foi criado pela comunidade negra norte-americana e, aos poucos, difundiu-se pelo mundo até chegar ao Brasil nos anos 70. Desde então, desenvolveu-se ao ponto de tornar-se popular entre a população local e misturar-se com outros gêneros tradicionais como o samba e o pagode. Nesse episódio, está presente a trajetória do R&B no mercado fonográfico brasileiro, acompanhando os momentos de sua introdução até chegar na cena contemporânea. ______________________________________________________________ Créditos do programa Roteiro, apresentação, edição e mixagem: Gabriel Leonel da Silva Santana Captação e direção: Adam Melo Supervisão e orientação: Eduardo Vicente
Thu, 15 Feb 2024 - 55min - 93 - USP Especiais #89: Itamar Assumpção no Radioatividade – Parte 2
Trinta anos atrás, Itamar Assumpção (1949–2003) veio até a Rádio USP para uma conversa no estúdio. Com Magaly Prado estavam o saudoso técnico Tião Marciano e o estagiário do programa Radioatividade, Charles Monfort. A proposta era deixar Itamar Assumpção contar detalhadamente sobre o disco recém-lançado na ocasião: Bicho de 7 Cabeças – o primeiro disco da trilogia acompanhado pela banda Orquídeas do Brasil, integrada por dez musicistas. A reprise desta gravação de 1993 tem o intuito de prestar um tributo à genialidade deste que foi, dentre os artistas da música popular brasileira, um dos mais agudos — tão áspero e enérgico, quanto doce. Francisco José Itamar de Assumpção nos deixou há 20 anos — uma triste efeméride, especialmente por ter morrido cedo, aos 53 anos. O compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical, precursor do afrofuturismo e radicado em performance, foi deflagrado na cena independente paulistana que ajudou a formar nas décadas de 1980 e 1990. O legado indelével é formado por 12 discos (três póstumos). Muito além da tradicional música negra, o som de Itamar Assumpção era um grande exercício de mistura com fusão de estilos (sem comprometimento de se fixar em nenhum deles), como samba, samba de breque, rap, reggae, rock, funk etc. — investidas dissonantes, música experimental, tudo descolado da mesmice própria dos estereótipos. Saiba mais sobre Itamar Assumpção, suas orquídeas, discografia completa e demais informações neste link.
Wed, 06 Dec 2023 - 51min - 92 - USP Especiais #88: Itamar Assumpção no Radioatividade – Parte 1Wed, 29 Nov 2023 - 51min
- 91 - USP Especiais #87 – Monica: Diário SonoroWed, 04 Oct 2023 - 55min
- 90 - USP Especiais #86: Homenagem a Germano Mathias, com Manu LaferWed, 31 May 2023 - 1h 02min
- 89 - USP Especiais #85: “Emo” – história e ressurreiçãoWed, 25 Jan 2023 - 1h 01min
- 88 - USP Especiais #84: “Brime!”Thu, 17 Nov 2022 - 54min
- 87 - USP Especiais #83: Fiona AppleWed, 28 Sep 2022 - 47min
- 86 - USP Especiais #82: Uma história musical no cinema – os filmes musicais hollywoodianosWed, 14 Sep 2022 - 49min
- 85 - USP Especiais #81: Álbum “Chico Canta”, de Chico Buarque de HollandaWed, 04 May 2022 - 53min
- 84 - USP Especiais #80: AliensWed, 23 Mar 2022 - 52min
- 83 - USP Especiais #79: A censura a partir do Arquivo Miroel SilveiraWed, 08 Dec 2021 - 48min
Podcast simili a <nome>
Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
TSF - Visão de Jogo - Podcast Luís Freitas Lobo, Sofia Oliveira e Nuno Vieira
A História repete-se Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho
O Bom, o Mau e o Vilão Miguel Pinheiro
A História do Dia Observador
A Vida Dupla do Espião Traidor Observador
E o campeão é... Observador
E o Resto é História Observador
Gabinete de Guerra Observador
Expresso da Manhã Paulo Baldaia
Contas-Poupança Pedro Andersson
O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, José Diogo Quintela
O Amor é RTP Antena 1
Prova Oral RTP Antena 3
Realpolitik Sérgio Sousa Pinto e Miguel Pinheiro
Alta Definição SIC
Irritações SIC
Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
Eixo do Mal SIC Notícias
Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
Altri podcast di Formazione Scolastica
Inglês Básico Todos os Dias Tim Barrett
Flow Podcast Grupo Flow
Inglês Todos os Dias Tim Barrett
Tribo Forte Podcast: Saúde. Boa Forma. Estilo De Vida! Rodrigo Polesso
Estoicismo Filosofia Estoicismo Filosofia
Podcasts do Clóvis Clóvis de Barros
Reggae Jeferson Silva da Cruz
TFI's Fertilizer 101 Morgaine Mertz-Myers
Purposing Given - Part of Anthesis
CCB Webradio Cobergher CCB Webradio Cobergher
6 Minute English BBC Radio
Pe. João Carlos - Meditação da Palavra Padre João Carlos, SDB
YUYUの日本語Podcast【Japanese Podcast】 YUYU NIHONGO
Przemek Górczyk Podcast Przemek Górczyk
Hörsaal - Deutschlandfunk Nova Deutschlandfunk Nova
Sem Groselha Podcast Sem Groselha
Union Radio Union Radio
Rio de Janeiro Lucas Gabbardo Rodriguez
Cost of Glory Alex Petkas
Sem Groselha Podcast Sem Groselha
