Podcasts by Category

Universo | Rádio Nacional

Universo | Rádio Nacional

Universo

"Universo" é um podcast semanal com temas ligados à astronomia. Os episódios explicam, de forma didática, as principais teorias do universo e as descobertas científicas ligadas ao espaço. Novos episódios publicados toda sexta-feira.

34 - Universo: astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea
0:00 / 0:00
1x
  • 34 - Universo: astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea

    Sagitário A*. Este é o buraco negro localizado ao centro da nossa galáxia, Via Láctea, e pela, primeira vez, traduzido em uma imagem.

    É a primeira evidência visual da existência deste objeto compacto e supermassivo, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT). Para isso, utilizaram oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. A partir das imagens captadas, do que simularia um supertelescópio do tamanho da Terra, e da justaposição e da média dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.

    De acordo com comunicado do ESO - Observatório Europeu do Sul, embora não seja possível avistar o buraco negro em si, ‘’o gás brilhante que o rodeia revela uma assinatura inconfundível:

    Para o feito divulgado neste 12 de maio, foram cerca de cinco anos desde a captação das imagens feitas em 2017, mais de 300 profissionais de 80 instituições de diversos países, tecnologia avançada com supercomputadores que analisaram e combinaram dados, além de uma rede mundial de radiotelescópios e colaboração de observatórios no Chile e na Europa.

    O anúncio sobre o buraco negro no ‘’coração’’ da Via Láctea, a cerca de 27 mil anos-luz da Terra, foi realizado na Alemanha, mas mobilizou cientistas e imprensa do mundo todo, assim como em 2019, quando foi anunciada a primeira imagem de um dos objetos mais enigmáticos do Universo, o M87*.

    A astrofísica Thaisa Storchi Bergmann, membro da ABC – Academia Brasileira de Ciências - destaca o empenho das equipes e da tecnologia utilizada e diz que este anúncio abre portas para avanços nas pesquisas. A cientista reconhecida internacionalmente e que se diz caçadora de buracos negros descreve a emoção de conseguir visualizar o Sagitário A*.

    Segundo o ESO, os trabalhos da colaboração de pesquisadores continuam em 2022, com expectativa para imagens ainda mais detalhadas e quem sabe até filmes, em um futuro próximo.

    Thu, 12 May 2022 - 03min
  • 33 - Universo: programas de astronomia aproximam cidadãos da ciência

    E quem disse que há limites para caçar e quem sabe até batizar asteroides? Só em 2021, foram detectados mais de 1.400 objetos deste tipo no Projeto Caça Asteroides - parceria do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, da Nasa (agência espacial norte-americana) e do IASC - uma cooperação internacional de pesquisa astronômica. 

    Deste total, 568 foram localizados por alunas. Mais de 30 por uma astrônoma amadora, de oito anos: Nicolinha já é considerada uma das maiores divulgadoras científicas do país.

    Segundo a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência do MCTI, Silvana Copceski,  a iniciativa formou, em 2021, mais de 700 turmas. E para este ano, a previsão é de mais oportunidades.

    E essa participação é o que se chama de ciência cidadã. As agências espaciais estão cada vez mais engajadas em atrair observadores para a vastidão de imagens que são captadas por telescópios, e ainda ampliar o time de caçadores de asteroides - objetos que podem representar uma ameaça para a Terra.

    Outra iniciativa de ciência cidadã e que vai levar a astronomia para dentro de sala de aula é o projeto Imagens do Céu Profundo, que, em colaboração com o Observatório Nacional, capacita professores de todo o país a entender mais sobre o universo para compartilhar o conhecimento em sala de aula - tudo isso com ferramentas modernas e tecnológicas.

    Wed, 23 Mar 2022 - 05min
  • 32 - Universo: brasileira desenvolve projetos de divulgação científica

    Mulheres! Elas estão em todo lugar! Estão a caminho da Lua, como prevê a missão Artemis da Nasa, agência  espacial norte -americana, que deve levar a primeira mulher ao nosso  satélite natural a partir de 2024.

    Mon, 07 Mar 2022 - 08min
  • 31 - Telescópio James Webb chega ao espaço

    A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 - ou apenas L2.

    Neste episódio convidamos três especialistas.

    O professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos, explica pra gente onde no Universo vai ficar o telescópio James Webb. Ele também detalha o projeto, o tamanho e o custo desse novo telescópio.

    Já o professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, Roberto Costa, comenta as etapas que ainda vêm pela frente até que o James Webb comece a funcionar plenamente e de que forma ele vai suceder o telescópio Hubble.

    E o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília e da Pós-Graduação em Astrofísica Gravitacional e Física Espacial do Instituto Federal de Brasília, José Leonardo Ferreira, destaca que o James Webb será capaz de ajudar a entender o surgimento do Universo.

    O podcast Universo é uma produção da Rádio Nacional, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação. A produção é de Ariane Póvoa, a operação de áudio é de Thiago Coelho, a sonoplastia é de José Maria Pardal e o roteiro e a apresentação deste episódio são de Victor Ribeiro.

    Sat, 22 Jan 2022 - 33min
  • 30 - Universo: Raios Cósmicos inspiram animação para alunos e professores

    Você ouve a trilha sonora de ''Raios cósmicos'', que acabou de sair do  forno. Não, não estou falando aqui de um dos maiores mistérios a serem  desvendados pela ciência, mas da animação que estreou esta semana nas  redes sociais.

    O filme trata de um diálogo científico e bem musical entre pai e filha e  faz parte de um projeto de divulgação científica liderado pelo  Instituto de Física da Unicamp, em parceria com o Núcleo de Cinema de  Animação, em São Paulo: o AnimaFísica.

    Fri, 21 Jan 2022 - 06min
Show More Episodes