Nach Genre filtern

P24

P24

PÚBLICO

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui

3210 - Que prioridades deve ter o novo Governo? A opinião de Susana Peralta
0:00 / 0:00
1x
  • 3210 - Que prioridades deve ter o novo Governo? A opinião de Susana Peralta

    O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, leva esta quinta-feira ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a composição do governo de coligação com o CDS, saído das recentes eleições legislativas. Sem tempo para estados de graça e com uma maioria parlamentar muito curta, o novo executivo vai governar num horizonte de alguma instabilidade, pelo que ninguém arrisca dizer se vai chegar ao fim, mas são muitos os que prevêem dificuldades. Neste P24 ouvimos a economista Susana Peralta, para perceber quais deviam ser as prioridades do novo executivo.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 28 Mar 2024
  • 3209 - Parlamento num impasse em jogo de força entre três blocos

    Acordo com PSD anunciado por André Ventura para a distribuição de cargos na nova Assembleia da República não se concretizou e Aguiar-Branco falhou eleição três vezes, duas contra o socialista Francisco Assis. Deputados voltam a reunir-se esta quarta-feira às 12h para tentar nova eleição, mas já é claro o novo parlamento tripular entre esquerda, direita moderada e direita populista. Neste P24 ouvimos a jornalista do PÚBLICO Liliana Borges.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Wed, 27 Mar 2024
  • 3208 - O excedente orçamental é um “excesso” para a imagem do PS?

    Em 2023, as contas públicas atingiram um excedente de 3 193,5 milhões de euros, um valor equivalente a 1,2% do PIB - o saldo mais positivo em pelo menos 50 anos.

    As reacções não se fizeram esperar. Bloco e PCP acusaram o PS de “virar” à direita e de não responder aos “problemas das pessoas”, apesar de existirem “condições financeiras” para tal.

    Será este resultado positivo para a imagem do Partido Socialista? Ou será este excedente, como sugeriu o presidente do partido, Carlos César, no fim-de-semana, “um excesso”?

    Neste episódio, ouvimos Manuel Carvalho, redactor principal do PÚBLICO.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Tue, 26 Mar 2024
  • 3207 - O 25 de abril é bem visto na sociedade portuguesa?

    Passaram-se 50 anos desde a revolução que fez cair o regime ditatorial do Estado Novo em Portugal, o que significa que milhões de portugueses nunca o viveram.

    Por isso, um grupo de investigadores do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa quis saber como mudou a percepção dos portugueses sobre o 25 de Abril.

    Esta é a primeira parte de um grande estudo sobre os 50 anos de democracia em Portugal. Como é que a sociedade portuguesa olha para o 25 de Abril e para as mudanças que trouxe?

    Neste P24, ouvimos João Pedro Pincha, jornalista do PÚBLICO que esteve à conversa com uma das coordenadoras do estudo.

     

     

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 25 Mar 2024
  • 3206 - "Choque fiscal" proposto pela AD pode ficar em risco com regras mais restritivas da UE

    Os planos traçados pela Aliança Democrática (AD) de corte dos impostos em simultâneo com a introdução de medidas de agravamento da despesa podem esbarrar nas novas regras orçamentais da zona euro, que irão condicionar até onde é que o futuro executivo pode ir já na proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). Neste P24 ouvimos o subeditor de Política do PÚBLICO, David Santiago.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Fri, 22 Mar 2024
Weitere Folgen anzeigen