Filtrar por género
Entrevistas intimistas conduzidas por Daniel Oliveira. Todas as semanas um novo convidado no 'Alta Definição', um programa da SIC
Veja a versão vídeo deste programa em Opto.sic.pt
- 293 - Bonga: “Nós, africanos, celebramos tudo. Quando morrer, porque não celebrar? Cantem as minhas músicas, as músicas do cantor da alegria”
Das ruas de Luanda aos palcos internacionais. Neste episódio de ‘Alta Definição’, Bonga, ícone da música angolana, revisita memórias de infância em Angola, a dureza da imigração e os primeiros dias de sucesso internacional. Conheça aqui a sua história com o programa de Daniel Oliveira em podcast
Sat, 08 Nov 2025 - 292 - Joaquim de Almeida: “A minha carreira nunca foi importante para a minha filha Ana. Ela ficou um bocadinho magoada de eu não estar presente”
Joaquim de Almeida regressa ao Alta Definição para falar sobre a família, a sua carreira e o estado do mundo atual. Oiça em podcast
Sat, 01 Nov 2025 - 291 - Homenagem a Francisco Pinto Balsemão: ”Gostava de ter aprendido a tocar piano, a ler música e de ter talento para a poesia”
Um episódio especial de homenagem ao homem que moldou a democracia e a comunicação social em Portugal
Sat, 25 Oct 2025 - 290 - Francisco Pinto Balsemão (1937-2025): “Daqui a 200 anos serei provavelmente uma nota de pé de página. Não vale a pena termos temos grandes ilusões”
No dia em que a SIC celebrou o seu 20º aniversário, o fundador da primeira televisão privada em Portugal foi entrevistado por Daniel Oliveira
Wed, 22 Oct 2025 - 289 - Francisco Pinto Balsemão (1937-2025): “O que está para trás é importante, naturalmente, mas o que interessa é sempre olhar para frente. Vale a pena explorar, abrir, entrar. Criar é muito importante”
Em entrevista ao Alta Definição (2021), Francisco Pinto Balsemão revisitou os momentos decisivos da sua vida — desde a infância numa família abastada, marcada pela morte prematura da irmã e pela pressão de carregar a única esperança familiar, até ao reconhecimento público que viria a conquistar
Wed, 22 Oct 2025 - 288 - Mariana Cabral: “Ao mesmo tempo que vou para as profundezas do obscuro, também vejo o quão ridículo isso é. Mas é combustível para o meu trabalho”
No Alta Definição em podcast, Mariana Cabral, conhecida como Bumba na Fofinha, revela-se com humor e franqueza a Daniel Oliveira. Fala do medo de perder a graça, da síndrome do impostor e da dificuldade em desligar da persona pública criada ao longo de mais de uma década
Sat, 18 Oct 2025 - 287 - Eduardo Sá: “Ensinei toda a minha vida o sistema nervoso. Quando desmaiei e tive o azar de fraturar a coluna percebi o que tinha em mãos, fiquei absolutamente imóvel”Sat, 11 Oct 2025
- 286 - Lena D'Água: “Fechei as portas à doença mental, foram nove anos de consumo de droga. 'Fumei' o meu apartamento”
Entre memórias de infância, desafios familiares, lutas contra dependências e episódios de violência, Lena fala sobre o envelhecimento, o amor, a maternidade e a importância da autenticidade. Recorda a infância no bairro de Santa Cruz, onde cresceu, a figura do pai, um ídolo do futebol, ensinou-a a nadar, andar de bicicleta e jogar pingue-pongue. A influência da mãe, uma mulher católica progressista, impôs disciplina e pontualidade, valores que Lena mantém até hoje. Fala abertamente sobre a sua luta contra as drogas nos anos 90. Descreve como conseguiu superar essa fase difícil com a ajuda de amigos e familiares. Lena nunca precisou de pedir dinheiro emprestado, pois sempre trabalhou muito, especialmente com “As Canções do Século”. Mas em termos de gastos, refere que gastou em droga o equivalente ao preço do seu apartamento. O amor partilhado com o público nos concertos é a sua luz e luz que transcende a fama e as palmas.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 04 Oct 2025 - 285 - António José Seguro: “O nosso país precisa de mudar muito. Sinto o Estado a abrir muitas fendas. A nossa democracia tem uma espessura muito fina”
Em entrevista intimista ao Alta Definição de Daniel Oliveira, António José Seguro revisita a infância em Penamacor, onde a simplicidade e a partilha marcaram os primeiros passos. Entre brinquedos improvisados, jogos de rua e o apoio da família, destaca os valores transmitidos pelos pais, honestidade, ética e trabalho, como pilares da sua vida pessoal e profissional
Sat, 27 Sep 2025 - 284 - Pedro Alves: “Eu tenho um medo enorme de que as pessoas que eu amo, do fundo do meu coração, morram antes de mim. É uma coisa que me deixa apavorado por completo“
Pedro Alves, o ator que ficou conhecido por interpretar a personagem “Zeca Estacionâncio”, está no Alta Definição para falar do seu amor à família e da sua forma de viver a vida um dia de cada vez.
Sat, 20 Sep 2025 - 283 - Inês Aires Pereira: “Venho de um meio beto e religioso, cresci a ouvir expressões horríveis. Só me apercebi disso quando vim para o mundo, serei má pessoa?”
“Ganhei um amigo que antes não tinha, chama-se ansiedade. Ele diz que vai tudo acabar, principalmente quando olho para o meu pai”, confessa Inês Aires Pereira a Daniel Oliveira neste 'Alta Definição'. Entre risos e lágrimas, a atriz fala abertamente sobre a depressão que enfrentou, o estigma dos antidepressivos e a forma como aprendeu a cuidar de si, dos filhos e dos pais. Ouça aqui o programa em podcast.
Sat, 13 Sep 2025 - 282 - Diana Ginja: ”Às vezes, o problema não é brincar na rua, é darem-nos um telemóvel para a mão. Há muitos perigos na internet”
Do bullying aos perigos da internet, passando pelos sonhos e valores, um retrato inspirador de resiliência e equilíbrio.
Sat, 06 Sep 2025 - 281 - Quim Barreiros: “No Canadá, com 41 graus de febre, cheguei a leiloar uma vaca para ajudar à construção de uma igreja”
Mais de 8 mil espetáculos depois, Quim Barreiros não dá tréguas: gosta da estrada e dos amigos que tem espalhados pelo país: “isto dá-me vida”, suspira. “O músico tem que gostar da estrada e da música e tem que ter família que o entenda senão não dá.” Numa conversa hilariante, o músico de 75 anos fala da sua vida e aproveita para contar muitas histórias da sua longa carreira. “Eu vou para uma terra contratado para ajudar a comissão de festas, porque sei o trabalho que isso dá”, refere, ao mesmo tempo que revela o segredo da sua vitalidade: “Aproveito dessas pequenas coisas da vida para fazer cantigas”. Ao longo da conversa, Quim aborda temas como família, fé, gastronomia, envelhecimento e a ligação especial ao público. Entre memórias divertidas e reflexões mais sérias, revela o lado humano por trás do artista, mostrando humildade, gratidão e paixão pela música popular portuguesa. Uma conversa cheia de autenticidade, valores e afetos.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 30 Aug 2025 - 280 - Custódia Gallego: “O meu filho estava em coma e a médica disse para me preparar para o pior. Dei um grito do tamanho de um boi: 'O que é que é o pior?'”
Recorde a grande entrevista de Custódia Gallego com Daniel Oliveira, onde pela primeira vez a atriz falou abertamente sobre a maior perda da sua vida
Sat, 23 Aug 2025 - 279 - Clemente: “Estou a atravessar a fase de maior felicidade da minha vida aos 69 anos. Faço o que quero e já posso dizer o que quero”
O Cantor Clemente está no Alta Definição para recordar a sua infância em ditadura, o diagnóstico de cancro e refletir sobre o seu sucesso e a sua carreira.
Sat, 16 Aug 2025 - 278 - Débora Monteiro: “A maternidade é muito romantizada, mas a realidade é cansativa e exige uma grande adaptação”
Neste episódio, Débora Monteiro fala sobre os difíceis desafios da maternidade. Ainda assim, quando Daniel Oliveira lhe pergunta o que é que foi o melhor destes quarenta anos, a atriz não hesita em responder: “As minhas filhas”. Recorde aqui o programa em podcast.
Sat, 09 Aug 2025 - 277 - Isabel Silva: “A energia da Isabel também se esgota, mas as maratonas são o meu empoderamento feminino”
Escritora, maratonista, empresária, mas, “mais do que empresária, comunicadora”. Isabel Silva, ou 'Belinha' - como é carinhosamente tratada -, esteve à conversa com Daniel Oliveira no Alta Definição. A apresentadora, apesar da boa-disposição, confessa ser muito ansiosa e sofrer por antecipação: “Eu adoro viver, mas a vida é uma luta. Tem de ser uma luta prazerosa”. Isabel Silva fala ainda sobre as decisões de carreira, o seu estilo de vida e o poder da mente para a sua felicidade, recordando os momentos difíceis vividos pelo avô após ter testado positivo para a covid-19: “Senti pela primeira vez que eu podia perder o meu avô”. Procura encontrar um propósito em tudo o que faz, desde as coisas mais pequenas até às mais estruturantes. Ser apenas feliz é um conceito muito vago, daí procurar nutrir-se dos elementos possíveis que provoquem nela esse bem estar. “A alegria é uma coisa muito séria”, afirma.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 02 Aug 2025 - 276 - Alberto Reis: “As canções são a minha construção maior. Faço parte já de um certo espólio de música, que não é erudita, mas que toca nas pessoas”
Neste Alta Definição em podcast, Daniel Oliveira recebe o cantor e compositor José Alberto Reis, que partilha a sua história de vida, marcada por momentos de superação, laços familiares profundos e uma paixão inabalável pela música, nos seus 40 anos de carreira
Sat, 26 Jul 2025 - 275 - Rui Bandeira: ”O meu pai agarrou em mim e levou-me. Senti-me uma arma de arremesso na separação dos meus pais”
Depois de uma infância onde foi arma de arremesso no divórcio dos pais, Rui Bandeira descobriu ao colo do avô a paixão pela música. Faça uma viagem pela vida de Rui Bandeira aqui, no Alta Definição em podcast
Sat, 19 Jul 2025 - 274 - Carlos Lopes: “A minha mãe nunca viu uma corrida minha, nem a do ouro nos Jogos Olímpicos. Dizia ‘estão a matar-te, estás muito magrinho’”
Carlos Lopes, o primeiro atleta olímpico português a vencer uma medalha de ouro, é o convidado de Daniel Oliveira, no Alta Definição
Sat, 12 Jul 2025 - 273 - Ricardo Castro: “O meu pai tinha ataques psicóticos. Uma vez fui passear a cadela, cheguei a casa e de repente estava a bater-me. Bateu-me muito, a partir daí deixei de lhe falar”Sat, 05 Jul 2025
- 272 - Pedro Gonçalves: “Passei muito tempo com a minha mãe quando teve uma depressão. Desde pequeno que jogo futebol para poder ajudá-la e dar-lhe todas as condições”Sat, 28 Jun 2025
- 271 - Carlos Moedas: “No mundo em que vivemos hoje, para fazer política com seriedade é preciso gostar mesmo muito. O preço pessoal é demasiado grande“
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, é o convidado do Alta Definição. Oiça a conversa com Daniel Oliveira em podcast
Sat, 21 Jun 2025 - 270 - Roberto Martínez: “Prometi a mim mesmo que, se um dia fosse treinador, iria tentar saber como é que o jogador está, o que sente, como está a pessoa por trás do jogador. Se não faço isso, não estou a fazer bem o meu trabalho”
Quem é o homem que levou Portugal à conquista da Liga das Nações? A história de vida de Roberto Martínez, contada pelo próprio, nesta emissão do Alta Definição em podcast de 16 de março de 2024, com Daniel Oliveira
Sat, 14 Jun 2025 - 269 - Carolina Patrocínio: ”Tenho muitos defeitos. Nenhum deles é ser caprichosa ou pouco trabalhadora. É horrível, mas tornaram isso verdade”
Carolina Patrocínio volta ao Alta Definição, 16 anos depois. Oiça aqui a entrevista com Daniel Oliveira
Sat, 07 Jun 2025 - 268 - Rui Borges: “Uma parede servia de baliza, dois paus marcavam uma linha. Os sonhos no interior são os mesmos, a montanha é talvez mais alta que nas cidades”
Passou, com o tempo, a gostar mais das coisas da vida que quando era novo, mas nunca com a necessidade permanente de tudo controlar. “Seja na vida ou seja no jogo, há coisas que nós não controlamos. Querendo controlar tudo, acabamos por não controlar nada”, refere. É alguém que vive focado no essencial, gosta de sentir e apreciar quem tem, ou não fosse a observação um dos seus pontos fortes. Gosta de trazer as pessoas para o seu lado, é direto a comunicar e é desse jeito que impõe a sua liderança. “É na simplicidade que mora o grande desafio”, acrescenta, na medida em que acredita que é daí que advém o sucesso. É bom ouvinte e gosta de confiar nos que o rodeiam, confia na intuição e já perdeu para a racionalidade algumas batalhas, mas sempre na teimosia que deveria ter seguido o seu instinto. Vaidoso da sua terra natal, Mirandela, desde pequeno que sempre quis jogar futebol, tendo crescido numa “sociedade diferente do agora”. Enquanto adulto, olha para o menino que foi e ainda vê esse miúdo feliz, amigo do amigo, que fora outrora. Apesar do sucesso desportivo recente, o Rui ainda continua a ser a pessoa de sempre. “Não é por ser treinador do Sporting que deixo de ser quem sou. Se vou à terra e as pessoas me abordam, tenho eu mais vergonha que elas”. Não é a derrota no futebol que o marca, mas a perda da pessoa que mais o marcou na vida, o seu avô. “Amo as pessoas da minha vida, mas o meu avô tem uma presença diferente em mim. É o meu herói pela humildade com que encarou a vida”, conclui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 31 May 2025 - 267 - Cristina Oliveira: “Toda a gente achava que o meu pai ia proibir-me de ser atriz. Mas quando soube passou a noite inteira a ensaiar comigo para que passasse nas audições”
Estreou a carreira de atriz no Teatro Ádóque, subiu aos palcos do Villaret e Variedades, chegou a trabalhar com o encenador Filipe La Féria. Cristina Oliveira é hoje uma reconhecida atriz de teatro, mas em criança ninguém na família acreditava que esta podia vir a ser a sua profissão. “Eu andava sempre a inventar teatros em casa. Colocava as minhas irmãs a ler 'A Menina do Mar' e a cantar. Mas, quando disse que queria ser atriz, toda a gente questionou. Era vista como uma miúda tímida”, conta a Daniel Oliveira.
Neste episódio do ‘Alta Definição’, a atriz leva-nos pelos vários caminhos da sua vida. Recorda o pai “babado” que passava horas a fio com ela a ensaiar de noite para garantir o sucesso das audições, mas também os momentos em que, quando parecia já ter tudo, filhas e uma carreira bem consolidada, teve de vender empadas para o café de uma amiga. “Não havia trabalho na área. Fechava-me no quarto, não tomava banho e comia mal. Achava que a culpa era minha, os outros tinham conseguido chegar mais longe e eu não. Se não fossem as mulheres da minha vida nunca me tinha reerguido”, revela. Ouça em podcast o programa emitido a 24 de maio na SIC.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 24 May 2025 - 266 - Henrique Gouveia e Melo: “A ideia de homem providencial é péssima, está muito ligada a estereótipos anteriores à democracia. Temos muita gente com muita capacidade na nossa sociedade, não precisamos de nenhum salvador”
"Uma hora de vida de um idoso vale menos do que a de um jovem? Porquê? Com que base ética?" A pergunta foi feita por Henrique Gouveia e Melo, ainda antes de anunciar oficialmente a candidatura à Presidência da República, durante este Alta Definição emitido originalmente em 4 de dezembro de 2021, com Daniel Oliveira
Sat, 17 May 2025 - 265 - Miguel dos ‘Iron Brothers’: “A primeira vez que o Pedro propôs fazermos uma prova de triatlo juntos disse-lhe que era maluco”
Esta semana, os convidados de Daniel Oliveira são Miguel e Pedro, os ‘irmão de ferro’, atletas de triatlo que testam os limites da capacidade humana para mostrar que todos os sonhos são possíveis. Ouça o testemunho neste 'Alta Definição' em podcast
Sat, 10 May 2025 - 264 - Fábia Rebordão: “Todos os natais faço um álbum de fotos, todos os aniversários contrato um videógrafo para fazer um vídeo. Tento guardar o máximo de coisas possível que eu consigo para a Maria Inês”
Fábia Rebordão: “Todos os natais faço um álbum de fotos, todos os aniversários contrato um videógrafo para fazer um vídeo. Tento guardar o máximo de coisas possível que eu consigo para a Maria Inês”
Sat, 03 May 2025 - 263 - Luana do Bem: “A minha mãe andava de salto agulha na terra batida, o meu padrasto vestia calças vermelhas. Para o Alentejo de há 30 anos era bizarro"
Herdou o nome 'do Bem' da família, não sendo nenhum alter ego profissional ou 'da moda'. No entanto, diz ter a malícia de qualquer outro comum mortal. Na vida gosta de futebol e de sobremesas, mas é na secção dos frigoríficos dos hipermercados que encontra o seu pior inimigo. Procura, no stand-up, brincar com as camadas dos problemas mundanos que afetam todas as pessoas da mesma maneira, mas continua a ser a mesma Luana que contava mentiras na escola para se adaptar. No entanto, é na vida pessoal que gosta de ser de verdade. Confessa que o dia em que percebeu a sua sexualidade foi o mais libertador de sempre: "Foi um momento de fogo de artifício. Gostava que toda a gente tivesse a experiência que eu tive (...) é mesmo um alívio". A apresentadora e humorista falou ainda sobre como os pais lidaram quando lhes contou sobre a sua homosexualidade: "Quando eu contei não estava a dar uma novidade a ninguém. Primeiro porque estava muito apaixonada por aquela miúda, e segundo porque eu sempre fui bastante maria rapaz e eu sinto que as pessoas à minha volta estavam todas só à espera do dia".
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 26 Apr 2025 - 262 - Eduardo Torgal: “A solidão é um vírus. É fácil estar com milhares de pessoas nas redes mas é difícil estar ao lado de alguém fisicamente“
O coach e especialista em relacionamentos Eduardo Torgal está no Alta Definição e partilha a sua história de vida. Oiça em podcast
Sat, 12 Apr 2025 - 261 - Diogo Lopes: “Assistir ao nascimento da minha filha foi incrível. É uma coisa mágica, é biologia pura e dura, é a força e a coragem que uma mulher tem para dar à luz e ter um filho. Ser pai foi de longe a experiência mais transformadora que me aconteceu”
No Alta Definição em podcast, Diogo Lopes partilha com Daniel Oliveira reflexões sobre a paternidade e a infância em Vizela. O ator discute a transformação que a paternidade trouxe à sua vida, destacando a responsabilidade e os desafios de ser pai
Sat, 05 Apr 2025 - 260 - Empirismo Inglês do Século XVII. Oiça o segundo episódio do podcast de Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis e José Diogo Quintela
Neste episódio sobre empirismo inglês do século XVII, Miguel Góis, José Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira reflectem sobre o sono do Papa, snobismo rodoviário e cães que se melindram com piadas. No fim, recordam um sketch em que uma senhora pergunta as horas a um sociólogo amador e ele responde “o que tu queres sei eu”
Wed, 02 Apr 2025 - 259 - Rui Pedro Silva: “O barulho das luzes não me assusta, a minha área não é ser reconhecido na rua. É gratificante, mas é uma consequência, não dependo disso”Sat, 29 Mar 2025
- 258 - Revolução Cultural Chinesa. Oiça aqui o novo podcast de Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis e José Diogo Quintela
Neste episódio sobre a revolução cultural chinesa, Miguel Góis, José Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira reflectem sobre um fenómeno chamado caradenabismo. No final, recordam as circunstâncias em que gravaram um sketch protagonizado por um gajo de Alfama
Wed, 26 Mar 2025 - 257 - Bruno de Carvalho: “Depois de ser detido, fiquei com mais claustrofobia. Tinha de dormir com a porta de casa aberta e metade do corpo fora”
Esta semana no Alta Definição, Daniel Oliveira convidou Bruno de Carvalho para conversarem sobre o passado do ex-presidente do Sporting e as acusações enfrentadas em tribunal. Ouça aqui o programa da SIC em podcast.
Sat, 22 Mar 2025 - 256 - Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira. É este o trailer do novo podcast de Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela e Miguel Góis
Miguel Góis, José Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira falam semanalmente sobre assuntos no novo podcast da SIC, Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira
Sat, 22 Mar 2025 - 255 - Paula Magalhães: “Há sempre um ensinamento. Nós aprendemos nos momentos de adversidade, nunca ninguém cresce só com momentos bons”
Paula Magalhães brilha todas as noites na novela da SIC ‘A Promessa’. Esta semana pode ouvi-la num perfil mais intimista no Alta Definição em podcast à conversa com Daniel Oliveira.
Sat, 15 Mar 2025 - 254 - Dânia Neto: “Sinto que morri e renasci com a chegada de cada filho”
O ter de se reinventar, superar as noites sem dormir - lidando com o maior dos cansaços que é a privação de sono -, as mudanças físicas e psicológicas, as alterações hormonais, tudo junto, acabou por ser um mergulho mais profundo na vida de Dânia Neto. Sempre quis ser mãe, tem dois filhos que sempre idealizou, no entanto o sonho cor de rosa não é bem como reza a história: “Aquilo que não te dizem, revela muito do outro lado da maternidade. Foi um duro choque com a realidade”. Revela que chorava todos os dias e a todas as horas e ficou mesmo sem saber se “aquilo era normal ou se estava a entrar em depressão”.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 08 Mar 2025 - 253 - Jorge Corrula: “Não sei se eu e a Paula vamos durar eternamente, mas eu sei que com as minhas filhas vai ser mesmo para sempre”
Jorge Corrula, ator e pai de duas filhas, conversa com Daniel Oliveira sobre os desafios da paternidade e de educar num mundo cada vez mais intolerante. O ator, que foi criado pela avó e ainda sente essa perda, reflete a sua relação com as filhas e com a sua mulher, Paula Lobo Antunes, enquanto recorda a sua infância e revela que foi vítima de bullying. Apesar de tudo, Jorge afirma que a vida é para ser levada com humor. O Alta Definição foi exibido na SIC a 1 de março.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 01 Mar 2025 - 252 - Rui Santos: "A vida troca-te as voltas todas. De um momento para o outro, tudo pode acabar"Sat, 22 Feb 2025
- 251 - Pinto da Costa (1937-2025): “Quero que todos vão ao meu funeral de gravata azul, não quero ver o luto da gravata preta. Esses depois vão contar anedotas cá fora enquanto o morto está lá dentro. Quero gravatas azuis em homenagem ao FC Porto”
"Um 'jogador à Porto' é um que sente a camisola, sente a cidade, sente a região. Não é uma luta contra Lisboa, é contra o centralismo de Lisboa." Figura incontornável do futebol português, Jorge Nuno Pinto da Costa, falecido a 15 de fevereiro de 2025, foi o convidado de Daniel Oliveira nesta emissão do Alta Definição
Sat, 15 Feb 2025 - 250 - Anabela: “No ano em que o meu pai faleceu tive um cancro da mama. Caiu o mundo, chorei, mas tentei levar tudo com mais ligeireza”
Anabela é a convidada de Daniel Oliveira no Alta Definição em podcast. Recorda o acidente de carro aos 12 anos, a relação com o pai e o luto que enfrentou e revela ainda que superou um “cancro da mama”
Sat, 15 Feb 2025 - 249 - Ana Galvão: “O português tem o requinte que o espanhol não tem tanto. É mais perfecionista, tem mais cuidado. Não estou a dizer que eu seja, mas aprecio e gosto de aprender isso”
Radialista da Renascença e agora a "máquina de pastilhas" do programa A Máscara, Ana Galvão fala de humor, mudanças, desafios, amor e rádio, numa conversa sincera e cheia de histórias inesperadas com Daniel Oliveira, no Alta Definição em podcast
Sat, 08 Feb 2025 - 248 - Nelma Serpa Pinto: "Acho que a beleza tem menos importância do que possa parecer"
É a nova cara da informação da SIC e destacou-se por ser implacável perante as mais altas figuras da política em Portugal. Oiça aqui, em podcast, o Alta Definição com Nelma Serpa Pinto
Sat, 01 Feb 2025 - 247 - Patrícia Tavares: “Nunca me senti tão empoderada como quando estava grávida”
Adaptar-se ao meio é-lhe característico, como se pertencesse aos sítios por onde tem trilhado durante a vida. E já são muitos. Patrícia Tavares tem 47 anos, mas já leva quase 40 de carreira. Deu os primeiros passos na representação, no papel de figurante, com apenas oito anos, num filme do cineasta italiano Franco Zefirelli, quando os pais passavam por dificuldades financeiras. O cinema viria logo como uma garantia de dinheiro extra e um sítio onde os laços da família saíam reforçados, pois todos faziam figuração. Com onze anos já contava com um papel secundário na série musical da RTP1, Chuva de Maio. À medida que vai crescendo na profissão, confessa, tem "vindo a ganhar mais medo de não estar à altura dos desafios”, ou não fosse ela a próxima protagonista da nova novela da SIC, 'A Herança'. Mãe de uma jovem adulta, Carolina, a sua melhor amiga, confidente, e que até “assumiu o papel de mãe muitas das vezes”, revela, foi a causa da sua melhor fase na vida: “Tornou-me tão forte, que conseguia virar o mundo do avesso com dois dedos. Transformou-me numa mulher”.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 25 Jan 2025 - 246 - Ana Sofia Martins: “A minha família estava a passar por dificuldades financeiras gravíssimas. Tinha 14 anos e pensei: 'ser modelo, se calhar é por aqui.' E arrisquei”Sat, 18 Jan 2025
- 245 - Joana Ribeiro: “Sempre pensei que chegava aos trinta e ia estar segura. De repente, tenho esta idade, não tenho filhos, não sou casada e a minha profissão é inconstante”Sat, 11 Jan 2025
- 244 - Nininho Vaz Maia sobre a prisão: “Cresci a pensar que um dia ia acontecer. Se aconteceu à minha volta, à minha família, sei que é o destino”Sat, 04 Jan 2025
- 243 - Calema: “A nossa vida era pescar e jogar à bola na praia. De repente, vieram pedir-nos para assinar contrato e a nossa música começou a dar em todas as rádios de São Tomé”
António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira, dois irmãos nascidos em São Tomé, formam a dupla musical hoje mais conhecida como Calema. São os convidados desta semana de Daniel Oliveira. Ouça aqui as suas histórias em podcast.
Sat, 14 Dec 2024 - 242 - Marco Rodrigues: “A felicidade plena era ter os meus quatro filhos à volta da minha mãe, vou lidar até ao final da vida com o facto de ela já não estar cá”Sat, 07 Dec 2024
- 241 - Victoria Guerra: “Não comecei a trabalhar por ser uma atriz fantástica, tenho de provar que não sou só uma cara bonita”
A atriz numa entrevista intimista a Daniel Oliveira, onde fala sobre carreira, família, o luto de dois irmãos e do pai
Sat, 30 Nov 2024 - 240 - Maria João Avillez: “Devia haver mais exigência no tratamento das notícias e na qualidade, é preciso um grande exame de consciência”
Maria João Avillez esteve presente como jornalista em diversas fases importantes do nosso país, especialmente na transição para a democracia após o 25 de Abril. Nesta entrevista de vida, Avillez discute a importância da curiosidade e da observação, a complexidade da natureza humana e os desafios enfrentados como mulher num ambiente predominantemente masculino. A jornalista aborda também a busca por momentos de felicidade e a maneira como a vida nos empurra a seguir em frente, enfatizando sempre a necessidade de cuidar dos outros e a importância da família e da fé. O Alta Definição foi exibido na SIC a 23 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 23 Nov 2024 - 239 - Inês Lopes Gonçalves: “O trabalho nunca deve ser a coisa mais importante da tua vida”
Inês Lopes Gonçalves consegue ser muitas pessoas uma só. É humorista, apresentatadora de televisão e locutora de rádio. Faz parte, também, do leque de concorrentes desta edição do Hell’s Kitchen, da SIC, onde diz ter aprendido “a sério”. Nunca tem dois dias iguais, não trata por tu a rotina e até já foi salva por Cuca Roseta num atraso para abrir uma emissão na rádio. Gosta muito de vasculhar entulhos para resgatar objetos e artefactos antigos, por achar interessante a história de cada coisa. Também sofre, algo que está até na moda, “do tal síndrome de impostor”, por desconfiar de si própria e da sua capacidade em determinados momentos da vida, pois não se acha “assim tão importante”. É uma paixonada por aquilo que faz, mas não conseguiria viver sem todas as outras dimensões para lá do trabalho: “As pessoas, no final da vida, não se vão lembrar da tal reunião importante. Mas talvez se lembrem que, por causa dela, deixaram de ir buscar os filhos à escola ou outras coisas mais importantes”. Ouça a entrevista, na íntegra, de Daniel Oliveira nesta emissão de Alta Definição em podcast.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 16 Nov 2024 - 238 - Guilherme Geirinhas: “Quem puder faça amor e tenha filhos porque eles ajudam na saúde mental. Na minha ajudou. Quando tens putos começas a concentrar-te nos problemas deles, e não nos teus”
Guilherme Geirinhas, humorista e vencedor do Globo de Ouro para Personalidade do Ano Digital na categoria de Entretenimento, é o convidado de Daniel Oliveira nesta emissão de Alta Definição em podcast
Sat, 09 Nov 2024 - 237 - "Não era este o mundo que esperávamos quando estávamos numa guerra esquecida"Sat, 02 Nov 2024
- 236 - Marco Paulo (1945-2024): “Fiz mais do que imaginava algum dia fazer. Sei que faço parte da família dos portugueses, é um orgulho muito grande”
Recorde aqui a primeira entrevista a Marco Paulo no 'Alta Definição', com Daniel Oliveira, emitida originalmente em 2015
Sat, 26 Oct 2024 - 235 - Marco Paulo (1945-2024): “Não me façam nada depois de eu morrer porque não vou saborear, vou descansar. Se alguém tem de fazer alguma coisa que faça agora para eu poder saborear. Gosto muito da vida, de viver, de tudo o que a vida me deu”
Marco Paulo, cantor e apresentador, morreu na última madrugada, aos 79 anos, após uma longa luta contra o cancro. Recorde aqui a conversa emitida originalmente a janeiro de 2021
Thu, 24 Oct 2024 - 234 - Leonor Belo: “Mandei currículo para a cozinha do McDonalds porque queria que o meu percurso fosse tão trabalhoso como são os da maioria”
Leonor Belo é a nova protagonista da série Azul. A atriz, que é portadora de Síndrome de Down, veio ao Alta Definição falar com Daniel Oliveira sobre o seu percurso e ambições profissionais.
Sat, 19 Oct 2024 - 233 - Marisa Cruz: “Soube da morte do meu pai de uma forma muito violenta. Foi durante uma discussão entre a minha mãe e padrasto. Ele disse-me: 'Estás aí a olhar? O teu pai já morreu e tu nem sabes'”
Turbulências familiares, uma infância de responsabilidades e um futuro que não previa. A vida de Marisa Cruz em Alta Definição.
Sat, 12 Oct 2024 - 232 - Francisco Pedro Balsemão: “Tive um colega de escola a querer ser meu amigo por indicação do pai. Foi aí que percebi a dimensão do meu apelido e me tornei mais inseguro”
Francisco tem 44 anos e é, desde março de 2016, o CEO do Grupo Impresa, a maior empresa de media em Portugal. Sempre quis ser jornalista, mas a vida encarregou-se de lhe mostrar outros caminhos. É o filho mais novo de Francisco Pinto Balsemão e foi pela mão do pai que fez as primeiras viagens que lhe trariam mundo. “Fiz, com seis anos a minha primeira viagem. Ainda hoje me lembro de Gibraltar, do Estreito de Messina e de Corfu”. Recorda também a liberdade que trazia felicidade, nos anos 80, década que o viu nascer e crescer. “Brincava muito fora de casa, hoje é tudo muito mais controlado”. Ainda guarda berlindes em casa, por fazer questão de mostrar aos filhos, altamente digitais, heranças de outrora de um mundo muito mais palpável. Com 13 anos foi aos MTV Awards, onde se cruzou com Kurt Cobain, um dos seus ídolos, e que quase o fez cair para o lado. Foi-lhe sempre passada a mensagem, pelos pais, de que deveria ser grato por ter “a sorte de ter nascido num mundo de privilégios”, mas que, só por si, esse fator não seria determinate para nada. “O facto de ter partido à frente de outras pessoas que não tiveram as oportunidades que eu tive, só me trouxe, ainda mais, a convicção de ter de dar tudo, trabalhar, dar o litro.”
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 05 Oct 2024 - 231 - Ljubomir Stanisic: “Sou português, falo português, escrevo em português, sonho em português. Nasci jugoslavo, mas amo Portugal, sou um lutador por país, sou 'tuga' de peso e coração”
Prestes a apresentar mais uma temporada de Hell's Kitchen, na SIC, o chef Ljubomir Stanisic senta-se novamente à mesa do Alta Definição em podcast para falar com Daniel Oliveira
Sat, 28 Sep 2024 - 230 - 15 anos de emoções, lágrimas e sorrisos: recorde os melhores momentos do Alta DefiniçãoSat, 21 Sep 2024
- 229 - Herman José: “A minha única grande preocupação é a morte”
Uma viagem pela vida de Herman José, que é também uma viagem pelo imaginário de um país inteiro, numa conversa repleta de nostalgia e lições para o futuro. Oiça aqui em podcast
Sat, 14 Sep 2024 - 228 - Isabel Silva: “A dor está sempre a dar-nos uma lição. É importante para a nossa felicidade”
“Acredito que temos que passar pela dor para nos superarmos. Eu gosto de sentir dor a dor. É importante para nossa felicidade”. Escritora, maratonista, empresária, mas, “mais do que empresária, comunicadora”. Isabel Silva, ou 'Belinha' - como é carinhosamente tratada -, esteve à conversa com Daniel Oliveira no Alta Definição. A apresentadora, apesar da boa-disposição, confessa ser muito ansiosa e sofrer por antecipação: “Eu adoro viver, mas a vida é uma luta. Tem de ser uma luta prazerosa”. Isabel Silva fala ainda sobre as decisões de carreira, o seu estilo de vida e o poder da mente para a sua felicidade, recordando os momentos difíceis vividos pelo avô após ter testado positivo para a covid-19: “Senti pela primeira vez que eu podia perder o meu avô”. O 'Alta Definição' com Isabel Silva foi emitido a 12 de junho, na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 14 Jun 2021 - 227 - António Pedro Cerdeira sobre a mãe: “Veres uma pessoa a transformar-se num cadáver à tua frente é muito complicado”
António Pedro Cerdeira emociona-se ao recordar a perda da mãe: “é um processo de cura que eu acho que nunca se cura”, reflecte o ator, que também já havia perdido o pai. “A vida ensinou-me que vou dizer muito mais vezes 'gosto de ti', 'adoro-te', 'tinha saudades tuas'”, confessa o ator de 51 anos que era próximo de Pedro Lima e Maria João Abreu. Não esconde que é uma pessoa emocional que gosta de música, do mar, de recordar e que já não tem tanta urgência em fazer tudo mas sim em ter qualidade de vida e estar com os filhos, dos quais tem muito orgulho. As partidas e brincadeiras durante a rodagem são recordadas com alegria pelos seus colegas e amigos. O reencontro com Sofia Alves na nova novela “foi muito especial“. “A Sofia, como mulher, está a viver uma época maravilhosa (...) é uma atriz maravilhosa", diz Pedro Cerdeira que a princípio não quis ser ator: “Eu comecei como ator porque chumbei por faltas“, brinca. O 'Alta Definição' com António Pedro Cerdeira foi emitido na SIC a 5 de Junho
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 06 Jun 2021 - 226 - Rui Patrício: “Na luta pelos nossos sonhos é importante ter diariamente a convicção que damos tudo”
A menos de duas semanas do início de mais um Campeonato da Europa, Rui Patrício, guarda-redes internacional português, é o convidado de Daniel Oliveira, no Alta Definição. Seguro na convicção de ser bom em reflexos, embora haja coisas "em que mais vale não meter a mão”, o guardião do Wolverhampton de Inglaterra diz que “em boa hora foi para a baliza, caso contrário não teria chegado a jogador profissional”. Mais “gordinho” em criança, bebia iogurtes light para deixar essa condição, pois o sonho já comandava a vida desde cedo. Foi acólito, chegou a tocar o sino da igreja, e foi nos pais que viu a espinha dorçal para a postura que viria ter durante a vida: “os meus pais sempre trabalharam para nunca faltar nada, sábados e domingos inclusive. São eles a minha referência”. Recatado por natureza, diz manter uma “vergonha genuína” na maior parte das situações, por não saber o que dizer aos outros. Chegou ao Sporting com 12 anos, morou nas fundações do Estádio José Alvalade, e foram muitos os dias em que se questionou se “daria certo”. Vivia 24 horas sob pressão em busca da perfeição, mas aprendeu a gerir a ansiedade a seu favor. Hoje olha para trás e só lhe apetece dizer: “ainda bem que tudo foi assim tão difícil, foi brutal”. O 'Alta Definição' com Rui Patrício foi emitido a 29 de maio, na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 30 May 2021 - 225 - António Camelier: “Consegui controlar a Síndrome de Tourette, mas desenvolvi Transtorno Obsessivo Compulsivo”
“Nunca mais vou tocar num único comprimido que seja.” Foi o que pensou o ator António Camelier no dia em que ficou paralisado por causa do aumento da dosagem de medicamentos. Tinha 12 anos. “Na altura, a minha mãe levou-me a psicólogos, psiquiatras, pais de santo, neurologistas, bruxas. Foram tempos muito complicados para mim.” Apesar do autocontrolo sobre a Síndrome de Tourette, uma doença neurológica que leva a pessoa a fazer tiques e gestos de forma impulsiva e repetitiva, Camelier confessa ter desenvolvido Transtorno Obsessivo-Compulsiva e revela algumas 'manias' do seu dia a dia. “É uma coisa muito mental. Tenho de fazer isto senão algo vai correr mal.” O ator fala ainda dos grandes projetos da sua carreira como 'Lua Vermelha', 'Morangos com Açúcar' e 'A Serra', onde recorda Maria João Abreu: “Foi das pessoa que mais me ensinou… está sempre a ajudar. Ela 'anulava-se' muitas vezes para que os outros fiquem melhor. Não há adjetivos para a descrever”
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 24 May 2021 - 224 - “Se existe grandes recompensas, a maior delas é a manifestação do público”: Eva Wilma (1933 - 2021)
“Você me fez chorar, você me fez rir. É um agradecimento que dá a sensação de missão cumprida.” Eva Wilma confessou ter tido uma vida intensa, onde “amar e receber o amor do público” foi a recompensa mais valiosa. “Na vida eu aprendi que a gente não se deve levar muito a sério e que o humor é essencial para se viver.” Numa entrevista animada e bem-disposta, gravada em 2013, a atriz falou ainda da infância, as terapias de grupo para lidar com o fim do primeiro casamento, o grave acidente de carro em 1973, a carreira artística e a beleza inerente à velhice assumida. Confessou não se preocupar com a morte porque o que se faz fica e, por fim, cita uma das suas personagens: “Envelhecer é chato, sim, mas é a única maneira de se viver mais.” O “Alta Definição” foi originalmente emitido a 31 de agosto de 2013 na SIC. Eva Wilma faleceu no último sábado, 15 de maio, vítima de cancro
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 17 May 2021 - 223 - “Passei dos meus pais para os meus filhos a generosidade e a lealdade. Quero acreditar nas pessoas”: Maria João Abreu 1964-2021
Presença regular na casa de todos os portugueses, Maria João Abreu tinha nos filhos, nos netos e no marido os grandes pilares da sua vida. Das origens humildes à extensa carreira que construiu no teatro e na televisão, recorde aqui a entrevista intimista que a atriz deu a Daniel Oliveira em 2019. Na altura com 55 anos, Maria João considerava-se uma “mulher de sorte” pela carreira, família e amigos que a rodeavam. “O amor é o grande catalisador, está no topo de tudo”, afirmou na altura. O “Alta Definição” foi originalmente emitido a 25 de maio de 2019 na SIC. Maria João Abreu morreu esta quinta-feira
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Thu, 13 May 2021 - 222 - João Mota: “O meu medo sempre foi ter uma vida em vão”
“Chegar a velhinho e olhar para trás e dizer 'porque é que eu não fiz aquilo?' Se tu aprendes com aquilo que te acontece, nunca é em vão”, afirma João Mota. O ator dá vida a 'Nicolau' em “A Serra”, novela da SIC que estreou a 22 fevereiro. À conversa com Daniel Oliveira, fala sobre as batalhas internas, inseguranças, perdas, o amor - “o mais importante de tudo… mesmo quando perdes o sentido da vida” -, a luta contra o ego e sobre o estigma de ter participado num reality show. “Foi uma mochila pesada e com algum preconceito, mas tinha que a carregar. Tornou-me um homem mais forte”, admite. O 'Alta Definição' com João Mota foi emitido a 8 de maio, na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 10 May 2021 - 221 - Joana Pais de Brito sobre as imitações: “É um processo obsessivo. Nunca quis fazer, aconteceu-me”
Joana Pais de Brito fala do medo que a levou para a área da saúde e, posteriormente, da mudança de carreira. Antes de ser atriz, foi terapeuta ocupacional num serviço de reabilitação psicossocial. À conversa com Daniel Oliveira, fala também do processo criativo das suas imitações: “Acho que custa a toda a gente. É um espelho estranho. Nunca achei que era isto que queria fazer. Foi um feliz acontecimento”, confessa. A transição para as telenovelas não foi assim tão fácil. “Há divisões. Há paredes que se erguem entre as pessoas... Isso foi surpreendente para mim”
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 26 Apr 2021 - 220 - Sofia Arruda e o assédio: “Custa-me não ter dito nada e haver outras atrizes que passaram o mesmo e não sabemos porque não se fala”
Em entrevista a Daniel Oliveira, a atriz Sofia Arruda assume ter sido vítima de assédio por parte de um produtor de televisão: “Custa-me pensar se essa pessoa conseguiu efetivamente tirar proveito de outras miúdas, persuadi-las...” Uma situação que levou a que “não trabalhasse numa estação de televisão durante cinco, seis, sete anos” e provocou barreiras psicológicas que ainda hoje condicionam a atriz. Ouça a entrevista completa de Sofia Arruda no programa 'Alta Definição', emitido a 17 de abril de 2021 na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 19 Apr 2021 - 219 - Francisco Pinto Balsemão: “Há pessoas que me falharam da maneira mais inacreditável e inesperada. E isso não foi azar”
Na casa onde guarda todas as memórias, onde cresceu com a exigência de ser o melhor, onde perdeu os pais e criou os filhos, Francisco Pinto Balsemão deixa-se entrevistar por Daniel Oliveira no Alta Definição. Numa altura em que lança também o seu livro de memórias, lembra os momentos-chave da sua vida, a relação que mantém com os filhos e os netos, com quem é "fácil despir-se da formalidade", a perda inesperada da mãe, a relação com a fé e com as pessoas que lhe "falharam da maneira mais inacreditável e inesperada". Aos 84 anos, o ex-Primeiro-Ministro e fundador do Expresso e da SIC continua a tocar bateria, não quer saber da saúde e faz o balanço entre o mundo que encontrou e o que deixa para trás. A entrevista foi emitida na SIC a 25 de setembro
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 25 Sep 2021 - 218 - António Fagundes: “A felicidade é uma ilusão do ocidente”
O lendário ator brasileiro António Fagundes, responsável por papéis icónicos em novelas como 'Dancing Days', 'Rainha da Sucata' ou 'Rei do Gado', revela que ainda sente imenso prazer na vida e na representação: “cada coisa que eu faço é tão prazeirosa que eu não percebo que estou trabalhando muito.” O ator de 72 anos recupera o seu percurso, as mulheres que amou, os filhos, a fama e a sua forma de estar na vida neste programa exibido na SIC a 17 de setembro
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 19 Sep 2021 - 217 - Especial 12 anos
Resumo de doze anos de entrevistas intimistas. Uma edição especial do programa de Daniel Oliveira.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 11 Sep 2021 - 216 - Paulo Rangel sobre a homossexualidade: "nunca escondi, não é segredo"
Numa entrevista difícil de dar para quem está na política, Paulo Rangel disse tudo. Falou sobre a morte dos pais, da mãe que nunca o quis na política, das exigências da vida pública e o peso que elas colocam sobre o seu núcleo familiar, da homossexualidade "que nunca escondeu" e do vídeo cuja publicação foi "claramente intencional". A entrevista foi emitida a 4 de setembro na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 05 Sep 2021 - 215 - Padre Borga: "Tive paixões românticas, mas nenhuma me arrastou"
O padre José Luís Borga tem 55 anos e é um dos sacerdotes mais famosos em Portugal, sobretudo por causa da sua ligação à música. 'Descobri a fé na música', afirma. Ordenado há 30 anos, considera que 'a fé não subtrai a vida', antes acrescenta valor. A entrevista do Padre Borga a Daniel Oliveira foi emitida a 28 de agosto na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 29 Aug 2021 - 214 - Tiago Aldeia sobre a morte da mãe: “Sinto sempre que tenho uma estrela a acompanhar-me”
'Rodas' foi a personagem por quem Tiago Aldeia ficou conhecido na série Morangos com Açúcar. O ator de 35 anos relembra esse momento agridoce: foi também nessa altura que perdeu a mãe, vítima de cancro. Foi um processo de 5 anos, muito duro, ao mesmo tempo em que estava a ter um sucesso enorme na televisão: “eu nunca acreditei que a fosse perder para sempre”, recorda. O Alta Definição com Tiago Aldeia foi transmitido na SIC a 21 de Agosto
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 22 Aug 2021 - 213 - Nel Monteiro: “A minha mãe morreu de desgosto porque pensava que eu ia morrer na guerra”
Para Nel Monteiro, a vida nem sempre foi fácil. Deixou a escola depois da quarta classe e começou a trabalhar na vindima. Depressa passou para a construção civil, onde, à época, "os trabalhadores eram leiloados" em Peso da Régua. Muita água correu por baixo da ponte até chegar ao serviço militar obrigatório, onde perdeu a mãe, que "morreu de desgosto". O Alta Definição foi exibido na SIC a 14 de agosto
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 15 Aug 2021 - 212 - Patrícia Mamona: “O segredo para teres sucesso é estares em paz contigo mesmo”
Quando Patrícia Mamona começou a fazer atletismo, houve alguém que lhe disse que nunca iria ser saltadora, que ela não tinha talento. Talvez tenha sido esse o catalizador para uma carreira impressionante no triplo salto, com vários títulos europeus e, mais recentemente, uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta do Sporting revela a Daniel Oliveira que, apesar de todo o apoio e esforço familiar, a infância não foi fácil: “tive que crescer mais rápido que uma criança normal”. Em 2008 conseguiu uma bolsa e emigrou para os Estados Unidos para estudar Medicina e continuar os treinos em atletismo. Essa passagem pelo país foi muito importante, pois fê-la crescer como mulher e atleta, apesar de confessar ter sentido muito racismo: “Para sobreviver neste mundo tenho que ser uma mulher mais forte, com mais garra”. O Alta Definição com Patrícia Mamona foi exibido na SIC a 7 de agosto
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 09 Aug 2021 - 211 - Rosa Maria: “Ser mulher e tocar acordeão é a brincadeira mais séria que tive na vida”
Rosa Maria, artista dona de um estilo próprio com letras sempre 'apimentadas e marotas', e que lançou o primeiro álbum de originais em 2007, define-se como “uma fusão entre a Rosinha e a Rosa Maria”, acabando por admitir que ambas herdaram algo dos progenitores: “A parte do falar muito é da minha mãe, o lado mais malandreco recebi-o do meu pai”. Bem resolvida e sem receios ou estigmas da imagem que possa passar ao público, afirma que as saias - ainda por cima curtas - são uma imposição da personagem artística: “Só em casa me sinto a chegar ao refúgio onde posso verdadeiramente respirar”. Sobre si, acrescenta: “Faço o que amo e ainda por cima me pagam”. O Alta Definição foi emitido na SIC no dia 31 de julho
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 01 Aug 2021 - 210 - Rogério Samora: “É muito bonito analisar e perceber a vida minuto a minuto. Porque estás vivo? Isto não pode ser só uma passagem”
“Só comecei a ser feliz depois de ser ator”, afirma Rogério Samora em lágrimas, após revelar que foi muito amado pela avó até aos 7 anos, altura em que foi obrigado a ir viver com os pais. Só teve perceção disso aos 52 anos: “Durante anos iludi-me muito a mim próprio”, reflete, a propósito do tratamento psicológico que que o salvou. “Não tenho nada do que não queira falar”, revela o ator de 62 anos, que se encontra internado com prognóstico reservado após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória durante as gravações da novela ‘Amor, Amor’. Recorde aqui este Alta Definição carregado de emoção emitido originalmente em 2012 e re-transmitido na SIC dia 24 de Julho
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 25 Jul 2021 - 209 - Sérgio e Nelson Rosado sempre foram irmãos de partilhar tudo? “Não foi sempre assim”
Esta semana, no Alta Definição, Sérgio Rosado, um dos irmãos da dupla musical "Anjos", revela o melhor e o pior da sua vida. Desde a relação próxima com o irmão, "que não foi sempre assim", até aos desgostos financeiros e amorosos que tornam o seu percurso mais sinuoso do que se poderia esperar. O 'Alta Definição' foi emitido a 17 de julho na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 18 Jul 2021 - 208 - Vítor Silva Costa: “Estava ao lado do camarim da João Abreu. Ouviu-se um grito muito forte. Sentimos que alguma coisa não estava certa”
Vítor Silva Costa, de 29 anos, recordou o seu percurso profissional e pessoal em entrevista a Daniel Oliveira e lembrou algumas das fases mais delicadas da sua vida. A separação dos pais, ter sido criado por uma tia numa aldeia, a vinda para Lisboa e as relações amorosas que já viveu são alguns dos pontos principais das revelações do ator que dá vida ao advogado Guilherme na novela “A Serra”. O 'Alta Definição' foi emitido a 10 de julho na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 11 Jul 2021 - 207 - Augusto Canário: “A sociedade não aceita de bom grado uma crítica à homossexualidade”
O cantor Augusto Canário conta a sua história de vida, desde o começo, com o apoio da mãe, que sempre foi a sua maior fã, à ausência do pai: “o meu pai foi o meu avô”. Foi seminarista mas confessa a Daniel Oliveira que nunca teve jeito para ser padre: a música sempre foi a sua paixão e toca desde os 15 anos. As perdas, do avô e do pai, fazem-lhe crer que “a fé é qualquer coisa que nos faz sentir uma energia para nos ajudarmos a nós e aos outros”. O 'Alta Definição' com Augusto Canário foi emitido na SIC a 3 de julho
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 05 Jul 2021 - 206 - Io Appolloni: “Fui a primeira mulher em Portugal a dizer que tinha praticado um aborto. Senti mesmo na carne que é um horror”
Do teatro e dos negócios à família, as paixões e amores que viveu. Do elogio de Salvador Dalí às aventuras com Camilo de Oliveira. Foi a vez de Io Appolloni se sentar com Daniel Oliveira para uma conversa aberta e sem filtros. A atriz conta como conheceu Camilo de Oliveira - na altura casado - e revela detalhes sobre o polémico aborto espontâneo, resultado da 'paixão louca' com o ator na década de 60. “Apaixonei-me pelo Camilo por causa do sexo. Com o Camilo, descobri o prazer sexual. Descobri que se pode ter 1, 2, 4, 13 orgasmos. Impressionante!” Ainda sobre os amores da sua vida, Io recorda o episódio traumático em que, por ciúmes, o ex-companheiro deu-lhe um pontapé na barriga enquanto grávida. “Os homens desejaram-me e cobiçaram-me, mas não me amaram. O homem tem de aprender a amar.” Apesar de não se considerar 'feliz neste momento', a atriz sente-se serena e sem medo do amanhã. O 'Alta Definição' com Io Appolloni foi emitido a 26 de junho, na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 28 Jun 2021 - 205 - Emanuel sobre o pai: “Teve três AVC e covid. Venceu isso tudo”
Sobre o dia mais difícil da sua vida, o dia em que perdeu o pai, Emanuel confessa: "Ele teve três AVC e depois teve covid. Venceu isso tudo. Só não venceu quando chegou o dia 1 de janeiro e ele teve consciência de que não conseguia estar no almoço que costumávamos sempre fazer. Era sagrado para a família. Ele viveu com essa esperança. Quando o dia 1 passou e ele não veio cá, desistiu". O 'Alta Definição' com Emanuel foi emitido a 19 de junho, na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 20 Jun 2021 - 204 - Luana Piovani: “Não é polémico emitir opinião sobre temas relevantes. Polémico é o presidente do Brasil estar de férias durante as cheias na Bahia”Wed, 26 Jan 2022
- 203 - Ricardo Raposo recorda Maria João Abreu: “Ela conseguiu tirar a máscara e só dizer: Amo-vos muito, beijinhos. E foi isso, foram as palavras finais”Mon, 17 Jan 2022
- 202 - Vitorino Silva: “Quem é que tem o voto do povo? É o Tino e o Marcelo”
Vitorino Silva, também conhecido como Tino de Rans, conversa com Daniel Oliveira, no programa que considera ser "a casa de todos os portugueses".
Tue, 11 Jan 2022 - 201 - As emoções do anoSun, 19 Dec 2021
- 200 - Fátima Lopes: “O rosto dos meus pais tem lá as respostas que eu ainda não tenho”
Quase doze anos depois, Fátima Lopes volta a sentar-se com Daniel Oliveira para uma conversa intimista no Alta Definição.
Sun, 12 Dec 2021 - 199 - Henrique Gouveia e Melo: “Não podemos relativizar a morte dos idosos. Que raio de ética é a nossa se pensarmos assim?”
"Uma hora de vida de um idoso é menos importante do que a hora de vida de um jovem? Porquê? Com base em que ética?". Henrique Goveia e Melo fala nas lições, fracassos e vitórias do plano de vacinação que levou a cabo em Portugal. O vice-almirante da Marinha relembra que, no fim desta "guerra da comunidade contra o vírus", não consegue evitar pensar que morreram mais de 18 mil portugueses em apenas um ano e meio. "Às vezes ainda pensamos que isto são só estatísticas. Foram 9000 famílias afetadas". Gouveia e Melo esteve no Alta Definição, com Daniel Oliveira. O programa foi emitido a 4 de dezembro na SIC
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sat, 04 Dec 2021 - 198 - Rui Nabeiro: “Considero-me um criador de trabalho e de vida”Sun, 28 Nov 2021
- 197 - Tony Ramos: “Eu não tenho estigma por fazer telenovelas. Eu sou ator”
Tony Ramos prefere representar o "humano que gosta de comer" e que não se importa de ir "ficando mais velho".
Sun, 21 Nov 2021 - 196 - Vera Ramos: “Escolhi muito tarde ser atriz, mas a Alexandra Lencastre sempre disse à minha mãe que eu ia ser atriz”Sun, 14 Nov 2021
- 195 - Fernando Daniel: “Não é suposto um miúdo de 10 anos ficar sem mãe e sem pai de um momento para o outro”
À conversa com Daniel Oliveira, Fernando Daniel lembra como a música sempre foi um escape para si, desde o acidente que quase lhe levou o pai e lhe roubou a infância. "Desde esse dia, o meu pai passou a ser meu pai e meu filho também". Numa infância e adolescência atribuladas, foi a música que o salvou. A entrevista foi transmitida na SIC a 6 de novembro
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 07 Nov 2021 - 194 - Lilia Cabral lembra a morte do pai: "Tinha que voltar a gravar no dia seguinte. Chorei aquele estágio para nunca mais"
À conversa com Daniel Oliveira, a atriz brasileira recorda um início de carreira conturbado, onde teve de contrariar o pai para seguir os seus sonhos. “Como homem, ele olhava as mulher de forma diferente. Não aceitava de jeito nenhum. Depois quando comecei a trabalhar e viu que aquilo que estava a fazer era sério, foi-se envaidecendo.” Um peso que a ajudou a crescer, reconhece. Desde então, foi aplaudida em várias novelas como 'Pedra sobre Pedra', 'Páginas da Vida', 'Chocolates com Pimenta' e 'Fina Estampa', onde contracenou com o ator português Paulo Rocha. “Ele virou meu melhor amigo. É um ator muito bom. Percebi isso na primeira cena.” A entrevista de Lilia Cabral ao Alta Definição foi transmitida na SIC a 15 de julho de 2012
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sun, 31 Oct 2021
Podcasts similares a Alta Definição
O Amor é Antena1 - RTP
Old Friends Antena1 - RTP
Radicais Livres (3ª Série) Antena1 - RTP
Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
Aprender a Comer Mariana Chaves
A História do Dia Observador
E o campeão é... Observador
E o Resto é História Observador
E o vencedor é... Observador
Gabinete de Guerra Observador
O Domínio da Guerra Observador
Pop Up Observador
Expresso da Manhã Paulo Baldaia
O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
Fora do Baralho Rádio Observador
Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
Renascença - Hotel Califórnia fim-de-semana Renascença
Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, José Diogo Quintela
Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
Eixo do Mal SIC Notícias
Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
Otros podcasts de Sociedad y Cultura
Prova Oral Antena3 - RTP
A Eleição Mais Louca de Sempre Observador
A História repete-se Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho
Irritações SIC
FALA COM ELA INÊS MENESES
Realpolitik Sérgio Sousa Pinto e Miguel Pinheiro
Ukraine: The Latest The Telegraph
L'Heure Du Crime RTL
A Beleza das Pequenas Coisas Expresso
Geração 80 Francisco Pedro Balsemão
A Grande Provocadora Observador
Homens de uma Certa Idade Observador
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente Fundação Francisco Manuel dos Santos
RFM - RFM Hangout com Pedro Simões RFM
Já se faz Tarde Rádio Comercial | Joana Azevedo e Diogo Beja
Sem Rastros Luciana Piffer
Um Espião no Kremlin Observador
45 Graus José Maria Pimentel
TED Talks Daily TED
O Tal Podcast Paula Cardoso e Georgina Angélica
