Filtra per genere

Isto é Psicologia

Isto é Psicologia

istoepsicologia

Este é um Podcast da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com edição e moderação de Mésicles Helín Berenguel. É um podcast quinzenal, onde conversamos com dois convidados sobre emoções e comportamentos no quotidiano dos dias. Música original: Lucas Berenguel

46 - Ep.46 Especial - Contributos da Psicologia para o futuro
0:00 / 0:00
1x
  • 46 - Ep.46 Especial - Contributos da Psicologia para o futuro

    Decorreu no dia 15 de Fevereiro, nas instalações da OPP em Lisboa o debate "Contributos da Psicologia para o futuro." Esta iniciativa foi moderada pela jornalista Rita Rodrigues e teve como representantes Isabel Moreira (PS), Ana Paula Martins (Aliança Democrática), Pedro dos Santos Frazão (Chega), Mário Amorim Lopes (Iniciativa Liberal), Tiago Cunha (CDU), Diana Santos (Bloco Esquerda), Tânia Mesquita (PAN) e Patrícia Robalo (Livre).

    Neste episódio especial do podcast "Isto é Psicolgia" poderá ouvir as mensagens dos vários partidos para os psicólogos portugueses. 

    --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/istoepsicologia/message
    Wed, 06 Mar 2024 - 44min
  • 45 - Ep. 45 - Movimento de Massas e o Poder

    Assistimos, cada vez mais, à criação de movimentos de massas, com a internet (e principalmente as redes sociais) a ser impulsionadora desse fenómeno.

    Mas como se formam os movimentos de massa? Qual é a visão da ciência psicológica e da comunicação social sobre o tema? Se, por um lado, um movimento de massas pode facilitar a ascensão de um ditador, não é também o movimento de massas uma garante de que não vai haver um ditador?

    Neste episódio do podcast "Isto é Psicologia", Mésicles Helín Berenguer conversa com Paulo Baldaia, jornalista e comentador de política nacional e José Palma, psicólogo (CP 24095) e professor de Psicologia na Universidade de Lisboa, para debater estas e outras questões relacionadas com o movimento de massas e o poder.

    --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/istoepsicologia/message
    Wed, 20 Dec 2023 - 40min
  • 44 - Ep.44 - Reformada de fresco

    O que é que mudou na empregabilidade em Portugal e na Europa? Ainda há aquela ideia de que uma pessoa com 50 anos é demasiado velha para encontrar um emprego e demasiado nova para se reformar? O que acontece à identidade de quem sai do mercado de trabalho?

    Neste episódio do podcast "Isto é Psicologia", Mésicles Berenguel conversa com Marta Santos, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto, na área da Psicologia do Trabalho, e Graça Breia que se formou há dias, da Direção-Geral de Educação.

    --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/istoepsicologia/message
    Mon, 04 Dec 2023 - 39min
  • 43 - Ep.43 - A empregabilidade da pessoa com deficiência

    Na União Europeia, existem 87 milhões de pessoas com alguma forma de deficiência. Em Portugal, as pessoas com deficiência não chegam a 1% dos recursos humanos das empresas com mais de dez trabalhadores (dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional).

    Quais são as representações sociais ligadas à deficiência? Que barreiras físicas e sociais persistem? As empresas estão a mostrar disponibilidade para empregar pessoas com alguma forma de deficiência?

    Neste episódio do podcast "Isto é Psicologia", Mésicles Berenguel conversa com Catarina Oliveira, nutricionista e consultora para a inclusão e diversidade e com Sérgio Fabela, psicólogo que desenvolve a sua actividade profissional no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, para procurar respostas para estas e outras questões.

    --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/istoepsicologia/message
    Tue, 07 Nov 2023 - 40min
  • 42 - Ep.42 - A coragem de não excluir

    A pobreza tem um forte impacto na saúde mental. A escassez de recursos, a crise na habitação, os salários e empregos precários, são algumas dimensões que geram pobreza e, consequentemente, podem fazer adoecer. Ter trabalho é sinónimo de não viver em situação de pobreza? Serão os nossos decisores desprovidos de empatia?

    Neste episódio do podcast "Isto é Psicologia", Mésicles Helin Berenguel conversa com Alexandre Teixeira, psicólogo e coordenador da CAIS no Porto, uma associação que trabalha a capacitação e a empregabilidade de pessoas em risco de exclusão social e com Nuno Jardim, engenheiro do ambiente e director geral do CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, sobre estratégias de combate à pobreza, sobre inclusão e sobre saúde mental.


    --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/istoepsicologia/message
    Tue, 17 Oct 2023 - 36min
Mostra altri episodi