Filtra per genere

Marimba Podcast

Marimba Podcast

Ana Key Kapaz & Marcia Regina Fernandes

A gente faz parte da música. ​A gente faz parte tocando, estudando, ensinando, praticando, ensaiando, manjando tudo. ​A gente também faz parte ouvindo, amando, admirando e não entendendo nada. ​Aí a gente resolveu começar por aqui, conversando, concertando e se divertindo.

92 - Episódio 31 | Pierre Boulez
0:00 / 0:00
1x
  • 92 - Episódio 31 | Pierre Boulez

    Fechando a terceira temporada do Marimba Podcast, hoje recebemos novamente o Leo Labrada para conversar sobre um compositor francês que foi muito icônico para o século XX, não só compondo e regendo, mas também como pensador, crítico, escritor, e fundador de duas instituições emblemáticas da música contemporânea: o Ensemble Intercontemporain e o IRCAM. Estamos falando do mestre do serialismo, Pierre Boulez!

    Sun, 15 May 2022 - 54min
  • 91 - Episódio 30 | Steve Reich

    Voltamos para os Estados Unidos para falar de um compositor que nasceu em 1936 e ainda está vivo, e compondo! Ele é o nome quando se fala em música minimalista, criou o conceito de "phasing", ou defasagem, compôs muitas obras para diversos instrumentos, porém todas elas conversam muito com a percussão... Estamos falando de Steve Reich, e claro que convidamos um percussionista, Leo Labrada, para falar dele!

    Sun, 08 May 2022 - 57min
  • 90 - Episódio 29 | Olivier Messiaen

    Na reta final da terceira temporada, hoje vamos para a França para falar de um compositor que tinha diversas particularidades pessoais: era sinestésico, católico fervoroso e organista a vida toda, e também ornitólogo! Ele escreveu dois tratados muito marcantes, catalogou cores, sons, modos, tons e o canto dos pássaros, compôs dentro de um campo de concentração nazista, e viveu até a década de 1990... Estamos falando de Olivier Messiaen, e para falar dele recebemos novamente o compositor Rodrigo Bussad!

    Sun, 01 May 2022 - 55min
  • 89 - Episódio 28 | John Cage

    Já se aproximando do século XXI, no episódio de hoje falamos de um compositor que revolucionou a música do século XX: valorizou o silêncio, desmistificou o compositor e o intérprete, compôs para tudo que é formação, inaugurou a música cênica e também peças solo para percussão múltipla... Vamos de John Cage, e para tanto recebemos o percussionista e professor Eduardo Gianesella!

    Sun, 24 Apr 2022 - 51min
  • 88 - Episódio 27 | Dmitri Shostakovich

    Voltamos ao leste com um compositor russo que viveu os altos e baixos da União Soviética e das guerras, e que compôs de tudo: sonatas, óperas, música de câmara, fugas, prelúdios, e já que estamos no século XX, muita trilha sonora! Estamos falando de Dmitri Shostakovich, e para conversar sobre ele recebemos um expert no assunto e super tradutor dos mais célebres autores russos, além de jornalista de música de concerto, Irineu Franco Perpétuo!

    Sun, 17 Apr 2022 - 42min
Mostra altri episodi