Podcasts by Category
O Sargento na Cela 7

Maio de 1963. Um avião despenha-se na Guiné, em plena guerra de África. O piloto sobrevive, mas fica em cativeiro durante sete anos e meio. Esta é uma história de sobrevivência e de amor. É a história de António Lobato, o militar português que mais tempo passou como prisioneiro de guerra. E é também a história da operação secreta para o resgatar, que a ditadura do Estado Novo sempre negou. “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv.
- 22 - Episódio 4: Uma “deusa” no 25 de Abril | Os Escândalos de uma Revolucionária
Doze anos depois de ter entrado num avião com Raymond Quendoz rumo a Cuba, Annie vai ter finalmente motivos para voltar a Portugal pela primeira vez.
Com o pai preso em Caxias, regressa à casa da Rua de Moçambique mas não é para confortar a mãe: a filha do diretor da PIDE está de volta a Lisboa para viver e ajudar a fazer a revolução.
Convidada pelos revolucionários para trabalhar na 5.ª Divisão do Movimento das Forças Armadas — com o aval do próprio Fidel Castro —, Annie Silva Pais transforma-se numa espécie de ícone do 25 de Abril.
Mas, ao mesmo tempo, também vai fazer tudo o que está ao seu alcance para tentar salvar o pai.
"Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez.
Pode ouvir semanalmente os episódios de"Os Escândalos de uma Revolucionária" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 05 Oct 2026 - 21 - Episódio 3: “Aqui o papá não manda nada” | Os Escândalos de uma Revolucionária
De volta a Havana, Annie instala-se sozinha num apartamento no bairro do Nuevo Vedado. É uma casa simples, sem os luxos a que estava habituada na embaixada da Suíça, que lhe é atribuída pelo regime cubano. A portuguesa que acaba de juntar-se à revolução não quer apenas ficar em Cuba, quer viver como uma verdadeira cubana.
Mas continua a ser filha do diretor da PIDE. E Fernando Silva Pais e Armanda Palhota não estão dispostos a deixá-la passar tão facilmente para o lado do inimigo. Como ele não pode viajar para o país, vai enviar a mulher, para tentar convencer a filha a voltar para Portugal.
Só há um problema: Annie e a mãe nunca se deram bem. E não é agora que isso vai mudar.
"Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez.
Pode ouvir semanalmente os episódios de"Os Escândalos de uma Revolucionária" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 28 Sep 2026 - 20 - Episódio 2. Deslumbrada por Che Guevara | Os Escândalos de uma Revolucionária
No segundo episódio de "Os Escândalos de uma Revolucionária", dois meses depois do desaparecimento, chegam finalmente a Lisboa notícias de Annie. Depois de aliviados, os Silva Pais ficam furiosos: a filha esteve sempre em Cuba, escondida do marido e dos amigos portugueses, numa casa do regime. Abandonou tudo para se juntar à luta de Fidel Castro e Che Guevara.
Nessa altura, Raymond Quendoz, que conheceu Annie em julho de 1960, depois de pôr um anúncio no Diário de Notícias, e se casou com ela três meses depois, já pediu o divórcio.
Pouco tempo depois de chegarem a Havana, foram juntos assistir a um discurso de Che Guevara. Logo nesse dia, o diplomata suíço apercebeu-se da devoção especial que a mulher parecia ter pelo ícone da revolução cubana. A partir daí, a situação só piorou: Annie chegou a cortar o cabelo como Che. E nunca mais usou o vestido decotado de renda, vermelho, que o próprio revolucionário lhe elogiou, numa festa em que estiveram juntos, na embaixada da Holanda em Havana.
Foi justamente a partir desse dia que a vida de Annie Silva Pais mudou para sempre.
"Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez. Pode ouvir semanalmente os episódios de"Os Escândalos de uma Revolucionária" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 21 Sep 2026 - 19 - Estreia."Os Escândalos de uma Revolucionária". Episódio 1: A filha do diretor da PIDE desapareceu
Outubro de 1965. Na estreia de "Os Escândalos de uma Revolucionária", o diplomata suíço Raymond Quendoz espera pela mulher na pista do aeroporto de Havana, mas a portuguesa Annie Silva Pais simplesmente não aparece.
Toda a gente quer saber onde está a portuguesa. Porque Annie não é só casada com um diplomata suíço. Também é filha de um dos homens mais importantes do Estado Novo, Fernando Silva Pais, o diretor da PIDE.
O desaparecimento de Annie vai dar origem a um mistério de dimensão internacional que vai mobilizar o responsável da CIA em Havana, o chefe dos serviços de segurança suíços, o mais alto representante de Portugal em Cuba, e até Salazar e Fidel Castro.
Durante meses, todas estas pessoas vão andar à procura de Annie. Todas, menos uma: há alguém que sabe muito bem onde ela está.
"Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez. Pode ouvir semanalmente os episódios na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast.
Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 14 Sep 2026 - 17 - Trailer "Os Escândalos de uma Revolucionária" | Novo Podcast Plus estreia a 15 de setembro
"Os Escândalos de uma Revolucionária" revela a história de Annie Silva Pais, a filha do último diretor da PIDE. No Estado Novo, fugiu do marido diplomata com a ajuda de Fidel Castro e juntou-se aos cubanos. No 25 de Abril, voltou para ajudar a fazer a revolução em Portugal — e para tentar salvar o pai.
O novo Podcast Plus do Observador é uma série para ouvir em seis episódios que tem narração da atriz Bárbara Branco e banda sonora original de Frankie Chávez.
Estreia a 15 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 07 Sep 2026 - 14 - Episódio 2: Maçonaria, strippers e bares de alterne | A vida dupla do espião traidor
A Polícia Judiciária mergulha na vida dupla de Frederico Carvalhão Gil e descobre um padrão de gastos em dinheiro vivo que as suas contas bancárias oficiais simplesmente não explicam. Entre idas diárias a bares de striptease e relações com mulheres da Europa de Leste, o espião mantém uma fachada de respeitabilidade como membro ativo da maçonaria. Mas um encontro clandestino na Eslovénia, filmado secretamente pelas autoridades locais, revela o seu contacto russo: Sergey Pozdnyakov. Enquanto a CIA propõe uma armadilha agressiva, Portugal decide montar a sua própria operação.
"A vida dupla do espião traidor" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Ivo Canelas e tem banda sonora original de Bruno Pernadas.
Pode ouvir semanalmente os episódios de "A vida dupla do espião traidor" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast.
Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 03 Aug 2026 - 7 - Episódio 6: O Resgate
Último episódio. Depois de sete anos e meio, o prisioneiro de guerra António Lobato é finalmente libertado durante uma operação secreta, juntamente com outros 25 portugueses. Regressa a Portugal e reencontra-se com Maria dos Anjos, que nunca desistiu de esperar pelo seu regresso. O regime pede-lhe para ir à televisão e inventar a história de uma fuga. O governo desmente que a “Operação Mar Verde” tenha existido.
“O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia. Este episódio contém ainda sons de arquivo das Nações Unidas e da RTP.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 17 Apr 2023 - 6 - Episódio 5: A Operação Clandestina
Preparada em segredo durante meses, chegou finalmente o dia de Portugal lançar a operação “Mar Verde”. Mas, a poucas horas da partida, há vários elementos que se recusam a ir. Alheios a tudo isto, António Lobato e os restantes prisioneiros portugueses estão agora numa nova prisão. Libertá-los é um dos principais objetivos. Mas quando a operação “Mar Verde” for para o terreno as coisas não vão começar por correr como planeado.
“O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 10 Apr 2023 - 5 - Episódio 4: Em Fuga pela Selva
Lobato e mais dois prisioneiros fogem da prisão e os guardas não conseguem perceber como o fizeram. Mas, para que a fuga seja bem sucedida, têm agora de enfrentar os perigos da selva. E acabam por ser recapturados. Ao mesmo tempo, estão em curso os preparativos de uma operação secreta para os libertar. Um grupo de homens está a ser treinado em segredo numa localização remota. Mas os objetivos da operação “Mar Verde” vão crescer com o tempo.
“O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 03 Apr 2023 - 4 - Episódio 3: O Código Secreto
Lobato sofre nos primeiros meses na prisão, mas decide continuar a resistir. Até que recebe a ajuda inesperada de um novo prisioneiro excêntrico. É através dele que passa a corresponder-se com Maria dos Anjos usando um código secreto.
“O sargento na cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de João Santos Duarte e Tânia Pereirinha. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mon, 27 Mar 2023 - 3 - Episódio 2: Os Deuses da Morte
António Lobato luta pela vida numa floresta da Guiné depois de o seu avião se ter despenhado, mas não consegue evitar a captura. Fica ferido depois de ser atacado com catanas e é transportado durante quase um mês até à Guiné-Conacri, onde é feito prisioneiro de guerra. Maria dos Anjos recebe uma carta misteriosa.
“O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Tue, 21 Mar 2023 - 2 - Estreia. "O Sargento na Cela 7". Episódio 1: O Prisioneiro
O piloto de guerra António Lobato despenha-se na Guiné em 1963 e é feito prisioneiro por guerrilheiros do PAIGC. Na véspera tinha dito à mulher: “Se algum dia eu não chegar a casa à hora habitual, não te preocupes: hei-de voltar". Esta é a sua história.
“O sargento na cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Tue, 14 Mar 2023 - 1 - Trailer "O Sargento na Cela 7". Estreia a 14 de março
Um piloto abatido. Um cativeiro de sete anos e meio. Uma operação de resgate secreta e controversa. E uma história de amor que resiste a tudo. Vem aí "O Sargento na Cela 7", do Observador. Estreia a 14 de março.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Tue, 07 Mar 2023
Podcasts similar to O Sargento na Cela 7
Café Com Crime Café Com Crime
Casos Reais Érika Miranda
Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
Modus Operandi Modus Operandi
A História do Dia Observador
A Vida Dupla do Espião Traidor Observador
E o campeão é... Observador
E o Resto é História Observador
Gabinete de Guerra Observador
Sem Falta Observador
Expresso da Manhã Paulo Baldaia
Contas-Poupança Pedro Andersson
O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, José Diogo Quintela
Prova Oral RTP Antena 3
Irritações SIC
Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
Eixo do Mal SIC Notícias
Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
Os Escândalos de uma Revolucionária Observador
A História repete-se Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho
Falando de História Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus
A Vida em Revolução Rádio Observador
Au Cœur de l'Histoire Europe 1
Histórias do Porto Carlos Rico
5 Continentes Observador
As Histórias da Bíblia Observador
1983: Portugal à Queima-Roupa Observador
História em Meia Hora Agência de Podcast
Les grands dossiers de l'Histoire par Franck Ferrand Radio Classique
Teorias da Conspiração Bruá Podcasts
Entrez dans l'Histoire RTL
Arquivo Mistério Fabio Carvalho
Todo Concostrina SER Podcast
Tempo ao Tempo Rui Tavares
The Rest Is History Goalhanger
El colegio invisible OndaCero
La Venganza Será Terrible (oficial) Alejandro Dolina
Crónica de España Radio Nacional