Filtrar por género

Um homem não chora

Um homem não chora

PÚBLICO

Um podcast de entrevistas de Maria Ana Barroso. Conversas sobre o que é ser homem hoje, sobre os filhos que foram, os pais que são, masculinidade e estereótipos.

9 - Susana Peralta: “Os homens não podem nada ser o que quiserem. Isso é uma mentira completa”
0:00 / 0:00
1x
  • 9 - Susana Peralta: “Os homens não podem nada ser o que quiserem. Isso é uma mentira completa”

    A economista Susana Peralta defende que a causa feminista tem de envolver os homens sob pena de não produzir os efeitos desejados numa mudança verdadeiramente estrutural e duradoura na sociedade. Por outro lado, Susana Peralta considera que ainda há “estereótipos de género fortíssimos” em relação aos homens. Estas ideias pré-concebidas impedem que, também eles, e não apenas as mulheres, consigam ser o que quiserem, não só em termos das vias profissionais que seguem mas também dos comportamentos.
    Já quanto a um maior equilíbrio entre géneros na gestão familiar e do casal, Susana Peralta admite que, nomeadamente nas relações heterossexuais, este é ainda um grande desafio também para os homens, que, na sua maioria, não foram educados para o cuidado e gestão das emoções. Seja como for, diz que não se pode perder de vista a absoluta urgência das causas feministas.


    Um Homem Não Chora está disponível às segundas-feiras em todas as aplicações para escuta de podcasts — como a Apple Podcasts ou o Spotify—​ e na área de podcasts do site do PÚBLICO.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 11 Mar 2024
  • 8 - Ângelo Fernandes: “Lembro-me de um senhor que tinha sido abusado aos 5 anos e só partilhou aos 77”

    Ângelo Fernandes fundou em 2017 a Quebrar o Silêncio, que tem por missão apoiar homens e rapazes sobreviventes de violência e abuso sexual. Estima-se que um em cada seis homens seja vítima de alguma forma de violência sexual até aos 18 anos.

    O responsável desta associação sem fins lucrativos fala da vergonha que muitos ainda sentem de contar, fruto dos estereótipos associados à masculinidade e dos estigmas que ainda vêem os sobreviventes como potenciais abusadores e agressores e pessoas cujo destino só pode ser a adição ou a delinquência. Ângelo Fernandes garante que partilhar e pedir ajuda é “um acto de coragem” que pode mudar a vida de um sobrevivente para muito melhor.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 04 Mar 2024
  • 7 - RAP recorreu à terapia quando o Benfica “perdeu campeonato, Taça e Liga Europa”. “Sentia-me rídiculo a ir para lá”

    O humorista Ricardo Araújo Pereira reconhece que ainda há estereótipos associados a uma certa ideia do que é ser homem mas assegura que, no seu caso, nunca acreditou que tinha de adoptar determinados comportamentos ou escolher interesses tidos como tipicamente do género masculino.

    O entrevistado desta semana do podcast Um homem não chora fala do papel que o humor tem assumido na sua vida para lidar com os momentos menos bons e diz que as filhas olham para o pai “como uma bizarria quase” pelo facto de ser bastante contido na expressão das emoções. E partilha que, quando fez psicoterapia num ano em que o Benfica perdeu todas as competições, se questionou muitas vezes sobre o sentido de, sendo alguém com a sua sorte na vida, ter pedido ajuda por aquela razão.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 26 Feb 2024
  • 6 - Hugo Gonçalves: “a paternidade é uma forma de os homens afirmarem a sua masculinidade”

    No quinto episódio de "Um homem não chora", o escritor e guionista Hugo Gonçalves regressa à sua infância, nomeadamente à experiência de perda da sua mãe aos oito anos, falando do luto que não foi feito e da forma como isso moldou a relação entre os homens da casa e condicionou o homem adulto em que se tornou.

    O romancista não tem dúvidas de que ter parado de fugir à expressão e compreensão das suas emoções constituiu um acto de pura “libertação”. E refere a importância que a psicoterapia teve nesse processo. Para o escritor, o exercício da paternidade é um dos veículos de promoção de novos modelos de masculinidade.


    Um homem não chora está disponível às segundas-feiras em todas as aplicações para escuta de podcasts — como a Apple Podcasts ou o Spotify—​ e na área de podcasts do site do PÚBLICO.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 19 Feb 2024
  • 5 - Paulo Pedroso. "Há uma enorme pressão sobre as mulheres por causa dos cuidados dos seus pais"

    O sociólogo, professor universitário e ex-político Paulo Pedroso, pai de três filhos, defende que, apesar do caminho que se tem feito para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, falta conseguir a igualdade de género que “estamos muito longe de realizar”. Diz serem necessárias políticas que dêem um maior apoio às famílias na prestação de cuidados, quer a crianças, quer a idosos, para libertar progressivamente as mulheres da pressão que têm da sociedade que ainda considera que o cuidado é uma atribuição natural das mesmas.

    O sociólogo fala ainda sobre o caso Casa Pia, que o levou a cinco meses de prisão preventiva, por suspeita de abuso sexual de menores, de que seria ilibado, sem que o processo tivesse passado sequer da fase instrutória. O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem acabaria por condenar o Estado português a indemnizá-lo.

    Neste episódio do podcast"Um Homem não Chora", Paulo Pedroso partilha como foi tentar gerir aqueles anos de pesadelo e garante que, se não tivesse pedido ajuda, nomeadamente de um psiquiatra, provavelmente hoje não estava aqui.


    Um homem não chora está disponível às segundas-feiras em todas as aplicações para escuta de podcasts — como a Apple Podcasts ou o Spotify—​ e na área de podcasts do site do PÚBLICO.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 12 Feb 2024
Mostrar más episodios