Filtra per genere

Roda Viva

Roda Viva

TV Cultura

Confira a versão em podcast do Roda Viva, o programa de entrevistas mais tradicional da televisão brasileira.

237 - Roda Viva | Davi Kopenawa | 15/04/2024
0:00 / 0:00
1x
  • 237 - Roda Viva | Davi Kopenawa | 15/04/2024

    O Roda Viva entrevista o líder indígena Yanomami, Davi Kopenawa. Davi Kopenawa foi recebido, na última quarta-feira (10/4), pelo Papa Francisco, no Vaticano, e pediu que o pontífice ajude o presidente Lula a salvar seu povo. Os Yanomami vivem na maior Terra Indígena do Brasil e sofrem com a invasão dos garimpeiros ilegais, causando desnutrição e mortes. A bancada de entrevistadores será formada por Ariene Susui, jornalista e ativista, Daniela Chiaretti, repórter especial e colunista do Valor Econômico, Leandro Barbosa, jornalista especializado na cobertura socioambiental, Leão Serva, correspondente da TV Cultura em Londres, e Petria Chaves, escritora e âncora da Rádio CBN. A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi. #TVCultura #RodaViva #DaviKopenawa #Yanomami #Indigenas #PovosOriginários

    Tue, 16 Apr 2024 - 1h 39min
  • 236 - Roda Viva | Flávio Bolsonaro | 08/04/2024

    O Roda Viva entrevista o senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro.

    Flávio tem feito diversas críticas ao governo Lula nas redes sociais: "Lula vai transformar a Amazônia na maior carvoaria a céu aberto do mundo"; "É impressionante como tudo vai ficando cada vez mais caro no governo petista"; "Se for o filho do Lula, tá liberado".

    O presidente Lula, por outro lado, voltou a dizer que pegou um "país desmontado" ao tomar posse para o terceiro mandato e que a "falta de vergonha", a "irresponsabilidade" e a "mentira deslavada" marcaram os últimos anos da política brasileira.

    A bancada de entrevistadores será formada por Basília Rodrigues - analista de Política da CNN Brasil; Bela Megale - colunista do jornal O Globo; Fábio Zanini - editor do Painel da Folha de S.Paulo; Graciliano Rocha - jornalista do UOL; e Roseann Kennedy - editora da Coluna do Estadão.

    A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi.

    #TVCultura #RodaViva #FlávioBolsonaro #Política #Senado #Brasil



    Tue, 09 Apr 2024 - 1h 38min
  • 235 - Roda Viva | Heloisa Starling | 01/04/2024

    O Roda Viva entrevista a historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais Heloisa Starling.

    Ela acaba de lançar a obra seriada "A Máquina do Golpe - 1964: Como Foi Desmontada a Democracia no Brasil". No programa, a escritora irá detalhar esse projeto que narra, passo a passo, o que aconteceu há 60 anos, entre os dias 30 de março e 1º de abril de 1964. 

    "A Máquina do Golpe" será lançado em três partes. Neste mês, Heloisa disponibilizou, de forma online, os primeiros dois capítulos do livro. Em abril sai a segunda parte e, na sequência, a terceira e última. Ainda neste semestre, está previsto que o livro físico chegue às lojas pela editora Companhia das Letras. 

    Heloisa Starling é historiadora, cientista política e professora titular-livre da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É ainda autora de Os senhores das Gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: Uma biografia (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, República e democracia: Impasses do Brasil contemporâneo (2017) e Ser republicano no Brasil colônia (2018), entre outros.

    A bancada de entrevistadores será formada por Mário Medeiros - sociólogo e professor do Departamento da Unicamp e diretor do Arquivo Edgard Leuenroth; Naief Haddad - repórter da Folha de S.Paulo; Paula Miraglia - doutora em Antropologia e diretora-geral da Gama Revista; Tatiana Vasconcelos - jornalista e apresentadora da CBN; e Tainá Silva Santos - mestre em História Social pela Unicamp.

    A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi.

    #TVCultura #RodaViva #HeloisaStarling #História #Brasil #Ditadura



    Tue, 02 Apr 2024 - 1h 35min
  • 234 - Roda Viva | Alaíde Costa | 25/03/2024

    Para celebrar e encerrar o Mês da Mulher na TV Cultura, o Roda Viva entrevista a cantora Alaíde Costa. Aos 88 anos, com sete décadas dedicadas à música, a cantora e compositora nascida e criada em Caxias, no subúrbio carioca, foi uma das fundadoras da Bossa Nova e rompeu barreiras ao longo da vida. O nome dela, no entanto, não recebeu o devido reconhecimento à época. Nesta entrevista inédita, Alaíde relembra sua trajetória de vida e carreira, dá detalhes de seu último trabalho e conta como venceu o preconceito no mundo da música. A bancada de entrevistadores será formada por Adriana Couto - apresentadora do Metrópolis, da TV Cultura. e do Mais Preta, da Rádio Nova Brasil; Claudia Alexandre - jornalista e pesquisadora; Leo Lopes - produtor cultural e jornalista da CNN Brasil; e Marina Lourenço - repórter de Pop e Arte do G1. A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi. #TVCultura #RodaViva #AlaídeCosta #Música #Brasil #Mulher

    Tue, 26 Mar 2024 - 1h 29min
  • 233 - Roda Viva | Silvio Costa Filho | 18/03/2024

    O Roda Viva recebe o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O setor portuário deve receber investimentos de R$50 bilhões nos próximos três anos, no Brasil. Só no Porto de Santos, a expectativa do governo é de investir R$2,6 bilhões até 2028, com recursos da União, do governo de São Paulo e de empresas privadas. Os números foram revelados na última segunda-feira (11/3), pelo ministro Silvio Costa Filho. O governo federal também deve anunciar, nos próximos dias, um pacote de socorro às companhias aéreas para tentar baratear as passagens. Quais serão os próximos desafios? Essa e outras questões serão respondidas pelo ministro nesta edição do Roda Viva. A bancada de entrevistadores será formada por Carlos Prieto - editor-assistente do jornal Valor Econômico; Geralda Doca - repórter do jornal O Globo; Luciano Pádua - editor de Macroeconomia da Exame; Maurício Martins - editor de Porto e Mar do jornal A Tribuna de Santos; e Renée Pereira - editora-adjunta de Economia e Negócios do Estadão. A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi. #TVCultura #RodaViva

    Wed, 20 Mar 2024 - 1h 36min
Mostra altri episodi