Filtrar por género

O Poema Ensina a Cair

O Poema Ensina a Cair

Raquel Marinho

Perseguindo a ideia de Lawrence Ferlinghetti - "a poesia é a distância mais curta entre duas pessoas" - esperamos, através das escolhas poéticas dos nossos convidados, ficar mais perto deles e conhecê-los melhor. Usamos o verso de Luiza Neto Jorge “O Poema Ensina a Cair” para dar título a este podcast sobre os poemas da vida dos nossos convidados. Um projecto da autoria de Raquel Marinho. "Melhor podcast de Arte e Cultura" pelo Podes 2021 - Festival de Podcasts.

168 - Francisco Geraldes (II): "Ele (Charles Bukowski) diz que a poesia é o nosso último reduto de salvação, e eu concordo muito."
0:00 / 0:00
1x
  • 168 - Francisco Geraldes (II): "Ele (Charles Bukowski) diz que a poesia é o nosso último reduto de salvação, e eu concordo muito."

    Segunda parte do podcast com Francisco Geraldes.


    Poemas:

    O poema - Herberto Helder

    Negro Drama - Racionais

    Máscaras de Orfeu, Napoleão Mira

    In Memoriam, Ary dos Santos


    Livro:

    O Peso do Pássaro Morto, Aline Bei, edição Nos

    Sat, 23 Mar 2024 - 42min
  • 167 - Francisco Geraldes (I): "Quando ouço fado estou em casa, estando em minha casa ou em Abu Dhabi."

    O nosso convidado de hoje é jogador de futebol, leitor, e autor de um livro de poesia. Francisco de Oliveira Geraldes nasceu em Lisboa a 18 de Abril de 1995, e é actualmente jogador no Joho, na Malásia. Formou-se no Sporting Clube de Portugal, onde esteve quase 18 anos, passou pelo Eintracht de Frankfurt , na Alemanha, e pelo AEK de Atenas, na Grécia. Regressou a Portugal para jogar como médio ofensivo do Estoril Praia, de onde saiu há poucos meses para Abu Dhabi, e de lá para a Malásia. Vem ao podcast “O Poema Ensina a Cair” para nos falar dos poemas de que mais gosta, também porque em 2021, publicou um livro de poesia chamado “Cito, Longe, Tarde” com prefácio de Pilar del Rio. Poemas primeira parte: Quase – Mário de Sá-Carneiro David Mourão-Ferreira – Abandono Poema Sujo – Ferreira Gullar Poema em Linha Recta – Álvaro de Campos Operário em Construção – Vinicius de Moraes

    Sat, 16 Mar 2024 - 51min
  • 166 - Rodrigo Leão (II): "No Frágil, por acaso, conheci o Al Berto. Mas conheci também o Cesariny e o Herberto Helder."

    Segunda parte do podcast com Rodrigo Leão.


    Poemas:

    Minha cabeça estremece com todo o esquecimento (Herberto Helder)

    A Magnólia (Luísa Neto Jorge)

    Vivamos-  Dinis Muacho

    Ode à Paz- Natália Correia

    Escrevo-te- Lúcia Vicente

    Livro: O Deserto dos Tártaros, Dino Buzzati, edição Cavalo de Ferro

    Sat, 09 Mar 2024 - 45min
  • 165 - Rodrigo Leão (I): "Comecei a ouvir poesia dita pelo Villaret em casa dos meus pais."

    Rodrigo Leão nasceu em Lisboa, em 1964. É o mais velho de 4 irmãos, todos rapazes, com quem partilhou muitos verões da infância e adolescência na Ericeira, numa casa perto do mar, comprada pelo avô materno, matemático. Foi lá, na Ericeira, que compôs as primeiras ideias para o que viria a ser a Sétima Legião, uma das bandas que nos levaram a conhecê-lo, a que se seguiu a Madredeus.

    Hoje em dia, muitos anos depois desses dois projetos musicais, conhecemo-lo pela carreira a solo nacional e internacional, mas também pelas incursões no cinema ou no documentário e, inevitavelmente, pelas muitas colaborações que assina com outros nomes da música, dentro e fora de portas. Estamos aqui para falar das suas escolhas poéticas e, olhando para o seu percurso, percebemos que a poesia anda perto há muito tempo. No ano passado lançou O Homem em Eclipse com Gabriel Gomes e Miguel Borges, para assinalar o centenário de Mário Cesariny, mas o projeto Os Poetas que deu corpo a este disco nasceu em 1997 e contava com também Manuel Hermínio Monteiro, então editor da Assírio & Alvim. Nesse primeiro ano gravaram um disco chamado Entre Nós e as Palavras, onde podíamos escutar as vozes de Al Berto, Mário Cesariny, António Franco Alexandre, Herberto Helder e Luiza Neto Jorge. A música era de Margarida Araújo, Rodrigo Leão e Gabriel Gomes.

    Para a conversa no podcast trouxe poemas que decorrem desse convívio antigo com poetas portugueses, mas também algumas surpresas.

    Poemas:

    Pastelaria - Mário Cesariny

    O Navio de Espelhos - Mário Cesariny

    Toada de Portalegre - José Régio

    O Poeta de Pondichéry - Adília Lopes

    No sorriso louco das Mães - Herberto Helder

    Sat, 02 Mar 2024 - 56min
  • 164 - Susana Moreira Marques (II): "O Daniel Faria levou-me a coisas completamente inesperadas. Se eu fosse crente achava que era qualquer coisa sobrenatural."

    Segunda parte do podcast com a escritora e jornalista Susana Moreira Marques.

    Poemas:

    - Daniel Faria: “Repito que vivo enclausurado na agilidade de um animal nascido”, de Homens Que São Como Lugares Mal Situados 

    - Isabel Meyrelles: Livro do Tigre, poema XXV (em Poesia, Quasi Edições) 

    - Rosa Alice Branco: Concerto ao Vivo, poema que começa “Há uma menina antiga nos teus olhos” 

    - Mário Cesariny, Autografia 

    - Wilfred Owen, Cântico da Juventude Condenada


    Livro: Vínculos Ferozes, da Vivian Gornick, tradução de Maria de Fátima Carmo, edição D. Quixote


    Sat, 24 Feb 2024 - 1h 18min
Mostrar más episodios